Foto Capa: Titãs à esquerda (reprodução/vivorio); Fresno no meio (reprodução/revistaveja); Xande de Pilares à direita (reprodução/tonafamaig)
Por Arthur Líbero
1- Fresno (05/07)

A banda Fresno foi um verdadeiro marco no final dos anos 2000, quando a cultura emo estava em alta no Brasil e no mundo. Assim como Nx Zero e Strike, o grupo de Porto Alegre sempre abordou o tema dos relacionamentos amorosos em suas músicas. Sucessos como “Milonga”, “Alguém Que Te Faz Sorrir” e “Desde Quando Você Se Foi” alcançaram o topo das rádios nacionais e fizeram parte da vida de milhares de adolescentes brasileiros.
Agora, a banda está de volta aos palcos com a turnê do seu último disco “Eu Nunca Fui Embora – Parte 1”, com o nome que faz alusão à própria carreira de Lucas, Gustavo, Thiago e Mário já que, diferente de outros grupos emo, eles nunca tiveram um hiato, e sempre estiveram próximos de seu público. A apresentação também conta com músicas mais recentes, como “Já Faz Tanto Tempo”, parceria com Lulu Santos lançada em 2021.
O show vai acontecer na sexta-feira, 05 de julho, às 22h no Qualistage, na Barra da Tijuca. A abertura dos portões acontece duas horas antes.
2- Arraiá do Circo (05 e 06 de julho)

Uma das festas juninas mais tradicionais do Rio de Janeiro não poderia acontecer em um local mais histórico. O “Arraiá do Circo” acontece anualmente na tradicional lona de shows da Lapa e contará com a presença de nomes importantes da música brasileira.
Este ano, a festa será comandada por Geraldo Azevedo com um show repleto de clássicos e participação especial de Xangai, seu parceiro de longa data. O show de abertura ficará por conta do grupo Zanzar e encerramento do conjunto O Xaxadinho. O evento contará com decoração especial, DJs e barracas com comidas típicas da maior festa tradicional do país.
O arraiá vai acontecer no Circo Voador, nos Arcos da Lapa, nos dias 05 e 06 de julho (sexta e sábado) a partir das 20h
3- Festival de Inverno Rio (05 a 14 de julho)

O festival de Inverno do Rio de Janeiro está de volta. O evento que acontece anualmente em julho na cidade maravilhosa é conhecido por reunir artistas de diferentes gêneros e estilos para apresentações inéditas.
Este ano, nomes importantes do Rock, Samba, Pagode e MPB irão se apresentar, como Ney Matogrosso, Liniker, Criolo, Marcelo D2, Frejat, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Maria Rita, Péricles, Marina Sena, Wanessa da Mata, Ana Carolina, Pitty e muito mais.
O festival ocorrerá nos dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de julho na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. A abertura dos portões será às 19h.
4- Belo (12/07)

Um dos artistas mais bem sucedidos do pagode atualmente é o cantor Belo. Após terminar uma recente turnê com o grupo SOWETO, marcada pelo grande sucesso de vendas, o músico volta à sua programação normal com o show “Belo In Concert”, que passeia pelos principais hit’s de sua carreira.
Estarão presentes na apresentação, canções como “Desafio”, “Eternamente”, “Tua Boca”, “Quero Te Amar”, “Intriga da Oposição”, “Pra Ver o Sol Brilhar”, “Tudo Mudou”, “Reinventar” e “Incondicionalmente”, além de regravações como “Começo Meio e Fim”, “Como é Grande o Meu Amor Por Você”, e as mais recentes “De Alma Aberta” e “Abstrato Invisível”, entre outras.
O show acontecerá na sexta-feira, dia 12 de julho, no Qualistage, na Barra da Tijuca, às 22h. A abertura dos portões acontecerá uma hora antes.
5- Titãs Microfonado (19/07)

Outra banda que fez sucesso com sua grande turnê foi os Titãs. Após rodarem o Brasil e algumas cidades do mundo com o show “Titãs Encontro”, que reuniu todos os ex-integrantes da formação original, o grupo está de volta com novos projetos. Um deles é o “Microfonado”.
No repertório, além de clássicos que não podem faltar em shows da banda, como “Sonífera Ilha”, “Epitáfio” e “Flores”, a apresentação terá os hits que ficaram de fora do Encontro, como “Enquanto Houver Sol”, “Isso” e “A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana”. Eles também apresentam algumas canções de seu mais recente disco, “Olho Furta-cor”, como “Apocalipse Só”, “Raul” e “Como É Bom Ser Simples”. Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto vêm acompanhados pelos integrantes da banda de apoio, Beto Lee e Mario Fabre, considerados como os “novos titãs”.
O show acontecerá na sexta-feira, dia 19 de julho, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, a partir das 21h. A abertura dos portões acontece duas horas antes.
6- Raça Negra 40 anos (20/07)

