Dos bairros cariocas à gigantes do futebol brasileiro

Foto Capa: Bandeiras dos quatro gigantes à frente (créditos: reprodução/wikpedia); Estádio do Maracanã ao fundo (créditos: goal.com)

Por Igor Serrano

Campeonato Brasileiro Masculino de Futebol de 2024. Após os jogos realizados da 16ª rodada, o Botafogo lidera a competição (33 pontos), seguido de perto por Palmeiras (mesmo número de pontos) e Flamengo (31 pontos). O Vasco aparece na 11ª posição (20 pontos) e o Fluminense é o último colocado (8 pontos).  

Juntos os chamados quatro grandes clubes do Estado do Rio de Janeiro detêm 17 Campeonatos Brasileiros (7 do Flamengo, 4 do Fluminense, 4 do Vasco e 2 do Botafogo), 6 Copas do Brasil (4 do Flamengo, 1 do Fluminense e 1 do Vasco), além de 5 Copas Libertadores (3 do Flamengo, 1 do Fluminense e 1 do Vasco). Apesar de fases boas e ruins e épocas com melhores ou piores equipes, é impossível pensar no futebol brasileiro e internacional sem o quarteto carioca. Eles inclusive figuram entre os doze times com maior número de torcedores do país, segundo levantamento divulgado pela TV Globo em 2022. Mas será que sempre foi assim? Como eram os pormenores que levaram à fundação de cada um dos quatro? Lembraremos a seguir.  

Oscar Alfredo Sebastião Cox nasceu em 20 de janeiro de 1880 no bairro do Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Filho de um inglês e uma carioca, foi enviado para estudar na Suíça, onde teve seu primeiro contato com o futebol. Retornou em 1897, quando tinha dezessete anos, entusiasmado para seguir praticando o esporte. Contudo, no Rio de Janeiro daquela época, eram o remo e o turfe que mandavam. 

Oscar Cox (créditos: reprodução/fluminensefc)

Quatro anos após a volta para o Brasil, em 1901, viajou até a Inglaterra, de onde trouxe bolas de futebol e um livro de regras. No mesmo ano, conseguiu reunir outros jovens para a considerada, segundo registros, primeira partida de futebol do Estado do Rio de Janeiro. O local foi o clube Rio Cricket, em Niterói, e que, por coincidência, teve o pai de Oscar (George Emmanuel Cox) como um dos fundadores. 

Em 21 de julho de 1902, após duas partidas disputadas em São Paulo, Cox e mais dezenove entusiastas fundaram o Fluminense Football Club, segundo time do Estado do Rio de Janeiro (meses antes, João Ferreira havia fundado o Rio Football Club). Oscar Cox foi o primeiro presidente da história do clube (de 21/07/1902 a 15/12/1903) e em sua gestão foi construída a primeira praça esportiva do Rio de Janeiro com o aluguel do terreno na Rua Guanabara (atualmente Rua Pinheiro Machado). 

Em 1904, fora da presidência, o pai do futebol carioca viu a família Guinle ter participação decisiva nos rumos do clube quando Eduardo Guinle adquiriu o terreno, ao lado do até então alugado, para que a sede do clube fosse erguida. Em 08 de julho de 1905, na sede do Fluminense, fundou-se a primeira Liga de Football do Rio de Janeiro, cujo campeonato de lançamento teve como jogo inaugural a vitória por 7 x 1 do Tricolor sobre o Paysandu e terminou com a taça indo para as Laranjeiras ao final. 

Em 17 de novembro de 1895, na Praia do Flamengo, seis jovens se reuniram e fundaram o Grupo de Regatas do Flamengo. A data de fundação oficial, entretanto, conforme decidido na reunião inaugural, passaria ser o 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República. Sete anos mais tarde, em 28 de outubro de 1902, o então Grupo trocou sua nomenclatura para passar a ser conhecido como Clube de Regatas do Flamengo. 

Veio então o ano de 1911 e um desentendimento no futebol do Fluminense. Alguns dos atletas queriam sair do clube e outros abandonar o esporte. Um deles, Alberto Borgerth, que jogava no Fluminense e era remador do Flamengo, teve a ideia de fundar uma seção de futebol no Rubro-Negro. A proposta teve adesão e, assim, no dia 8 de novembro daquele ano, o Departamento de Esportes Terrestres foi inaugurado.  

