Confira os principais shows de agosto no Rio 

Foto Capa: “Forfun” à esquerda (créditos: reprodução/eventim); “Caetano e Bethânia” no meio (créditos: reprodução/ticketmaster); Roberto Carlos à direita (créditos: reprodução/vejario)

Por Arthur Líbero

1- BK’ (02/08 e 03/08) 

(créditos: reprodução/cnnbrasil)

Um dos nomes mais conhecidos da lona mais famosa do Rio de Janeiro, o rapper BK’ está de volta ao Circo Voador para apresentar o show da turnê “Icarus: A Apoteose”, que foi um sucesso absoluto em duas apresentações em São Paulo, e traz o repertório de seu novo disco, “Icarus”, que conta com parcerias com Marina Sena e Luccas Carlos. 

No Rio, o show terá abertura do rapper Akiro Presidente. Além do repertório inédito, BK’ também pode cantar seus sucessos já conhecidos, como “Luzes”, “Lugar na Mesa”, “Nome Nas Ruas” e “Tudo Mudou e Nada Mudou”. 

O Circo Voador fica localizado nos Arcos da Lapa e os shows ocorrerão nos dias 2 e 3 de agosto, respectivamente sexta e sábado, às 20h.  

2 – Caetano e Bethânia (03/08 a 11/08) 

(créditos: reprodução/exame)

No Brasil, curiosamente, existem famílias de artistas que marcam a cultura do país. A exemplo disso está a família Gil; a dupla Sandy e Júnior, filhos de Chitãozinho e Xororó; ou mesmo os Mutantes com os irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Baptista. Dois dos maiores nomes da música popular brasileira, curiosamente, são irmãos. Caetano Veloso e Maria Bethânia são dois dos símbolos mais importantes da Música Popular Brasileira.  

Agora, depois de muitos anos com pedidos dos fãs, Caetano e Bethânia se juntam para fazer uma turnê inédita com um show unindo o repertório de ambos os artistas, e eles irão rodar o Brasil a partir de agosto de 2024 se apresentando nos principais estádios e arenas do país. E o primeiro show será no Rio de Janeiro, cidade querida pela dupla.  

O show acontecerá nos dias 3, 4, 10 e 11 de agosto às 21h, na Farmasi Arena (antiga Jeunesse Arena), na Barra da Tijuca.  

3- Gilsons (03/08) 

(créditos: reprodução/wikpedia)

O trio “Gilsons”, formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil, iniciou sua carreira de forma promissora e independente em 2018. Já no ano seguinte, quando lançaram o EP “Várias Queixas”, a música título conquistou milhares de fãs no Brasil que pararam para ouvir tudo o que os músicos passariam a lançar a partir de então. 

Em 2022, portanto, eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio, chamado “Pra Gente Acordar”, com canções como “Deixa Fluir” com o grupo Big Up; “Algum Ritmo”, com Jovem Dionísio; e um remix de “Love, Love” feito por Alok. Agora, eles estão encerrando a turnê que divulga o álbum, e uma das últimas cidades a receber o espetáculo será o Rio de Janeiro. 

O show acontecerá no sábado, dia 03 de agosto, às 21h na Fundição Progresso, no bairro da Lapa.  

4- Ferrugem (03/08) 

(créditos: reprodução/vejasp)

Ao longo de 10 anos de carreira, Ferrugem acabou ganhando destaque dentro do gênero pagode e conquistando milhares de fãs no Brasil inteiro. Jheison Failde de Souza, como o artista foi batizado ao nascer, celebrará esse marco, relembrando toda a sua caminhada na apresentação que fará na capital carioca, contando inclusive com os primórdios de sua história artística, como os primeiros shows em rodas de pagode em Campo Grande, bairro fluminense onde cresceu. 

A relação longeva e genuína com seu público, assim como sua voz potente e personalidade carismática, fizeram do carioca um dos maiores fenômenos da música brasileira. Ele acumula indicações a diversos prêmios, como o Grammy Latino, o Prêmio Multishow e o Troféu Melhores do Ano (da TV Globo), além de se apresentar nas maiores plateias do país, como no reveillón de Copacabana e no festival Rock in Rio, onde será atração pela segunda edição consecutiva.  

O show vai acontecer no sábado, 03 de agosto, no Qualistage, dentro do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca às 22h. 

5- Péricles e Fundo de Quintal (09/08) 

(créditos: reprodução/folhadelondrina e site da baixada)

No mês de agosto, dois “gigantes” do samba vão apresentar um show inédito no Rio de Janeiro. Conhecido no mundo do samba como o “Rei da voz”, o cantor Péricles apresenta seu novo show “Céu Lilás – Ao Vivo”. O projeto, já disponível em todas as plataformas digitais, foi a maneira que o artista encontrou de “eternizar esse momento”.  

Todo sambista é um pouco Fundo de Quintal, afinal, são 45 anos de sucesso na Música Brasileira. Não é à toa que o conjunto é reconhecidamente o grupo do gênero mais premiado e respeitado da história. A longevidade do Fundo de Quintal não tem segredo e a receita é simples: generosidade musical. Ele é, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto, Neoci, Mario Sérgio, Ronaldinho e Ubirany. Verdadeiros padrinho das gerações de futuros sambistas.  

Esse encontro inédito vai acontecer na sexta-feira, dia 09 de agosto, a partir das 21h, no Espaço Hall, na Barra da Tijuca.  

