Foto capa: Reprodução/Paris 2024
Por Clara Jares
A ginasta brasileira Bárbara Domingos estreou nas Olimpíadas de Paris 2024 com uma performance memorável e histórica na fase classificatória do individual geral de ginástica rítmica, realizada nesta quinta-feira, 8 de agosto, na Arena La Chapelle. Aos 24 anos, Bárbara se tornou a primeira atleta brasileira a se classificar para a final da modalidade em uma Olimpíada, assegurando sua vaga com um total de 129.250 pontos.
Boas Séries e Emoção nas Primeiras Apresentações
A competição teve início com as séries de bola e arco, nas quais Bárbara se destacou. Na apresentação com a bola, ao som da música “Je Suis Malade”, de Lara Fabian, Bárbara, vestindo um collant vermelho brilhante, executou uma performance complexa e dramática. Apesar de ter sofrido uma pequena penalidade de -0.05, a ginasta alcançou uma pontuação de 33.100, que a colocou em sétimo lugar após essa primeira rotação.
Na sequência, Bárbara voltou a brilhar na série com arco, embalada pela música “Circle of Life”, do filme “O Rei Leão”. Com um collant verde e amarelo, ela demonstrou grande controle e habilidade, o que lhe rendeu 34.750 pontos. Essa excelente pontuação a posicionou na terceira melhor da rotação e a levou ao sexto lugar geral, com uma média de 67.850 pontos.
A emoção foi evidente ao receber a nota pelo arco. Bárbara não conseguiu conter as lágrimas, sendo abraçada por sua treinadora, Anna Sylvia Borges Pasternak. Esse foi um dos momentos mais emocionantes de sua carreira, mostrando o quanto essa jornada olímpica significa para a ginasta.

Disputa Acirrada e Superação na Classificação
Na segunda metade das classificatórias, Bárbara enfrentou dificuldades na série com fita, somando 31.700 pontos e caindo para a sétima posição geral. No entanto, ela mostrou resiliência e voltou a brilhar na apresentação com as maças, onde conquistou 30.200 pontos, garantindo sua classificação para a final. Com um total de 129.250 pontos, Bárbara terminou a fase classificatória na oitava posição, assegurando a inédita vaga para o Brasil na final do individual geral.
Expectativas para a Final e o Futuro da Ginástica Rítmica Brasileira
Bárbara Domingos chega à final com grandes expectativas, não apenas pela sua histórica classificação, mas também pelos seus resultados impressionantes ao longo do ciclo olímpico. Medalhista de ouro no individual geral, bola e fita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, além de prata no arco e maças, Bárbara provou ser uma das ginastas mais talentosas de sua geração.
A final do individual geral, que aconteceu nessa sexta-feira, 9 de agosto, às 9h30 (horário de Brasília), foi um grande desafio para a ginasta, que não conseguiu a medalha inédita para o Brasil na ginástica rítmica e terminou em 10º. Sua trajetória até aqui já é um marco para o esporte brasileiro, e a expectativa é que o esporte apenas cresça no país.

Um comentário sobre “Bárbara Domingos Faz História em Estreia Olímpica”