Alunos da Facha aprovados no Concurso de Mídia 2024 

Foto Capa: Alunos aprovados no Concurso de Mídia 2024 (crédito: Leila Mendes)

Por Arthur Líbero

Foi divulgada no sábado (15/06), pelas redes sociais, a lista de aprovados no XXV Concurso Universitário de Mídia, promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro (GMRJ). Com o objetivo de oferecer vagas de estágio a estudantes dos cursos de Publicidade, Propaganda e Marketing, os candidatos participaram de três etapas. Na primeira, foi realizada uma prova no dia 15 de maio, e na segunda, os participantes que obtiveram as 20 melhores notas foram escolhidos para uma entrevista com profissionais da GMRJ. 

Ao final do concurso, onze alunos foram aprovados para escolher diferentes empresas de comunicação para estagiar, como Propeg, Onbus, Agência Nacional, Binder, Artplan, VX, Eletromídia, WMcCann, Brick, Jor e Brasil OOH.  

Para a professora Leila Mendes, da disciplina de Plano de Mídia, do curso de Publicidade e Propaganda da Facha, o concurso surgiu como uma oportunidade para os alunos de publicidade que irão ingressar no mercado de trabalho, “na área de publicidade, é muito difícil o aluno conseguir se encaixar em uma empresa e na maioria das vezes é por indicação. Um concurso desses democratiza isso, uma vez que eles precisam apenas fazer uma prova para testar os conhecimentos de cada estudante”

Leila também destacou a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), adotada pela Facha, como uma vantagem para os alunos da faculdade, “além da qualidade dos professores, a ABP faz com que os alunos fiquem mais próximos do mercado, uma vez que ele já está familiarizado com as habilidades que o mercado de trabalho exige. E na prova desse concurso, as questões exigem um conhecimento sobre o ambiente de trabalho, que é explorado em cada projeto”. 

Professora Leila Mendes com o representante do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro (créditos: Leila Mendes) 

Quem foram os aprovados da Facha? 

A aluna Eduarda Tostes Moura foi a primeira colocada na lista de aprovados. Ela contou como teve contato com o projeto e como foi participar, “conheci o concurso e a área de mídia através da professora Leila, e quando eu soube dessa chance quis tentar, pois sei que é uma grande oportunidade para a carreira. A primeira etapa, que foi a prova, foi para testar nossos conhecimentos na área, e a segunda etapa, a entrevista, foi para eles nos conhecerem um pouco. Cada etapa tem a sua importância, principalmente pois entramos de forma democrática, pelo nosso próprio conhecimento e mérito”. 

Como primeira colocada, Eduarda teve a possibilidade de escolher em que empresa quer atuar, e contou sobre o motivo da sua escolha, “a empresa que eu escolhi foi a Eletromidia. Estou ansiosa pelo que vem agora, espero poder aprender bastante na empresa e poder crescer tanto no âmbito profissional quanto no pessoal”. 

Eduarda Tostes com a representante da Eletromídia (créditos: Leila Mendes) 

Já Alexander Santana Sampietro ficou em quarto lugar e destacou a importância da metodologia ABP como ferramenta de auxílio para participar do concurso, “a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos da Facha foi crucial para minha preparação. Ela me ajudou a desenvolver habilidades que me auxiliaram tanto na prova como na entrevista”. O estudante vai começar a estagiar na empresa ONBUS, um dos principais veículos de comunicação em transportes do país, e já acumula altas expectativas, “espero que o estágio me proporcione uma oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido na faculdade em um ambiente profissional. Quero aprender com os profissionais experientes da agência, entender melhor o funcionamento interno do setor de mídia e publicidade, e desenvolver minhas habilidades práticas. Além disso, estou ansioso para contribuir com novas ideias e perspectivas, crescendo tanto profissionalmente quanto pessoalmente”.  

Foto 3: Alexander Santana com o representante da ONBUS (créditos: Leila Mendes) 

Ana Clara Rocha Garcia veio logo em seguida e foi a quinta colocada. Ela destacou a importância que as aulas que fazem parte da grade curricular do curso de Publicidade da Facha tiveram na primeira etapa, quando é realizada a prova, “durante as aulas, principalmente a de Plano de Mídia tive muito aprendizado sobre os assuntos que abordavam nas questões da prova”.  