Remo do Flamengo (créditos: reprodução/estanterubronegra)

A primeira partida oficial do futebol flamenguista aconteceu no ano seguinte, em 3 de maio de 1912, e logo uma vitória por goleada de 15 x 2 sobre o Mangueira. Já em sua temporada de estreia, o Flamengo levantou seu primeiro Campeonato Carioca. O feito foi alcançado após uma vitória de 2×1 sobre o Fluminense.  

Em 21 de agosto de 1898, no bairro carioca da Saúde, sessenta e dois homens, todos portugueses ou lusodescendentes se reuniram e fundaram o Club de Regatas Vasco da Gama, assim nomeado em razão do aniversário de quatrocentos anos do descobrimento da rota marítima pelo navegador homônimo. A ideia de fundar um clube partiu de quatro jovens entusiastas da prática do remo e que viram na fundação de um clube a alternativa para as viagens à Niterói sempre que queriam remar (no Club Gragoatá).  

Vasco em 1901 (créditos: reprodução/centrodememóriadocrvg)

Em 1913, a visita dos clubes portugueses de futebol Sporting Lisboa e Sport Club Império para amistosos na capital carioca, fez nascer no Vasco a vontade de também ter uma divisão de futebol. Isso viria a acontecer em 1915, após a incorporação da equipe do Luzitânia F.C., que passou a ser o departamento de futebol do Vasco. No ano seguinte, filiado à Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA), o Vasco ingressou na disputa da terceira divisão do Campeonato Carioca. 

A estreia nos gramados, entretanto, ocorreu da forma mais decepcionante possível: uma sonora derrota por goleada de 10×1 para o Paladino F.C. O Cruzmaltino permaneceria na segunda divisão carioca até 1922, quando conquistou o torneio e garantiu o acesso para a primeira em 1923. Naquela época, o clube não possuía estádio e mandava seus jogos em um campo alugado na Rua Morais e Silva, no bairro da Tijuca. Logo em seu primeiro ano na divisão principal, o Gigante da Colina conquistou o título ao terminar seis pontos à frente do Flamengo o campeonato carioca de 1923.  

O Botafogo de Futebol e Regatas surgiu em 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão do Club de Regatas Botafogo e do Botafogo Football Club. A decisão pela união entre os clubes ocorreu como homenagem após o falecimento de um atleta do Botafogo F.C. no intervalo de uma partida de basquete entre as equipes.  

Fundação do Botafogo Football Club em 1904 (créditos: reprodução/botafogodefuteboleregatas)

O Club de Regatas Botafogo tinha sido fundado em 1º de julho de 1894 em reverência à enseada do bairro. Em 1902, tornou-se o primeiro clube carioca campeão brasileiro de remo. Já o Botafogo Football Club (inicialmente chamado de Electro Club) foi criado em 12 de agosto de 1904 por um grupo de estudantes de Botafogo e estreou com derrota de 3×0 para o Football and Athletic Club, na Tijuca, em 2 de outubro do mesmo ano. 

Tanto Botafogo e Flamengo quanto Fluminense e Vasco possuem uma verdadeira legião de torcedores apaixonados que residem fora da cidade e do estado do Rio de Janeiro. Muitos nunca moraram no DDD 021 ou viram o clube do coração no estádio em algum momento. Hoje, com o advento da internet e tv a cabo, as distâncias geográficas não são mais nenhum impeditivo. Em outras épocas, porém, a história era bem diferente. 

Durante as décadas de 50 e 60, a frequência de rádios da cidade do Rio de Janeiro (que até a construção de Brasília era a capital do país) pegava em diversos outros estados. Estas naturalmente transmitiam jogos das equipes e assim começou a ser formado um expressivo número de torcedores espalhados pelo país, que acabaram por influenciar as gerações seguintes na escolha do clube para chamar de seu. 

Nesse período o Botafogo teve sua época de ouro com Garrincha e Nilton Santos e depois Jairzinho, Afonsinho, Manga. Já o Vasco vivia os anos pós-Expresso da Vitória e cedia Bellini, Orlando e Vavá para a Seleção Brasileira. O Fluminense contava com Telê e Castilho e brilhava no Maracanã, tal como o Flamengo com os muitos gols de Evaristo que guiavam o Rolo Compressor Rubro-Negro. Os anos se passaram, o televisionamento das transmissões esportivas passou a ser uma realidade e os craques e gerações de torcedores foram se renovando e multiplicando.  

Como seria o futebol, hoje, em 2024, sem Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense? 

Deixe um comentário