Léo Amato assume coordenação de Publicidade na UniFacha 

(Foto Capa: reprodução/Danilo Alves) 

Por Arthur Líbero

A UniFacha está passando por um novo ciclo. Agora, além de ser creditada como Centro Universitário, a UniFacha promete novas mudanças para os alunos, e uma delas já começa em um dos cursos da instituição. 

O curso de Publicidade e Propaganda está de cara nova. Depois de ser coordenado com muito empenho e dedicação pela professora Renata Nogueira, agora ela passa o bastão para o professor Léo Amato.  

Como publicitário e estrategista criativo, Léo já trabalhou em algumas das principais agências do Rio de Janeiro, onde acompanhou de perto as mudanças que o mercado publicitário sofreu ao longo dos anos e como o avanço tecnológico possibilitou o uso de novas ferramentas para contribuir com o dia a dia dos profissionais de propaganda.  

Professor e Publicitário  

Léo começou a frequentar as salas de aulas como professor logo após deixá-las como aluno. Com isso, sua carreira sempre andou dividida entre a docência e a publicidade, “atuo no mercado publicitário desde os meus dezessete anos, começando pelo estágio. Mas em paralelo a isso, eu já dava aulas. Então logo depois que eu me formei, comecei a lecionar em alguns lugares, e aqui na UniFacha foi um dos primeiros lugares onde trabalhei como professor de pós-graduação. Então, como professor-convidado, eu já dou aula aqui na faculdade há mais de 15 anos. Agora, com a nova oportunidade que a professora Renata recebeu fora do país, eu fui chamado para integrar o time de coordenadores UniFacha nesse momento em que a faculdade ganha uma nova proporção como universidade”. 

Na sua carreira fora das faculdades, ele também já passou desde agências até a criação de seu próprio negócio, onde atuou também como consultor, “apesar de dar aulas, eu nunca abandonei o mercado de trabalho, eu cheguei inclusive a ter minha própria agência de publicidade, trabalhei muito com o mercado de beleza e também com influenciadores digitais. Depois disso, abri uma consultoria voltada para marketing focada, principalmente, no mercado B2B. Lá eu trabalhei com indústria de transformação e negócios em empresas, como logística”. 

Léo acredita no potencial que a universidade tem em formar grandes profissionais no futuro, “uma das principais coisas que a UniFacha tem é a tradição. A gente está falando de uma instituição que possui mais de 50 anos sendo referência na área de comunicação, com um corpo docente que é muito reverenciado e lembrado, que formou muitos profissionais que estão hoje em destaque no mercado tanto de publicidade, quando de jornalismo ou design, e eu acredito que a gente conseguiu juntar o melhor dos mundos, porque nós temos uma grade curricular extremamente atualizada com assuntos que são pertinentes com o que o mercado necessita, além de termos uma tradição como instituição de ensino”. 

Objetivos e Novidades no curso de Publicidade 

Assim como é feita na metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), usada em todos os cursos na faculdade, Léo pretende investir ainda mais na aprendizagem prática, “o meu objetivo é que a gente consiga implementar muitos exemplos práticos aqui dentro, fazendo com que os alunos consigam incrementar ainda mais o portfólio deles se direcionando mais para o que o mercado de trabalho está querendo, para que assim eles possam ser escolhidos antes em qualquer processo seletivo”. 

(créditos: site unifacha/cpp)

Ele também elogia a atual grade curricular do curso de Publicidade e promete adicionar outros elementos que possam ajudar os alunos a ampliarem sua visão acerca de outros assuntos, “eu acredito que nós temos um currículo muito bom atualmente, que dialoga muito bem com questões envolvendo a inteligência artificial e novas demandas de plataforma, então eu quero incentivar mais esses itens que estão sendo fundamentais hoje em dia e que podem fazer um aluno da UniFacha sair na frente. Por isso, eu não pretendo fazer mudanças na grade curricular, mas quero promover uma ampliação no olhar dos estudantes a respeito do que é a economia criativa e o olhar empreendedor para que eles estejam cada vez mais preparados para trabalharem não somente em agências de publicidade, mas também para que eles tenham capacidade de abrir seus próprios negócios dentro da área criativa”.  

Apesar de não prometer mudanças na grade curricular, Léo ainda garante novidades, “por enquanto eu não posso revelar, mas a gente quer trazer algumas novidades para o curso de Publicidade, mas isso ainda está na fase de ‘gestação’. Eu também quero trazer alguns nomes para cá, pois tenho alguns amigos do mercado de trabalho que eu gostaria de trazer aqui para os alunos conhecerem e poderem fazer essa troca com eles”. 

(créditos: reprodução/instagram/@faculdadefacha)

Para seus alunos, Léo espera um futuro promissor em suas carreiras, fazendo o possível para contribuir com isso, “o meu desejo é que antes de formarem, os alunos já estejam inseridos no mercado de trabalho e que eles continuem mantendo o legado de serem profissionais formados pela UniFacha”. 

As aulas presenciais e os EADS começam no dia 12 de agosto, e a faculdade vai receber uma série de atividades para marcar esse retorno. Uma delas, será a palestra “Atituide Criativa”, com o coordenador Léo Amato, que vai ocorrer no próximo dia 13 de agosto, terça-feira, às 19h no auditório da UniFacha.  

Deixe um comentário