Crônicas em foco no Laboratório de Redação 

Foto Capa: Cimélio Senna 

Por: Arthur Líbero

Você costuma ler crônicas? Esse gênero textual tão conhecido dentro da literatura brasileira existe desde o início da modernidade e se tornou popular a partir do século XIX, quando cronistas passaram a redigir suas próprias redações em colunas de jornais semanalmente. A partir de então, o público leitor se tornou cada vez mais vasto e as crônicas ajudaram a contar histórias de escritores mundialmente reconhecidos. 

No Laboratório de Redação da Facha, disciplina que faz parte da grade de cursos como Jornalismo e Publicidade, os alunos seguiram a mesma linha e publicaram suas próprias crônicas em um site criado especialmente para divulgar esse projeto, que foi denominado como “Crônicas do Mal Crônico”, orientado pelo professor Cimélio Senna.  

Site “Crônicas do Mal Crônico” criado pelos alunos da disciplina de Laboratório de Redação (créditos: reprodução/cronicasdomalcronico)

Senna destaca que a metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) contribuiu no processo acadêmico dos alunos, “na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a teoria está subordinada à aplicação, logo a gente vê a teoria e já aplica, então isso torna a absorção por parte dos estudantes de forma muito mais dinâmica. Nós tivemos um processo muito enriquecedor, pois os alunos trouxeram textos e nós montamos um grupo de debate permanente onde nós conversávamos diariamente. Então temas como Intertextualidade ou Níveis de Linguagem, foram ensinados e os alunos logo aplicavam na análise e na produção dos textos, o que foi muito bom”. 

“A crônica já é bastante conhecida pelos alunos, já que ela é muito trabalhada na escola. Na aula nós damos um outro nível de profundidade crítica à construção do texto crônico. Então nós trabalhamos com a leitura de vários textos e sua classificação. Logo em seguida a gente partiu para a produção de crônicas e em cima do que foi escrito pelos alunos, eles mesmos fizeram as análises do que foi produzido e perceberam as variações que existem dentro desse gênero”, comenta o professor. 

Outra ferramenta utilizada para fazer essa análise foi a Intertextualidade, “os alunos aprenderam diferentes tipos de intertextualidade, como a Implícita, a Explícita, Consciente ou Inconsciente, e assim os alunos já foram percebendo a relação entre os textos que eles produziam e outros textos do nosso aspecto cultural, tanto do âmbito jornalístico quanto do literário”. 

Os alunos também trabalharam com a Tradução Semiótica, onde eles reproduziram suas crônicas escritas em linguagem verbal em outras linguagens, como quadrinhos, vídeos e até um painel de fotos. Para isso, foi utilizado o uso de Inteligência Artificial, ferramenta que passou a ser usada com frequência dentro do mundo tecnológico, o que, segundo Senna, pode ter sido uma contribuição a mais que os alunos levarão em sua bagagem de aprendizado, “isso é muito enriquecedor e somente um projeto pode dar essa gama de aplicações de conhecimentos teóricos e práticos, como a aquisição de ferramentas como essa. Posso dizer que todos os alunos ali estão prontos para montar um site, o que vai muito além da proposta inicial do projeto. Ou seja, além do conteúdo, a gente sai com uma prática efetivamente válida para o mundo do trabalho”.  

Quadrinho traduzido da crônica “Roda do Tempo” (créditos: reprodução/cronicasdomalcronico)

Sobre as experiências que o projeto proporcionou, o professor também acredita que isso possa ajudar os estudantes futuramente no mercado de trabalho, “o projeto trouxe inúmeros benefícios para preparar os alunos para as habilidades e competências exigidas no mercado de trabalho. A partir do momento que decidimos criar um site, é como se estivéssemos entregando um projeto para um cliente e precisamos trabalhar para fazer essa entrega. Logo, exige uma exigência colaborativa onde o trabalho de um integrante tem influência sobre o resultado”.  

Para quem quiser ter ter contato com outras obras produzidas pelos alunos, basta acessar o site: https://sites.google.com/view/cronicasdomalcronico/in%C3%ADcio?authuser=0.

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