6- Samuel Rosa (09/08) 

(créditos: reprodução/soubh)

Depois de uma longa espera após o fim de uma das maiores bandas do país, o Skank, o vocalista Samuel Rosa se prepara para viajar o Brasil com a nova turnê “Samuel Rosa Tour”. Depois da estreia em São Paulo, é a vez da capital carioca receber o cantor mineiro. 

O show novo traz algumas das músicas do álbum novo, “Rosa”, como o primeiro single lançado “Segue o Jogo”, e a elas vão se juntar composições próprias, que foram sendo lançadas durante os últimos 30 anos. Assim como tem feito nos shows solo, Samuel também interpreta novas releituras de músicas que gravou com outros artistas. 

A apresentação vai acontecer na sexta-feira, dia 9 de agosto, a partir das 21h no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo.  

7- Roupa Nova (17/08 e 18/08) 

(créditos: reprodução/IGgente)

Com mais de 20 milhões de cópias vendidas, 38 discos lançados e 35 temas de novela, a banda Roupa Nova segue sendo aclamada por milhares de brasileiros que atravessaram gerações ouvindo sucessos como “Do You Wanna Dance”, “Sapato Velho” ou “Dona”. Tudo começou em 1980 quando foram chamados para gravar um tema de final de ano da Rádio Cidade. Mariozinho Rocha, produtor naquela ocasião, sugeriu que o nome da banda mudasse para o que hoje é um nome conhecido e amado por todo Brasil. 

Depois de altos e baixos, como a perda do vocalista Paulo César Santos, o Paulinho, devido às complicações de covid-19, o grupo continuou de pé, chegando a gravar até um DVD ao vivo em homenagem aos 40 anos de carreira. Em 2024, eles continuam na estrada e estão prontos para a sua terceira temporada de shows no Rio de Janeiro. 

As apresentações do Roupa Nova acontecerão nos dias 17 e 18, respectivamente sábado e domingo, no espaço Ribalta, na Barra da Tijuca. 

8- Forfun (23/08 a 25/08) 

(créditos: reprodução/allianzparque)

O retorno das bandas que fizeram sucesso nos anos 2000, como Nx Zero e Restart, também atingiu um dos grupos mais aclamados pelos adolescentes dessa geração. Apesar de ter anunciado o fim de suas atividades em junho de 2015, o Forfun até hoje mantém um lugar cativo na memória dos fãs. Tanto que, ao lançar, em fevereiro de 2021, o primeiro disco oficial da carreira, “Teoria Dinâmica Gastativa”, nas plataformas de streaming, Forfun foi parar nos Trending Topicsdo X (Twitter). Em 2022, a banda lançou o DVD “Forfun ao Vivo na Fundição”, com transmissão ao vivo no canal oficial da banda no YouTube. O show foi originalmente gravado em dezembro de 2015, na apresentação de sua turnê de despedida, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. 

O Forfun retorna aos palcos com a turnê ”NÓS”. Serão duas apresentações em 2024, ano em que a banda completaria 23 anos de estrada. A apresentação está fundamentada em quatro pilares principais: ALEGRIA; OTIMISMO; UNIÃO e REFLEXÃO, que é justamente o que os integrantes do Forfun pretendem levar para o público.  

O show vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 (sexta, sábado e domingo), às 21h, na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. 

9- Roberto Carlos (31/08 e 01/09) 

(créditos: reprodução/aloalobahia)

O “Rei” de muitos brasileiros sempre se antecipa um pouco do Natal trazendo uma turnê inédita, que prepara os fãs para o que será o especial da TV Globo no final do ano. Desta vez, Roberto apresenta a turnê “Eu Ofereço Flores 2024”, com um show que conta com os principais sucessos de sua carreira, apresentados de uma forma diferente.  

O cantor nascido em Cachoeiro de Itapemirim, tem sua história contada nas ruas do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, quando se juntou com Erasmo Carlos e Tim Maia para, juntos, lançarem o conjunto “The Sputniks”. Com o tempo, Roberto acabou chamando a atenção do produtor Carlos Imperial e ganhou seu espaço na TV com o programa “Jovem Guarda”, apresentado pelo próprio músico ao lado de Erasmo e Vanderléa.  

Com 83 anos de idade, e quase 70 de carreira, o “Rei” se apresentará nos dias 31 de agosto às 21h; e 01 de setembro (domingo) às 20h, no Qualistage, na Barra da Tijuca. 

10- Maneva (31/08) 

(créditos: reprodução/g1)

O Maneva é uma banda de reggae de São Paulo. Formada por 5 grandes amigos, Tales de Polli (voz e violão), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria), a banda já conquistou mais de 10 premiações e 1,5 bilhão de streams nestes 19 anos de estrada. 

O grupo possui quinze álbuns, entre estúdio e ao vivo, 1 single diamante, 1 single platina duplo, 1 disco de platina, 4x singles de platina, 3x singles de ouro e 1 disco de ouro. Eles conquistaram ainda mais o país com a turnê do álbum “Tudo Vira Reggae”, que transformou diversos hits de diferentes gêneros musicais no seu estilo principal. Seu último single “A Solidão” marca uma nova era da banda, que estreou nos palcos do Lollapalooza em 2024.  

O grupo se apresenta no sábado, dia 31 de agosto, às 22h, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo.  

Deixe um comentário