Foto Capa: reprodução/conmebol
Por Breno Padilha
No primeiro jogo da fase do grupo A, a seleção argentina enfrentou o Canadá e ganhou de 2×0, no dia 20 de junho, quinta-feira. No dia 25 de junho, terça feira, ainda na fase de grupo, a Argentina enfrentou o Chile e ganhou de 1 x 0. No terceiro e último jogo da fase de grupo, no sábado, dia 29 de junho, enfrentou o Peru e ganhou de 2×0 e avançou em primeiro do grupo A, com 9 pontos.
Nas quartas de final, no dia 4 de julho, quinta-feira, a Argentina jogou contra o Equador e empatou em 1×1. Com esse empate, o jogo foi para os pênaltis e Argentina ganhou de 4×2.
Na semifinal, dia 9 de julho, terça-feira, a Argentina enfrentou de novo o Canadá, que já tinha ganhado na fase de grupo por 2×0, e na semifinal ganhou com o mesmo placar de 2×0 e chegou na final.
Já a Colômbia, que também chegou na final, no primeiro jogo da fase de grupo D, enfrentou o Paraguai e ganhou de 2 x 1, no dia 24 de junho, segunda-feira. O segundo jogo da fase de grupo da Colômbia foi contra a Costa Rica, no dia 28 de junho, sexta-feira, e ganhou de 3×0. No terceiro jogo da fase de grupo, o jogo foi contra a seleção brasileira e empatou em 1×1, dia 2 de julho, terça-feira.
Nas quartas de final, a Colômbia enfrentou o Panamá e ganhou de 5×0, dia 6 de julho. Na semifinal, no dia 10 de julho, quarta-feira, a Colômbia enfrentou o Uruguai e ganhou de 1×0 e avançou para final para jogar contra a Argentina.
O Uruguai, que perdeu para Colômbia, e o Canadá, que perdeu para Argentina, disputaram o terceiro lugar da Copa América. O Uruguai ficou em terceiro lugar, o jogo foi 2×2, e o Uruguai ganhou nos pênaltis de 4×3, no dia 13 de julho.
No dia 14 de julho teve a grande final da Copa América, Argentina x Colômbia e Argentina ganhou na prorrogação de 1×0 e se consagrou campeã.
