Por Pedro Suzuki.
A família é o grupo mais importante que fazemos parte, nela aprendemos a amar e ser amados. Nossos familiares nos passam seus costumes, suas crenças, entre outras milhares de coisas. As pessoas que estão presentes nesse grupo nem sempre tem o seu sangue, mas por sua importância nós as consideramos como familiares. Esse grupo é tão importante que ele recebeu um dia no nosso calendário, 15 de maio é o Dia da Família, celebrado por todo o mundo.
Sempre vamos querer o bem e saúde para quem está perto de nós. Com isso muitas famílias já introduzem o esporte na vida das crianças muito cedo, para o bem-estar físico e mental, pois ter uma vida saudável não tem preço e não existe nada melhor para isso que o esporte.
Muitos esportivas então querem que seus familiares sigam seus passos, não apenas fazendo o seu próprio esporte, mas alguma atividade física. A situação contrária também existe, quando os mais novos da família se inspiram em começar um esporte por causa dos mais velhos. E quando um nome já é conhecido no mundo dos esportes e aparece mais alguém com o mesmo sobrenome acaba gerando uma repercussão e uma esperança em cima do atleta.
A família, Pequeno Folhas, é um ótimo exemplo quando falamos de família de atletas. Na casa temos o ex-jogador de handebol Alexandre Folhas, a ex-jogadora de vôlei e bicampeã olímpica Paula Pequeno e hoje a filha deles, Mel Pequeno Folhas, está seguindo os passos da mãe e é atleta de voleibol do Fluminense Football Club.
Outro ótimo exemplo é, outro caso dentro do mundo do voleibol, do jogador Bruninho e do seu pai Bernardinho ex-jogador e atuando como técnico. Eles ficaram muito conhecidos por trabalharem juntos na Seleção Brasileira e conquistarem inúmeros títulos juntos, mas principalmente a Olimpíada de 2016.
Mudando um pouco para o basquete e vôlei de praia, a família Schmidt também aparece. O ex-atleta de basquete Oscar Schmidt, que faz parte dos maiores pontuadores da história do esporte, tem o sobrinho, que segue representando o nome da família no vôlei de areia, Bruno Schmidt também campeão olímpico em 2016.
Indo para o futebol, temos o caso, dos irmãos e goleiros, Alisson e Muriel. Os dois atuam com jogadores profissionais de futebol e seguiram além do mesmo esporte a mesma posição. Muriel hoje faz parte da equipe Vitória, da Bahia, e Alisson no Liverpool, da Inglaterra, e também é o goleiro da seleção.
No mundo, temos muitos outros exemplos de pessoas da mesma família que estão no esporte e nem imaginamos. Assim como a família, o esporte também é super importante e gira o mundo. Não apenas pela sua importância para o corpo, mas assisti-lo pode ser a maior alegria de uma pessoa.
