Foto de capa: Elementos do Balletcore (Reprodução/Pinterest)
Por Luiza Carolina Castro
Se você é entusiasta da moda e acompanha as tendências, é provável que já tenha ouvido falar do termo ‘Balletcore’. Desde 2021, esse conceito tem ganhado destaque para descrever um conjunto de tendências com inspiração no universo das bailarinas.
Esse estilo começou a ganhar destaque com a coleção de inverno da Miu Miu em 2022. Na coleção, tecidos acetinados em tons suaves, como rosa e azul pastel, foram usados em roupas, sapatos e acessórios, com ênfase especial nos tradicionais sapatos de bailarina. Após isso foi possível observar o retorno das sapatilhas e o crescimento dos penteados com laços.

A popularidade e valorização de referências e símbolos tradicionalmente femininos pode ser a principal razão para o impacto duradouro dessa tendência, que continua a conquistar seu espaço anos após seu surgimento. Isso é algo raro, especialmente em uma época em que as novidades surgem e desaparecem com uma velocidade impressionante.
Antigamente, a cor rosa, as pelúcias e os detalhes extravagantes eram alvo de estereótipos, facilmente associados a uma imagem de “patricinha”. Hoje, no entanto, esses elementos se tornaram a base para um visual estiloso e moderno.
Se você gosta dessa estética, veja a seguir quatro formas de aplicar essa tendência no seu dia a dia.
1 – Sapatilha
Como o principal ícone do Balletcore, as sapatilhas estão vivendo um novo auge. Elas são super versáteis: experimente combiná-las com um conjunto de moletom para um visual contrastante ou use-as com meia e saia rodada para um estilo mais romântico.

2 – Cardigã entrelaçado
Que tal adotar o cardigã cropped, que as bailarinas amarram na cintura com fitas durante os ensaios? Para um look mais literal, pode ser combinado com uma saia da mesma cor e, se preferir algo mais casual, também pode ser usado com uma calça jeans e uma regata

3 – Laços
Os laços estão mais em alta do que nunca nesse ano, sendo incorporados não só em penteados, mas também em bolsas, acessórios e nas próprias roupas. Basta usar a criatividade e um laço bem bonito, que seu look estará digno da estética.

4 – Polainas
Incorporar um par de polainas é uma excelente maneira de destacar o estilo bailarina no seu visual, seja com sapatilhas ou outros tipos de sapatos. Esse acessório é versátil, e pode ser combinado com tudo.

5 – Volumes e camadas
Uma das formas mais fáceis de entrar no espírito do Balletcore é optar por peças com volume. Seja um vestido curto de tule volumoso ou uma blusa com acabamento de babado, esses detalhes chamativos chamam atenção em qualquer look, assim como uma apresentação de balé é repleta de teatralidade.

