Foto Capa: Paris 2024
Por Guilherme Guerra
Um dia antes da cerimônia de abertura, a seleção brasileira estreou com pé direito nas Olimpíadas ao vencer a Nigéria por 1 a 0. Com a não classificação da seleção masculina no Pré-Olímpico, o Brasil jogará unicamente o futebol feminino em Paris 2024. Após ser eliminada precocemente na fase de grupos na última Copa do Mundo, a seleção canarinha busca ter um melhor desempenho em competições mundiais. Agora comandadas por Arthur Elias, as brasileiras tentarão conquistar o ouro inédito. O primeiro passo foi dado com o triunfo na primeira rodada. As outras equipes candidatas ao título, França, EUA, Espanha e Alemanha também venceram. Todas as 12 seleções jogaram nessa quinta-feira.

Grupo A
Com teor de emoção, a França venceu a Colômbia por 3 a 2 no Groupama Stadium, em Lyon. A seleção francesa começou a partida de forma muito intensa e foi para o intervalo com o placar de 3 a 0 com dois gols da Katoto e um da Dali. Na segunda etapa, as colombianas reagiram rápido e fizeram dois gols em 20 minutos com Usme e Pavi. A Colômbia pressionou em busca do empate, mas esbarrou nas inúmeras chances desperdiçadas e com a expulsão de Ramírez na reta final não foi possível evitar a derrota.
Com superioridade e de virada, o Canadá bateu a Nova Zelândia por 2 a 1 no Geoffroy-Guichard, em Saint Etienne. Aos 13 minutos da etapa inicial, Barry abriu o placar para as neozelandesas. Com o revés na partida, o Canadá passou a ter o controle das ações do jogo e chegou ao empate com o gol de Lacasse no último suspiro do primeiro tempo. A pressão canadense no segundo tempo foi muito forte e obrigou a goleira Leat a fazer grandes intervenções. Mesmo com uma noite inspirada, a arqueira não foi capaz de impedir o gol da Viens no final do jogo, que decretou a vitória canadense.

A França é a primeira colocada do grupo, pelo critério de gols marcados em relação ao Canadá, que assume a vice-liderança também com 3 pontos. Sem pontuar na estreia, a Colômbia fica na terceira posição, enquanto a Nova Zelândia é a lanterna do grupo.
Grupo B
A Alemanha estreiou com uma excelente vitória de 3 a 0 sobre a Austrália no Orange Velodrome, em Marseille. As alemãs buscaram ter o protagonismo da partida e criaram as melhores oportunidades, marcando três gols com Hegering, Schüller e Brand. Já as australianas, entraram em campo com uma proposta mais defensiva e compacta. A Austrália ofereceu poucos perigos para a goleira Berger, chutando apenas 8 vezes e com nenhuma chance clara de gol criada. Destaque para a lateral direita alemã, Gwinn, que deu duas assistências na partida, vindas de escanteios.

Com muita facilidade, os EUA somaram três pontos na vitória por 3 a 0 sobre a Zâmbia no Allianz Riviera, em Nice. Como era esperado, a seleção americana confirmou sua vasta superioridade em relação à adversária e fez uma partida muito sólida. Com 25 minutos do primeiro tempo, o placar já era de 3 a 0. O primeiro gol foi marcado por Rodman e a atacante Swanson anotou os outros dois gols. Destaque também para a capitã Horan, que deu dois passes para gols. Para melhorar o cenário dos EUA, a Zâmbia teve uma jogadora expulsa. Zulu recebeu cartão vermelho após destruir uma clara ocasião de gol. O jogo foi apitado pelo brasileiro Ramon Abatti Abel, que com o auxílio do VAR, tomou essa decisão. Com o placar e o jogo controlado, a treinadora dos EUA, Emma Hayes, substitui suas principais jogadoras para poupá-las fisicamente. Mesmo com as mudanças, a seleção americana continuou pressionando, mas não chegou ao quarto gol.

Alemanha e EUA estão empatados em todos os critérios de desempate e dividem a liderança do grupo no momento. Austrália se posiciona na terceira colocação e a Zâmbia é a última colocada.
Grupo C
Após uma surpresa no início do jogo, a Espanha reverteu o placar e venceu o Japão por 2 a 1 no Stade de la Beaujoire, em Nantes. Os minutos iniciais do jogo foram de muito equilíbrio e como era esperado, as espanholas tendo muita posse de bola e as japonesas apostando nos contra-ataques. Aos 13 minutos, a meio campista Fuijino abriu o placar para o Japão. A partir desse momento, o jogo foi dominado pela seleção espanhola, que teve o total domínio das ações no restante do primeiro tempo. Aos 22 minutos, Bonmatí, atual melhor jogadora do mundo, marcou e deixou tudo igual na partida. O protagonismo espanhol continuou e cresceu ainda mais na segunda etapa em busca da vitória. Com maior volume de jogo, a Espanha chegou ao segundo gol na marca dos 29 minutos, com uma bela conclusão de Caldentey, que terminou nas redes, após passe de Bonmatí. O Japão continuou com sua postura mais defensiva e com objetivo de explorar os ataques em velocidade, mas não aproveitou da melhor maneira as poucas chances que teve e saiu derrotado na estreia.

Em jogo mais difícil do que imaginado e com destaque de Marta e Lorena, o Brasil venceu a Nigéria por 1 a 0 no Matmut Atlantique, em Bordeaux. O jogo começou equilibrado e com a esperada forte e encaixada marcação nigeriana. Por volta dos 16 minutos, A Nigéria obrigou a goleira brasileira Lorena a fazer duas grandes defesas com um arremate a queima roupa e outro de longa distância. Na sequência do primeiro tempo, o Brasil teve mais iniciativas dentro de campo e criou chances para abrir o placar. Aos 35 minutos, Marta fez 1 a 0, mas o gol foi anulado por impedimento na jogada. Logo em seguida, Marta deu um passe magistral para Gabi Nunes marcar e colocar a seleção brasileira na frente. Na etapa final, o Brasil foi a equipe que mais esteve perto do gol. Marta quase balançou as redes em duas oportunidades, uma acertando a trave e outra obrigando a goleira Nnandozie a fazer uma boa defesa. A Nigéria lutou, mas não teve forças para buscar a reação dentro da partida e estreou com uma derrota. A partida ainda marcou a volta aos gramados de Kerolin, que não atuava há 8 meses.
A Espanha, atual campeã do mundo, e é líder do grupo em função do critério de gols marcados em relação ao Brasil, que se coloca na segunda posição. Estreando com derrotas, o Japão é o terceiro colocado e a Nigéria é a última.
A segunda rodada do futebol feminino ocorrerá neste domingo (28). Assim como na estreia, todos os jogos acontecerão no mesmo dia. O Brasil enfrenta o Japão às 12h (horário de brasília) no Parc des Princes, em Paris e pode carimbar a classificação em caso de vitória.

Um comentário sobre “Brasil estreia com vitória no futebol feminino; confira todos os resultados”