Olimpíadas: As histórias por trás da competição 

Foto Capa: (créditos: reprodução/jogosolimpicos2024)

Por Bruna Medeiros

Os jogos olímpicos são um dos eventos mais aguardados para os fãs de esportes, por isso todas as vezes que a data da abertura se aproxima, cria-se uma expectativa altíssima e consequentemente uma nostalgia relacionada às Olimpíadas anteriores.  

A primeira edição da Era Moderna foi em Atenas, ainda no século 19, em 1896. Desde lá, muitas transformações foram vistas, dentro dos esportes ou até em relação às modalidades inclusas. Naquela ocasião, a competição durou apenas 9 dias, quase a metade do tempo atual, que é 16. Quem ficou marcado como primeiro campeão foi o norte-americano James Connolly, vencendo o salto triplo. 

Um dos pontos de maior destaque é a quantidade de modalidades novas a cada ano. Na edição de 2024, em Paris, breaking foi adicionado aos esportes olímpicos. Já pensando em 2028, 5 novidades já estão confirmadas, sendo elas: críquete, flag football, squash, beisebol e lacrosse. Na edição anterior, de 2020, tivemos a entrada de uma das modalidades mais aguardadas por quem gosta das Olimpíadas, o skate. Se tornando, inclusive, um dos esportes mais queridos dos brasileiros, por ter excelentes competidores, destaque para a jovem Raysa Leal de apenas 16 anos que, ainda com 13 anos, ganhou medalha de prata no skate street em Tóquio.  

Obviamente, existe uma imensa quantidade de filmes que abrangem o tema citado. Algumas dicas do Em Todo Lugar abaixo: 

Raça (2016)  

(créditos: reprodução/Diamond Films)

Uma produção recente, mas que retrata uma história real de quase 90 anos atrás. A vida de Jesse Owens, afro-americano, até sua chegada aos jogos olímpicos de 1936, em Berlim. Ele se tornou um dos maiores atletas da história, com quatro medalhas de ouro conquistadas, mesmo precisando superar os obstáculos da ascensão nazista na Alemanha e segregação racial nos Estados Unidos. 

I am Bolt (2016) 

(créditos: reprodução/Adoro Cinema)

Dominante em sua modalidade, o filme retrata a vida do jamaicano, que ganhou todas as provas de velocidade entre 2008 e 2016, fora das pistas e da competição. Ainda contando com a participação de alguns esportistas muito importantes, como o rei do futebol, Pelé, o também brasileiro Neymar e a tenista Serena Williams. 

Desafio no Gelo (2004) 

(créditos: reprodução/Adoro Cinema)

Exibindo uma das equipes de hóquei mais marcantes da história, o filme mostra a vitória dos EUA na modalidade contra a favorita União Soviética, em 1980. A campanha, de tão surpreendente, ficou conhecida como “Milagre no Gelo”, superando todas as expectativas de analistas e fãs de esportes e contando com jovens jogadores. 

The Redeem Team (2022) 

(créditos: reprodução/Filmow)

Depois de decepcionar os fãs norte-americanos nos jogos olímpicos de 2004, a tradicional equipe de basquete dos Estados Unidos voltou ao topo de forma predominante com o ouro olímpico de 2008, liderado por nomes gigantes na história da NBA, como Lebron James, Dwyane Wade, Carmelo Anthony e Kobe Bryant. O documentário conta com cenas de bastidores, além de entrevistas e imagens jamais vistas. 

Deixe um comentário