Cultivando a Memória do Esporte 

Foto de copa/Divulgação: Museu do Futebol.

Por Sandro Maia 

A memória do esporte é parte fundamental para conhecermos a história das modalidades esportivas. E para lembrar e cultivar a memória, existem os museus de esportes, espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil existem vários, e um deles é o Museu do Futebol, localizado na cidade de São Paulo. Inaugurado em 29 de setembro de 2008, o espaço está localizado dentro do estádio do Pacaembu, no bairro do mesmo nome, na Praça Charles Muller, na Zona Oeste da cidade. Lugar Ideal para os amantes do futebol. O local faz muito sucesso desde a inauguração e é um dos locais preferidos da capital paulista. A história do futebol brasileiro e mundial é contada através de exposições, itens, narrações de gols de várias épocas, fotos, muitas imagens em vídeo de gols, jogadas e dribles. O museu também conta com a Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro. Há também um local dedicado às Copas do Mundo, com várias telas, mostrando a história e um panorama da competição. Grande parte do conteúdo do museu é multimídia, com o material escrito em inglês, espanhol e português. Os guias de áudio também estão disponíveis nesses idiomas.   

 Praça Charles Muller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-010 

Foto/ Reprodução: viaje na viagem.

De terça a domingo das 9h às 18h. A exposição principal está fechada para obras de renovação. Atualmente, só é possível ver a exposição temporária, Futebol de Brinquedo. 

Outro local que contempla a memória do futebol é o Museu do Maracanã, que na verdade não é bem um museu. Inaugurado em 11 de dezembro de 2006, está localizado no próprio estádio, no Rio de Janeiro, é um espaço que conta a história do Maracanã, desde sua construção até os dias de hoje. Tem uma visita guiada, sobre a história do estádio, os grandes jogadores, jogos históricos e momentos marcantes. Com visita ao vestiário, zona mista, sala de imprensa e o gramado. O acervo do museu inclui vídeos e peças como fotos, bolas, objetos históricos, camisas autografadas, maquetes do estádio e troféus. Destaque para a famosa calçada da fama, onde grandes jogadores do futebol brasileiro e mundial imortalizaram seus pés. A visita ainda conta com itens relacionados ao gol 1000 do Pelé e um grande acervo do craque Zico, o maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols, incluindo uma estátua do galinho. Também mostra a evolução da camisa da seleção brasileira ao longo das décadas. 

Avenida Presidente Castelo Branco, Rio de Janeiro, (Radial Oeste) s/n – Portão 2 

De segunda-feira a domingo, das 09h às 16h30 

Foto/Divulgação: Tour Maracanã.

Outro museu dedicado ao futebol no Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, é o Museu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), inaugurado em 1º de agosto de 2014. É um espaço dedicado à história, à cultura, e à memória do futebol brasileiro, contando toda a trajetória da seleção ao longo de todas essas décadas. Um museu moderno, interativo e tecnológico. O local tem um vasto acervo, com vários troféus, camisas de jogos, fotos, objetos, entre outros itens. Há uma sala com os troféus das Copas do Mundo, com todas as taças conquistadas, e nas paredes da sala são mostradas imagens marcantes e emocionantes dos títulos brasileiros da competição.  Em uma das salas, o visitante poderá ver informações sobre todos os jogos da Seleção Brasileira como fichas técnicas, fotos e vídeos. 

Endereço: Avenida Luís Carlos Prestes, 130, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 
Horário de Funcionamento:  aberto todos os dias, das 10h às 18h. Menos nos dias: 25/12 e 01/01. O museu está fechado no momento. 

Foto/Reprodução: Portal Terra.

Tradicional clube do Rio de Janeiro, o Flamengo, localizado no bairro da Gávea, também tem o seu museu, inaugurado no dia 15 de novembro de 2011, que conta a história vitoriosa do time, ao longo de toda a sua existência. O museu dedica espaço a outros esportes como natação, remo, polo aquático, ginástica artística, basquete, vôlei, entre outros, com exposições interativas e com ajuda de inteligência artificial. Destaque para a sala do vitorioso ano de 1981, mostrando os títulos da Libertadores da América e do Mundial de Clubes. Também conta com uniformes, sala de troféus, sala de honra, com quadros e caricaturas, hall da fama e muito mais. Além de fotos, vídeos e depoimentos de jogadores que marcaram a história do clube rubro-negro, treinadores lendários e outras pessoas que fizeram parte da trajetória do time rubro-negro. 

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 997, Lagoa, Rio de Janeiro.  Aberto diariamente das 10h às 18h – última entrada às 17h30. 

Foto/Reprodução: Mundo Rubro-Negro

E por fim, localizado na cidade de Santos, no bairro do Valongo, o museu do atleta do século 20, a lenda do futebol, o Rei Pelé, dedicado à carreira de Edson Arantes do Nascimento. O Museu Rei Pelé é uma das atrações do centro histórico da cidade.  Foi inaugurado em 15 de junho de 2014 e fez parte dos eventos para a Copa de 2014, no Brasil. 

O museu é muito interativo e estão expostos no museu 2.545 itens, entre fotografias, camisas, chuteiras e outros objetos ligados à trajetória e vida do craque. O acervo inclui uma moeda de 400 réis como as que ele ganhava quando trabalhava como engraxate aos 10 anos, e uma réplica da Taça Jules Rimet. O local conta com uma linha do tempo mostrando as diferentes fases na vida do Rei, desde criança até a fase adulta. O acervo, por exemplo, tem a placa comemorativa recebida quando o jogador atingiu a marca de mil gols. Existe no local uma galeria de troféus, com taças, medalhas, faixas de campeão e até um cetro e duas coroas. Também tem um elevador que vai até o quarto andar e vai descendo a rampa: cada piso é dedicado a uma das Copas que Pelé disputou, de 1958 (Suécia) a 1970 (México). Outra ala tem jogos interativos e um auditório que exibe documentários sobre a seleção brasileira.  

Largo Marquês de Monte Alegre nº 1 – Valongo (Centro Histórico) 

Ter a Dom: 10h às 17h30. Gratuito. 

Foto/Divulgação: Prefeitura de Santos.

Deixe um comentário