Foto Capa: Maria Paulina Gomes e Clara Jares
Por Arthur Líbero
A cada ano, a Facha abre processos seletivos para alunos vocacionados para atuarem tanto nas Monitorias, quanto nos projetos de Iniciação Científica. Este semestre, foram divulgados editais para ambas as atividades e junto deles as inscrições também foram abertas.
Para os alunos que desejam se inscrever, é importante estar atento sobre cada uma das etapas do processo seletivo, além das datas que são divulgadas previamente com os editais.
A professora Maria Paulina, que é coordenadora dos dois projetos fala sobre a função deles dentro da Facha, “esses programas são obrigatórios em universidades estaduais e municipais, mas somente algumas particulares oferecem. Eles são importantes, primeiramente, porque eles preparam ainda mais o aluno para a sua vida acadêmica e, principalmente para os que pretendem seguir a carreira na docência chegando, um dia, a fazer um mestrado ou doutorado”.
“Eles também têm a função de enriquecer o currículo do aluno, permitindo um conhecimento muito importante para a vida profissional dele, pois mesmo que ele não possua uma carreira voltada para a vida acadêmica, provavelmente ele vai entrar numa empresa e participar de reuniões, treinar pessoas que estão começando e tudo isso pode ser aprendido nesses dois projetos”, afirma a professora.
Ela ainda aponta as qualidades dos alunos que já passaram pelas duas experiências, “os alunos que fazem Monitoria ou Iniciação Científica possuem um diferencial muito grande, porque eles vêm para outras aulas com uma maneira diferente de pensar e até de se portar em sala de aula”.
Monitoria
Desde 2013, a Facha possui o PIM (Programa Institucional de Monitoria), que concede aos seus alunos a oportunidade de “auxiliar” os professores de disciplinas dos seus cursos. O estudante atua como bolsista tendo um desconto de 20% na mensalidade líquida, mas também pode ser voluntário e terá a oportunidade de obter experiência na docência, ajudando o professor a tirar dúvidas de seus alunos e aprofundando cada vez mais o conhecimento na disciplina que for escolhida. O intuito do projeto é despertar o interesse de alunos a lecionar no futuro, podendo vir fazer um mestrado, doutorado e até um magistério.
Existem 15 vagas disponíveis com bolsa, 14 serão direcionadas para diferentes cursos, e 1 será direcionada exclusivamente para prestar apoio a um aluno com necessidades educacionais especiais, declarante acompanhado pelo NAP, conforme estabelecido no Regulamento do NAP. Mais informações sobre essa vaga estarão abaixo.

A aluna Amanda Marcolini, que cursa o sexto período de Publicidade e Propaganda, é monitora da disciplina de UX Aplicada a Sites, “iniciei a monitoria no segundo semestre de 2023. Na época, sabia que participar dessas atividades poderiam me dar uma bolsa de estudos, e como eu estava arcando com os custos da faculdade sozinha, achei que essa seria uma excelente oportunidade de aliviar o boleto e ainda sim garantir uma experiência prática”.
Ela ressalta a evolução profissional que já adquiriu com essa oportunidade, “agora, depois de ser monitora de UX por dois semestres, sinto que tenho um olhar muito mais afiado para boas interfaces, além de me sentir muito mais capacitada para correr atrás de uma vaga na área. Além disso, tenho me mantido atualizada na plataforma Figma, que dá um “plus” no meu currículo”.
Com a vasta e positiva experiência que teve, Amanda já indicou e encontrou colegas na mesma posição, “eu não só já indiquei como tenho alguns colegas que se tornaram monitores. Muitos não conheciam como funcionava o processo, então expliquei e comentei sobre a bolsa que ganhamos. É realmente uma oportunidade de se aproximar de conteúdos que você gosta, aliviar a mensalidade e desenvolver a nossa postura em público, aspecto importantíssimo para os futuros publicitários e comunicadores”.
Ela ainda destaca a importância do projeto, “estamos ali para ser o braço direito do professor, mas isso não nos impede de dar o nosso toque a mais nas aulas. Afinal, somos nós que acabamos de passar pela disciplina. A minha querida orientadora, a professora Renata Nogueira, sempre me deu força para montar os meus próprios materiais, além de me inspirar a criar dinâmicas em sala, e dar uma breve aula sobre a plataforma. Isso me manteve motivada e por dentro da aula, além de ser uma boa ajuda para os alunos, já que estamos nos comunicando com pessoas que têm dificuldades mais semelhantes com as nossas”.
O período de inscrição é de 25/03/2024 até 05/08/2024 no link da monitoria disponível na Secretaria Virtual: https://facha.edu.br/monitoria. No ato da inscrição, o candidato deverá informar os dados solicitados e indicar o link de seu Currículo Lattes atualizado. Para os que não possuem, basta acessar o link: https://lattes.cnpq.br/ para criar o seu.
