Foto Capa: Rainha Margherita di Savoia(a esquerda); Pizza margherita (a direita) (créditos: Pinterest)
Por: Laís Cordeiro
Aproximadamente no século VI a.C., povos do Mediterrâneo inventaram uma espécie de pão árabe, que tinha o formato de disco, era fino e plano, e nomearam-no de “Pão de Abraão”. Com o tempo, esse pão foi se adaptando a diversos povos e culturas distintas, como os fenícios e romanos, que passaram a temperá-lo com óleos, ervas e algumas verduras. Essa mesma “pizza” chegou à Itália no século XVIII através dos portos de Nápoles e era temperada apenas com ervas da região e azeite de oliva.
Na Itália, começaram a acrescentar o tomate, mas, diferente da pizza que conhecemos hoje, era dobrada ao meio como um sanduíche ou um calzone. Também era vendida com ingredientes baratos, servindo para “matar a fome”, principalmente das pessoas mais pobres da época.
Graças ao pizzaiolo Raffaele Esposito, a receita foi amplamente difundida. Em meados do século XIX, em 1889, a serviço do rei Humberto I e da rainha Margherita, Raffaelle produziu uma pizza inspirada nas cores da bandeira da Itália – branco, vermelho e verde – utilizando muçarela, tomate e manjericão, criando assim a primeira pizza da história, cujo sabor foi nomeado em homenagem à rainha.

O Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho, tem suas raízes em São Paulo, onde a data foi instituída em 1985. O então secretário de turismo, Caio Luiz de Carvalho, idealizou a celebração após o sucesso de um concurso estadual que buscava eleger as melhores receitas de pizza de muçarela e margherita. A escolha do dia 10 de julho se deve ao encerramento do concurso, que rapidamente se tornou um marco na agenda cultural da cidade.
Desde então, o Dia da Pizza se consolidou como uma celebração nacional. Pizzarias de todo o Brasil aproveitam a data para oferecer promoções especiais e organizar eventos temáticos, atraindo uma legião de entusiastas dessa iguaria.

Agora, para melhorar seu dia da pizza, disponibilizamos uma receita rápida e prática para você comemorar esse dia sem muito estresse e com uma pizza caseira deliciosa. Veja abaixo:
Ingredientes para a massa
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 lata de molho de tomate
Sugestão de Recheio
250 g de muçarela ralada grossa
2 tomates fatiados
azeitona picada
orégano a gosto
Modo de preparo
- No liquidificador bata o leite, o ovo, o sal, o açúcar, a margarina, a farinha de trigo e o fermento em pó até que tudo esteja incorporado.
- Despeje a massa em uma assadeira para pizza untada com margarina e leve ao forno preaquecido por 20 minutos.
- Retire do forno e despeje o molho de tomate.
- Cubra a massa com muçarela ralada, tomate e orégano a gosto.
- Leve novamente ao forno até derreter a muçarela.
Link da receita: https://www.tudogostoso.com.br/receita/93498-pizza-de-liquidificador-facil.html

boa! https://docs.google.com/spreadsheets/d/12Odq4XWaypNnG9kcU-AEj8C_tp0EJrcVqQrfYOvlyBo/edit?gid=0#gid=0
CurtirCurtir