Foto Capa:
Por Esther Verta
O Dia Nacional do Futebol é comemorado no dia 19 de julho, em homenagem ao time mais antigo em atividade do país, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976.
O futebol foi criado na Inglaterra, em meados do século XIX, e chegou ao Brasil em 1894. O responsável por trazê-lo foi o paulista Charles W. Miller, que hoje é considerado “o pai do futebol brasileiro”. Charles fez uma temporada de estudos na Inglaterra, e quando voltou ao Brasil, trouxe consigo um par de bolas e um livro com as regras do jogo. Anos depois, a primeira partida de futebol foi realizada, contudo, as equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo, os times que disputaram a partida eram: Companhia Ferroviária São Paulo Railway e Funcionários da Companhia de Gás.
Nessa época, até a década de 1920, o futebol era um esporte de elite no Brasil, sendo assim, era raro ver integrantes negros e de um nível social mais baixo. Aos poucos essa situação foi mudando, o futebol se popularizou e passou a fazer parte dos bairros mais pobres das grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
O futebol ganhou fama, cresceu e foi profissionalizado, com isso, foram criados alguns clubes que hoje consideramos os “grandes do futebol brasileiro”, como: Fluminense (1902), Grêmio (1903), Atlético Mineiro (1908), Internacional (1909), Corinthians (1910) e Palestra Itália, atual Palmeiras, (1914).
O esporte popular na época era o remo, então alguns clubes de regatas, posteriormente, criaram um departamento para o futebol, exemplos disso são os times: Botafogo (1904), Flamengo (1911) e Vasco da Gama (1915).
Com o seu grande avanço, foi necessário criar uma confederação para coordenar a expansão do futebol. Em 1916, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos, e no mesmo ano surgiu também a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).
Apesar do esporte não ter se originado no Brasil, a nação carrega a fama de ser “o país do futebol”. Atualmente, o Brasil é o país com mais títulos mundiais, o pentacampeão, e possui o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé ou melhor o “Rei do futebol”. Além dele, outros grandes e importantes nomes para o futebol nacional e mundial foram revelados aqui, como Garrincha, Zico, Romário, Ronaldinho e Neymar. Os clubes brasileiros já fizeram muita história, conquistando não só o continente americano, mas o mundo todo.
Hoje, o futebol não é apenas um esporte ou um jogo, o futebol é paixão, é o que move milhões de brasileiros e que muitas vezes traz sentido à vida. O futebol é capaz de unir as pessoas e transformar as suas realidades. Em campo, não existe distinção, seja ela de classe, de raça ou de gênero, todos acabam sendo iguais. É no futebol que está a esperança do brasileiro, de que dias melhores virão, e por isso, ele é o esporte mais amado por todos.