Os interessados deverão estar matriculados em curso de graduação da Facha, ter cursado no mínimo o primeiro semestre do curso, não ter sido reprovado na disciplina em que fará a monitoria, possuir CR mínimo de 7,0 (sete), ter concluído a disciplina na qual irá atuar com média superior ou igual a 7,0 (sete), e não ter sofrido sanção disciplinar ou mesmo suspensão.
As entrevistas vão acontecer entre os dias 6 e 7 de agosto de 2024, e a divulgação dos resultados acontece no dia 14 de agosto de 2024 no site da Facha em: Nossa Produção/Monitoria.
Iniciação Científica (IC)
Outra oportunidade que a Facha oferece para seus alunos é a Iniciação Científica. Trata-se de trazer os métodos científicos para o domínio do estudante, pois ele se juntará com um professor da faculdade para realizar um projeto de pesquisa a partir de uma linha pré-determinada, com o objetivo de fortalecer os conhecimentos acerca de um tema importante e relevante para os estudantes da área. Vale lembrar que o estudante pode se dedicar a um projeto de um curso que está fora de sua disciplina. Um aluno de Jornalismo, por exemplo, poderá pesquisar sobre um tema da área de Publicidade.

A professora Paulina reafirma os benefícios que o programa oferece, “como o nome já diz, o aluno vai iniciar na pesquisa aprendendo como se faz uma análise a partir do tema de uma graduação. Para isso, ele vai usar métodos, técnicas e normas para a redação de trabalhos que, futuramente, ele pode usar como portfólio em seu currículo. O aluno que faz a Iniciação vai para a sala de aula com um grande avanço, tendo uma visão de mundo mais ampla e um conhecimento específico que pode ser importante para a sua carreira”.
Entre outras vantagens do projeto, está o ponto de partida para as jornadas de TCC, que exigem uma abordagem semelhante ao que é feito na Iniciação Científica. O estudante Haroldo Mourão, por exemplo, é do sexto período de Cinema e fez uma pesquisa a respeito dos Formatos de Documentários Musicais, que teve como base os documentários já feitos sobre a cantora Maria Bethânia. “Decidi fazer por estar na minha segunda graduação, dessa vez em cinema, e achei que seria um bom ponto de partida para o meu TCC”, contou ele.
Ele também destaca a importância acadêmica que o projeto tem para o desenvolvimento de trabalhos que envolvem a pesquisa, “aprendi e continuo aprendendo muito o quanto é importante a pesquisa. Sem uma boa base o artigo pode ter um desenvolvimento que não rende muito e talvez seja necessário repensar o tema. Por isso ela é muito importante”.
Além de indicar a Iniciação Científica para os que desejam se inscrever, Haroldo também fala sobre o auxílio que teve de seus professores orientadores, “eu indico a Iniciação. Tenho dois excelentes orientadores, a Letícia Ramos e o professor Guto Neto que me ajudam a desenvolver o artigo e tirar as minhas dúvidas”, e dá dicas para quem está no processo seletivo, “escolha um tema que você vai ter prazer em escrever e desenvolver. Acho que esse é o principal conselho, porque você vai passar um bom tempo imerso nos autores, pensadores e referências a partir do tema que escolher”.
Para os participantes, são oferecidas bolsas de 20% na mensalidade líquida com vigência de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025; mas os interessados podem atuar como voluntários e receberão um certificado com horas de atividades complementares ao final do projeto. Além disso, o aluno terá uma publicação em seu nome que poderá ser utilizada em seu currículo, se trata de um e-book com os artigos de todos os projetos da jornada de Iniciação Científica. Vale lembrar, também, que ele tem liberdade de publicar seus artigos em outros materiais, como livros e revistas.
As inscrições vão de 17/06/2024 até 06/09/2024, pela Secretaria Virtual: https://facha.edu.br/iniciacao-cientifica , e as entrevistas ocorrerão no dia 10 de setembro de 2024 e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 17 de novembro no site da Facha em: Nossa Produção/Iniciação Científica.
Vaga de Monitoria para alunos do NAP
Como dito, uma dentre as 15 vagas disponibilizadas para monitoria será destinada para um aluno com necessidades especiais que é acompanhado pelo NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico). Diferente das outras vagas, nesta, o monitor não auxiliará um professor em uma disciplina, mas sim um aluno em seu curso. Para isso, o inscrito deverá ter disponibilidade fora dos horários das disciplinas nas quais está matriculado e dominar, razoavelmente, a leitura de textos acadêmico-científicos e a escrita nesse tipo de texto, além de ter noções sobre as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Além disso, ele também vai ajudar o estudante com a elaboração de projetos da faculdade, como o TCC, e tudo pode ser acompanhado de forma híbrida (sem a necessidade de o monitor estar presente no campus da faculdade).
O processo de inscrição é o mesmo da monitoria, com a diferença de que ao preencher o formulário de inscrição, na coluna em que deve ser informada a disciplina pretendida, o candidato a esse tipo de Monitoria deverá redigir: “Apoio a aluno com necessidades educacionais especiais”.
