Por Breno Padilha
No dia 8 de maio começou o torneio de tênis de Roma que é Master 1000. Para quem não entende muito sobre tênis, esse é um dos torneios mais importantes da temporada para os tenistas, porque antecede um dos quatro grandes torneios da Europa, o Grand Slam que acontece em Paris, conhecido como Roland Garros.
Nos torneios conhecidos como Master 1000, as partidas são jogadas em 3 sets, sendo simples ou dupla. Os torneios de Grand Slam são: Austrália Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. E são todos jogados em 5 sets, na simples masculina, em 3 sets na feminina. Já nas duplas, masculina e feminina, são jogadas em 3 sets.
Quando jogadores ou jogadoras que já estão nas chaves principais se machucam, podem ser chamados jogadores ou jogadoras que perderam na última rodada do qualifying para substituir.
Nesse torneio de Roma, na simples masculina, o brasileiro Felipe Meligeni Alves, número 132 do ranking da ATP, enfrentou o francês Hugo Gaston, atual 96 do ranking da ATP, na primeira rodada do qualifying e ganhou de 6×3/3×6 e 6×1. Já o brasileiro Thiago Monteiro, 106 do ranking da ATP, enfrentou o italiano Giovanni Oradini, 301 do ranking da ATP, que jogou dentro de casa, e o brasileiro ganhou o jogo de 6×4 e 6×4. Na segunda rodada do qualifying, Felipe Meligeni Alves enfrentou o francês Gregoire Barrere, 115 do ranking da ATP, e perdeu de 6×3 e 7×6, já Thiago Monteiro enfrentou o francês Corentin Moutet, 83 do ranking ATP, e ganhou o jogo de 6×3 e 6×4.
Thiago Monteiro foi o único simplista masculino que teve que jogar o qualifying e conseguiu avançar para chave principal. Na terça-feira, 07 de maio, ainda será definido qual vai ser o adversário dele na chave principal. O brasileiro Thiago Wild, 61 do ranking da ATP, é o único brasileiro que já entrou na chave principal.
Na simples feminina, a brasileira Laura Pigosa, 125 ranking da WTA, enfrentou, na primeira rodada do qualifying, a russa Erika Andreeva, 100 do ranking WTA, e ganhou de 6×3 e 6×4. Na segunda rodada de qualifying, Laura enfrentou a espanhola Rebeka Masarova, 104 ranking da WTA, e perdeu na última rodada do qualifying de 7×6/3×6 e 5×7.
A brasileira Beatriz Haddad Maia está na chave principal do torneio de Roma e é número 13 do ranking da WTA. Já nas duplas, o brasileiro Marcelo Melo, 37 do ranking ATP, vai fazer parceria com o alemão Alexander Zverev, 5 do mundo na simples. O brasileiro Rafael Matos, 43 do ranking ATP de dupla, vai fazer parceria com o argentino Andres Molteni. Já o Thiago wild vai fazer dupla com o argentino Sebastian Baez. A brasileira Luísa Stefani, 10 do ranking de dupla da WTA, vai fazer parceria com a holandesa Demi Schuurs, 11 do ranking de dupla da WTA.
Ao longo do torneio, faremos mais atualizações sobre o que está acontecendo com os brasileiros, enquanto tiver brasileiro jogando. Na final, mesmo não tendo brasileiro, vamos escrever sobre como os jogadores e jogadoras, de duplas e de simples, chegaram ao fim da competição.
