Foto Capa: reprodução/unifacha
Por Arthur Líbero
Desde 1971 formando gerações de novos e importantes profissionais do país, as Faculdades Integradas Hélio Alonso entram em um novo ciclo. Após 52 anos de dedicação e excelência acadêmica, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) credenciou a FACHA oficialmente como Centro Universitário.
Essa mudança traz algumas transformações tanto para os alunos, quanto para os colaboradores e professores, que dedicam parte de suas vidas para a troca de experiências dentro de um espaço cada vez mais plural.
Agora, a tradicional “Facha” passará a ser “UNIFACHA”. O Centro Universitário já é conhecido por ser referência na área da Comunicação, trazendo cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema, além de Administração, Marketing, Direito e Design Gráfico.
A UNIFACHA já é conhecida pela formação de alguns dos nomes mais importantes do mercado, como Tim Lopes, Ancelmo Gois, Arthur Xexéo, Roberto Cabrini, Carla Vilhena, Rodrigo Paiva, Lília Telles, Renata Capucci e Genilson Araújo; além de também ter participado da vida acadêmica de grandes novos talentos, como Casemiro Miguel e Tati Machado.
Localizada em Botafogo, no coração do Rio de Janeiro, a UNIFACHA também é um importante polo cultural da cidade, desde os sarais realizados em meados dos anos 1970, inclusive com participação da cantora Cássia Eller, até as mostras de Diversidade e Cultura, promovidas pelos alunos, em 2024.

Com o reconhecimento feito pelo MEC, novas oportunidades surgirão para que, cada vez mais, professores, coordenadores e diretores acadêmicos consigam ampliar ainda mais o ambiente de ensino para seus estudantes, se aprofundando cada vez mais em pesquisas e extensão, além de poder oferecer uma variedade maior de cursos de extensão, graduação e pós-graduação, a fim de preparar melhor seus alunos que almejam por uma carreira de sucesso.

A diretora acadêmica da UNIFACHA, Flávia Maranho, explica a importância da transformação da faculdade em Centro Universitário, “durante mais de 52 nós sempre fomos uma faculdade, e para o Ministério da Educação existem 3 grandes status para um centro de ensino superior que são Faculdade, Centro Universitário e Universidade. Cada um desses níveis te dá direitos e responsabilidades. Enquanto faculdade, você tem menos autonomia, ou seja, agora nós ganhamos muito mais autonomia para tomar certas decisões que antes precisavam passar pelo MEC, e isso demorava muito, entre 2 e 3 anos. Agora, basta uma decisão ser tomada pelo próprio Conselho Superior da UNIFACHA”.
Entre as decisões que a UNIFACHA passa a ter direito de tomar, estão a criação de novos cursos (exceto Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia, que qualquer instituição de ensino, independentemente de seu status, precisa passar por autorização do MEC), o aumento do número de vagas para qualquer curso do Centro Universitário, e a emissão dos próprios diplomas, que antes precisavam ser aprovados por outra instituição de ensino já credenciada.
Flávia ainda acrescenta que as mudanças que surgem com a nova certificação não irão afetar diretamente os alunos do Centro Universitário, “a vida no campus vai continuar sendo a mesma, não haverá grandes mudanças em grades nem em rotinas. A mudança será apenas institucional, então terão mudanças na logomarca e na identidade visual da nossa instituição, mas o credenciamento da UNIFACHA não vai impactar na rotina nem dos professores e nem dos estudantes em suas vidas acadêmicas”.
Ela ainda relembra como foi o processo de aprovação do MEC, destacando os desafios enfrentados pela instituição para que fosse credenciada, “desde que o Centro Universitário se tornou uma possibilidade, ele foi desejado pela FACHA, então foi uma luta de algumas décadas para conseguirmos esse reconhecimento. Nos últimos anos, colocamos uma atenção especial nas questões regulatórias, na documentação da faculdade e nas atividades que nós fazíamos para mostrarmos tudo isso para o MEC. Então quando, em abril de 2023, nós tivemos uma visita para o recredenciamento da instituição e tiramos a nota máxima, 5, nós aproveitamos essa visita para dizer que nós cumprimos todos os requisitos que eles colocam para nos tornarmos um Centro Universitário, então nós pedimos essa transformação. Esse processo demorou pouco mais de um ano até que, na segunda-feira, dia 29 de julho, nós tivemos uma portaria publicada no Diário Oficial reconhecendo nossa instituição como Centro Universitário.
Flávia ainda ressalta a responsabilidade ainda maior que a UNIFACHA passa a ter como Centro Universitário, “o Centro Universitário nos dá muitos direitos, mas também muitas responsabilidades. É claro que vamos ser avaliados constantemente pelo MEC para eles terem certeza de que nós estamos cumprindo com a nossa missão e oferecendo o melhor ensino para os nossos alunos”.
Na próxima segunda-feira (12), quando retornam as aulas, os alunos serão apresentados à nova logomarca oficial da UNIFACHA e uma palestra vai explicar as mudanças que irão ocorrer dentro da instituição. É a partir das 9h30 no auditório.
