Foto de capa/Divulgação: Fio Cruz.
Por Juliana Santos
A escravidão, ou conforme a nova grafia escravização, é uma temática que traz marcas, lembranças ruins e sofrimentos para a história do mundo.
Na modernidade, os europeus foram os principais responsáveis por fazer com que os africanos escravizados chegassem para trabalhar nas novas colônias “descobertas” nas Américas.
A escravidão no Brasil teve início no século XVI, durante o Período Colonial, e consistiu no uso da mão-de-obra forçada de mulheres e homens africanos. Essas pessoas foram retiradas a força dos muitos grupos étnicos dos quais faziam parte no continente africano e trazidas ao Brasil nos chamados navios negreiros.
Essa prática era extremamente violenta, mas rentável, e foi muito difícil lutar contra ela no Brasil. Somente depois de muita pressão interna e externa é que em 13 de maio de 1888, foi assinada a Lei Aurea que libertava os escravizados. No entanto, a declaração no papel não significou o fim do racismo, desigualdade e violência contra a população negra.
Mas infelizmente a história continua, e os tipos de escravidão foram mantidos ou evoluídos. De acordo com a Walk Free Foundation, que se ocupa com a escravidão, no nível mundial, calcula-se que haja cerca de 40,3 milhões de pessoas em regime de escravidão por tráfico de pessoas, por dívida, por trabalhos ou casamentos forçados entre outros.
O cinema tem um amplo repertório sobre a temática e o Em todo Lugar traz algumas dicas
Django Livre (2012)

A produção de Quentin Tarantino mostra a sociedade sulista escravocrata dos Estados Unidos enquanto propõe uma revanche histórica por meio do ex-escravizado Django. O protagonista tem o objetivo de resgatar a esposa, adquirida como escrava anos antes.
Besouro

Mesmo quase 40 anos após a abolição da escravatura no Brasil, no interior da Bahia, a escravidão ainda era uma realidade. Manoel, o lendário lutador de capoeira conhecido como Besouro, usou a força e as virtudes da luta para unir seu povo e lutar pelos seus direitos.
Som da Liberdade

O filme é baseado na história real do policial americano Tim Ballard responsável por uma missão de resgate de centenas de crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia. Ao libertar um garotinho dos traficantes, ele descobre que sua irmãzinha ainda estava presa. A partir daí começa um resgate insano no meio da selva.
12 Anos de Escravidão

O filme é baseado na história real de Solomon Northup. Ele é um escravo liberto que em 1841 é sequestrado e forçado a trabalhar em uma plantação. É resgatado 12 anos depois por um advogado.
