Foto Capa: reprodução/UNIFACHA
Por Arthur Líbero
Um dos projetos mais relevantes promovidos pela UNIFACHA é a Iniciação Científica (IC). Trata-se de trazer os métodos científicos para o domínio do estudante, pois ele se juntará com um professor da faculdade para realizar um projeto de pesquisa a partir de uma linha pré-determinada, com o objetivo de fortalecer os conhecimentos acerca de um tema importante e relevante para os estudantes da área. Vale lembrar que o estudante pode se dedicar a um projeto de um curso que está fora de sua disciplina. Um aluno de Jornalismo, por exemplo, poderá pesquisar sobre um tema da área de Publicidade.

A coordenadora do projeto, a professora Paulina, reafirma os benefícios que o programa oferece, “como o nome já diz, o aluno vai iniciar na pesquisa aprendendo como se faz uma análise a partir do tema de uma graduação. Para isso, ele vai usar métodos, técnicas e normas para a redação de trabalhos que, futuramente, ele pode usar como portfólio em seu currículo. O aluno que faz a Iniciação vai para a sala de aula com um grande avanço, tendo uma visão de mundo mais ampla e um conhecimento específico que pode ser importante para a sua carreira”.

(Foto 2)
Entre outras vantagens do projeto, está o ponto de partida para as jornadas de TCC, que exigem uma abordagem semelhante ao que é feito na Iniciação Científica. O estudante Haroldo Mourão, por exemplo, é do sexto período de Cinema e fez uma pesquisa a respeito dos Formatos de Documentários Musicais, que teve como base os documentários já feitos sobre a cantora Maria Bethânia. “Decidi fazer por estar na minha segunda graduação, dessa vez em cinema, e achei que seria um bom ponto de partida para o meu TCC”, contou ele.

Ele também destaca a importância acadêmica que o projeto tem para o desenvolvimento de trabalhos que envolvem a pesquisa, “aprendi e continuo aprendendo muito o quanto é importante a pesquisa. Sem uma boa base o artigo pode ter um desenvolvimento que não rende muito e talvez seja necessário repensar o tema. Por isso ela é muito importante”.
Além de indicar a Iniciação Científica para os que desejam se inscrever, Haroldo também fala sobre o auxílio que teve de seus professores orientadores, “eu indico a Iniciação. Tenho dois excelentes orientadores, a Letícia Ramos e o professor Guto Neto que me ajudam a desenvolver o artigo e tirar as minhas dúvidas”, e dá dicas para quem está no processo seletivo, “escolha um tema que você vai ter prazer em escrever e desenvolver. Acho que esse é o principal conselho, porque você vai passar um bom tempo imerso nos autores, pensadores e referências a partir do tema que escolher”.

Para os participantes, são oferecidas bolsas de 20% na mensalidade líquida com vigência de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025; mas os interessados podem atuar como voluntários e receberão um certificado com horas de atividades complementares ao final do projeto. Além disso, o aluno terá uma publicação em seu nome que poderá ser utilizada em seu currículo, se trata de um e-book com os artigos de todos os projetos da jornada de Iniciação Científica. Vale lembrar, também, que ele tem liberdade de publicar seus artigos em outros materiais, como livros e revistas.
As inscrições vão até 06/09/2024, pela Secretaria Virtual: https://facha.edu.br/iniciacao-cientifica , e as entrevistas ocorrerão no dia 10 de setembro de 2024 e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 17 de novembro no site da Facha em: Nossa Produção/Iniciação Científica.