É impossível falar de pagode sem citar o Raça Negra, um dos nomes mais tradicionais do gênero nos anos 1990. Fundado pelo produtor Antônio Carlos Carvalho no bairro Vila Nhocuné, Zona Leste de São Paulo, o grupo já lançou hit’s, como “É Tarde Demais” e “Jeito Felino”, que tomaram conta das rádios brasileiras por um longo tempo.
Este ano, eles comemoram seus 40 anos de carreira e não poderiam deixar de fazer uma apresentação histórica para comemorar a data com clássicos como “Cheia de Manias”, “Cigana” e “Doce Paixão”.
O show vai acontecer no sábado, dia 20 de julho, na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, a partir das 21h, com a abertura dos portões duas horas antes.
7- 90’s Festival (19 a 21 de julho)

Outro grande festival de música que vai acontecer na cidade será o “90’s Festival”, que tem o objetivo de reunir o público e os artistas que fizeram parte de toda geração musical brasileira dos anos 1990 em diferentes estilos musicais.
Na sexta, dia 19 de julho, sobem ao palco Ed Motta, Fernanda Abreu, Cidade Negra e Buchecha. Já no sábado, dia 20, será a vez das bandas Detonautas, Baia, Raimundos, Ponto de Equilíbrido, CPM22 e Charlie Brown Jr. E no domingo, dia 21, os shows serão de Daniela Mercury, Timbalada, Mestre Ambrósio e o grupo “É o Tchan!”.
O evento vai acontecer no final de semana dos dias 19, 20 e 21 de julho, na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. A abertura dos portões está prevista para as 17h.
8- Tiê (20/07)

A cantora Tiê é um dos marcos da nova geração de artistas da MPB. Com 13 anos de carreira acumulando mais de 200 milhões de visualizações em seus clipes, ela também já tem seis trabalhos autorais, entre eles, “Sweet Jardim” (2009), “A Coruja e o Coração” (2011), “Esmeraldas” (2014) e “Gaya” (2017) e seu DVD ao vivo “D.I.X” (2019).
Ela está de volta aos palcos com o show “Saudade é Amor”, que fala sobre o sentimento que sentiu ao ter que se afastar dos palcos durante a pandemia de covid-19. A apresentação conta com músicas de seu último projeto, o EP “Kudra”, além de canções de sua coletânea “Encontro”, que é um compilado de parcerias nacionais e internacionais feitas ao longo da carreira, com nomes como David Byrne, Jorge Drexler, Luan Santanna, Toquinho, entre outros.
O show de Tiê acontecerá no sábado, dia 20 de julho, a partir das 20h na Blue Note Rio, na Praia de Copacabana.
9- Xande Canta Caetano (26 e 27 de julho)

Xande de Pilares está de volta aos palcos do Rio de Janeiro e vai apostar em um repertório inédito, somente com canções de um dos maiores nomes da MPB, o cantor Caetano Veloso. O projeto surge a partir de encontros promovidos por Paula Lavigne, esposa de Caetano, durante a pandemia, e acabou gerando o álbum que o sambista lançou em agosto de 2023 e lhe rendeu os prêmios “Samba e Pagode do Ano” pela regravação da música “Muito Romântico”, além de “Álbum do Ano”, no Prêmio Multishow. Ele foi também vencedor do Prêmio Band Inspira Rio 2023 na categoria “Música”.
Agora, Xande promete trazer ao palco clássicos como “Gente” e “O Amor”, “Qualquer Coisa”, “Tigresa”, entre outros, misturando sua voz única e marcante com as letras memoráveis do astro da MPB.
A apresentação acontece nos dias 26 e 27 de julho no Qualistage, na Barra da Tijuca, a partir das 21h30. A abertura dos portões acontece duas horas antes.
10- 3030 (27/07)

O grupo “3030” é um dos novos nomes da música brasileira da nova geração. O som mistura ritmos de Hip Hop, MPB, Samba e Jazz. Entre suas principais influências, o conjunto composto pelos rappers Rod, LK e Bruno Chelles cita nomes da música mundial, como Eminem e Kendrick Lamar. Em 2018, lançaram um quarto álbum de estúdio, “Alquimia”, responsável por abordar uma temática espiritual, transformante e de posicionamento sociopolítico. Considerado o mais conceitual da carreira do grupo devido às mesclagens musicais, o penúltimo disco conta com participações de Emicida, Arthur Verocai e MV Bill.
Agora, com o lançamento do novo EP, “Mundo Gira”, o 3030 apresenta um show que mistura o repertório mais recente com sucessos já conhecidos pelos fãs.
O show acontece no sábado, dia 28 de julho, no Circo Voador, nos Arcos da Lapa, a partir das 20h.