Ela conseguiu uma vaga na Agência Binder e está feliz com essa conquista, “planejo ter muito aprendizado e experiência, me conectar com o mercado de trabalho e colegas de trabalho e assim aprimorar minha vivência”. E ainda deu conselhos para os estudantes que pretendem se inscrever em futuras edições do concurso, “eu diria que estudando o conteúdo dado em sala e buscando entender e aprender cada vez mais ajuda muito nas provas e que se é seu sonho, estude e acredite por que você consegue!”. 

Foto 4: Ana Clara Rocha com o representante da Agência Binder (créditos: Leila Mendes) 

Circe Guedes de Oliveira alcançou o décimo lugar e falou sobre o apoio que recebeu de seus professores ao chegar na segunda etapa, “tive aula de Mídia com a Leila, que inclusive foi minha orientadora na Iniciação Científica. Isso quer dizer que sempre tive muito incentivo e trocas enriquecedoras com ela. O Gilberto Garcia foi um grande incentivador também. Tivemos uma conversa muito legal depois que soubemos que eu tinha ido para a segunda fase que me ajudou muito”. 

Ela também contou sobre sua preparação para a etapa da entrevista, quando ficou entre os 20 selecionados, “sou uma pessoa que me dedico muito ao autoconhecimento, acredito que investigar meu íntimo traz respostas incríveis. E na minha entrevista eu fui muito honesta comigo e com minha entrevistadora: nos meus anos de graduação eu desenvolvi interesse especial por mídia e ESG – um assunto que não é uma disciplina na grade, mas é usado por alguns professores como fio condutor de suas disciplinas – e eu estou interessada em entender como esses dois assuntos se relacionam”. 

Circe foi selecionada para estagiar na empresa Brasil OOH, e conta o que espera desse novo ciclo, “no meu caso particular, é uma porta que se abre para o mercado de trabalho, mas também uma oportunidade de desenvolver uma investigação que pretendo levar para o mestrado”. 

Foto 5: Circe Guedes com a representante da empresa Brasil OOH (créditos: Leila Mendes) 

E foi a aluna Paula Fulche quem conquistou o décimo primeiro lugar e vai estagiar na Agência Brick. Ela comentou sobre os desafios que foram enfrentados durante as etapas do concurso, “foi desafiador ter dúvidas quanto à minha capacidade, se meus conhecimentos até então eram bons o suficiente. E certamente a entrevista sempre vai ser difícil, pois falar de forma espontânea e com certeza é difícil para qualquer um. Revisei algumas matérias e assisti vídeos na internet. Mas o resto foi só com o que eu já tinha na minha cabeça”.  

Ela ainda reforçou seus diferenciais que a fizeram conquistar a vaga, “acredito que eu seja uma pessoa boa de comunicação e que sempre me esforcei em adquirir cada vez mais conhecimento e experiências diversas durante a faculdade, o que me ajudou na última etapa demais”. 

Foto 6: Paula Fulche e a professora Leila Mendes (créditos: Leila Mendes) 

Como surgiu o Grupo de Mídia do Rio? 

Há 52 anos, em 19/01/1972, o publicitário Antônio Luis Accioly Neto trabalhava na Agência Denison e começou a atender clientes como a Cerveja Brahma, Guaraná Brahma e refrigeradores Kelvinator, quando percebeu que precisava conhecer um pouco mais acerca da mídia nacional, já que a agência era voltada para o varejo. Foi então que Antônio chamou todos os profissionais de mídia do Rio de Janeiro para conversar sobre novas técnicas de aprimoramento e todos os convidados compareceram ao evento, que aconteceu no auditório da sede da ABP (Associação Brasileira de Propaganda).  

Com o encontro, ficou decidido que seria importante a criação de um “Clube dos Media”, visando a importância de encomendar pesquisas e discutir técnicas de cobertura e programação para as principais agências e publicitários do país. Com o rápido crescimento do clube e a intensificação desses encontros, ficou decidido que o nome precisava ser registrado e, por questões burocráticas, o modificaram para “Grupo de Mídia”. 

Além de reunir profissionais de comunicação para debater temas importantes, como planejamento, a chegada da tecnologia e as mudanças na mídia tradicional, a organização também promove eventos, convenções em faculdades e concursos universitários.  

O Concurso Universitário de Mídia existe desde 1999. 

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