Roberta Medina leva o Rock in Rio para a Rio Innovation Week

Foto Capa: Roberta Medina à esquerda (Foto: reprodução/rioinnovationweek); Rock in Rio à direita (Foto: reprodução/rockinrio)

Por Arthur Líbero

O segundo dia da Rio Innovation Week, quarta-feira (14), recebeu a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina. A produtora, que também é responsável pela empresa Rock World, que produz o festival, compartilhou com o público que esteve presente, no auditório RIW TALKS, as histórias que fizeram um dos maiores eventos de música do mundo se tornarem uma marca mundial e chegar aos seus 40 anos com uma edição histórica.  

No início da palestra, Roberta começou contando as dificuldades que seu pai, Roberto Medina, sofreu na realização da primeira edição do evento, visto que o país não era habituado a receber shows de grandes artistas e que era necessário um investimento muito grande para o evento acontecer.  

(créditos: reprodução/AgenciaEnquadrar)

Grandes nomes, como Queen, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, ACDC, Al Jarreau, Rod Stewart e James Taylor foram contratados graças à ajuda de Frank Sinatra, que fez o maior show de sua carreira no estádio do Maracanã graças à Roberto. O cantor ligou para a imprensa anunciando o que o publicitário estava fazendo e, no dia seguinte todos os jornais divulgaram que “o maior evento de música do mundo” aconteceria no Brasil e, logo, as bandas que anteriormente não acreditavam na realização do festival fizeram fila na porta do hotel onde estava hospedado o publicitário para assinarem seus contratos.  

Hoje com 46 anos, Roberta disse na palestra que não lembra do que vivenciou durante os 10 dias que pararam o Brasil e o mundo para assistir o maior evento musical de todos os tempos desde Woodstok. Mas ela lembra dos meses que sucederam os dias de festa e como isso a traumatizou. “Pouca gente sabe dessa história, mas na época, o então governador do Rio, Leonel Brizola, achava que o Roberto (Medina) queria se candidatar a algum cargo político já que ele conseguiu ganhar muita popularidade entre os jovens por causa do Rock in Rio. Então, ele só permitiu que o evento acontecesse caso ele assinasse um termo dizendo que a Cidade do Rock seria destruída após seus dez dias de funcionamento”, contou. De fato, após a primeira edição do Rock in Rio, toda a estrutura do festival foi demolida e isso ocasionou uma grande crise financeira na família Medina, “eu e meu irmão mudamos de escola e, até hoje, me lembro de quando pregamos o cheque da última parcela do boleto de uma grande dívida que tivemos”. 

(créditos: reprodução/AgênciaEnquadrar)

Porém, Roberto Medina não desistiu de seu sonho, mas precisava de um gatilho para voltar atrás e tentar fazer o Rock in Rio novamente. Esse gatilho veio com um sabor doce e em forma de refrigerante. A Coca Cola precisava de um evento musical para confrontar a Pepsi Music, e insistiu para que Medina botasse de pé a segunda edição do Rock in Rio, algo que sua filha Roberta foi contra “eu não podia acreditar que eles queriam trazer de volta um projeto que nos fez sofrer tanto”. Entretanto, a função social que o festival poderia trazer foi algo que chamou a atenção da publicitária, “eu só topei continuar com aquela ideia porque haveria ali um espaço para debatermos sobre uma forma de melhorar o mundo, que estava, e ainda está, cheio de guerras, violência, desigualdade e fome. Foi então que criamos o ‘Rock in Rio: Por Um Mundo Melhor”. 

(créditos: reprodução/AgenciaEnquadrar)

Atualmente, o Rock in Rio se mantém mais vivo do que nunca, reunindo os principais nomes da música nacional e internacional, com vendas em tempo recorde. A próxima edição acontece em setembro de 2024, e Roberta revelou algumas das novidades que o público vai conferir. “A Cidade do Rock está diferente. O Parque Olímpico passou por algumas mudanças, hoje nós não temos, por exemplo, uma piscina fixa que ficava no meio do evento. O Palco Sunset também está maior e em uma posição diferente, abrigando shows de artistas de grande porte, assim como no palco mundo. Agora, o horário das apresentações será completamente intercalado, começando pelo Sunset e terminando no Palco Mundo. E acho que a mudança mais incrível de todas é a chegada do sertanejo aos nossos palcos, pois se trata do estilo mais ouvido pelos brasileiros, e eles serão representados em um dia que será dedicado exclusivamente aos artistas do nosso país”, contou. 

O Rock In Rio 2024 acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21, e 22. Entre as atrações estão Travis Scott, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Evanescence, Ed Sheeran, Katy Perry, Shawn Mendes, Akon e Cyndi Lauper e Mariah Carey. Quatro dias já estão esgotados e ainda há ingressos à venda.  

Um comentário sobre “Roberta Medina leva o Rock in Rio para a Rio Innovation Week

Deixe um comentário