Foto Capa: reprodução/instagram/@festivaloscarito
Por Arthur Líbero
O curso de Cinema da UNIFACHA irá promover o festival Oscarito de Cinema, que acontece no próximo sábado, 31 de agosto. O evento tem o objetivo de exibir produções feitas pelos próprios alunos de Centro Universitário que foram selecionadas por um júri composto por profissionais renomados no mercado de Cinema e Audiovisual e professores da Instituição.
O nome do festival é uma homenagem a Oscar Lorenzos, um dos maiores astros do cinema nacional entre os anos 1930 e 1960. Nascido na Espanha em uma família circense, ele migrou para o Brasil quando tinha apenas 1 ano de idade. Além de atuar no circo e, mais tarde, também no teatro, Oscarito fez sua estreia no cinema em 1935 com “Noites Cariocas”, onde contracenou com Grande Otelo e, juntos, tiraram várias gargalhadas de milhares de brasileiros.

Hugo Mello cursa do sétimo período de Cinema na UNIFACHA e é um dos organizadores do evento. Ele acredita que a experiência pode ser enriquecedora para os alunos, visto que o festival será promovido pela própria faculdade “Acho importantíssimo uma instituição do tamanho da UNIFACHA ter um festival próprio e desse tamanho. A UNIFACHA é referência em comunicação, além disso, vai ser muito bom para os alunos já terem essa experiência de festival ‘dentro de casa’”, disse. O estudante também possui altas expectativas com o novo festival, “acredito que essa primeira edição será maravilhosa e com certeza é o primeiro grande passo de um festival que chega pra ficar no cenário universitário carioca e brasileiro”.
Junto de Hugo, Breno Ramoa também trabalha na produção do evento. Ele também está no sétimo período do curso de Cinema e fala sobre a oportunidade que os alunos têm de mostrar seus projetos em um ambiente fora da faculdade, “a gente não está fazendo filme para matéria tal, a gente está fazendo filme para a gente, para o nosso trabalho, para o nosso portfólio. Normalmente a gente pega esses filmes incríveis que o pessoal faz aqui e que às vezes eles exibem no auditório, apresentam lá na AV2 e acabou. Jogar para um festival de cinema, inscrever em festivais, faz a gente saber que esses filmes têm muito potencial”.
Além dos dois alunos, o coordenador do curso de Cinema da UNIFACHA, Guto Neto, e o professor Rico Cavalcanti, idealizador do projeto, também estão participando da organização. Hugo destaca o apoio que recebeu dos dois mentores, “eles foram o grande norte por trás de tudo, até pelo fato de sermos estudantes e não podermos participar de algumas etapas essenciais do festival. O tempo todo eles foram bem atenciosos e cuidadosos”.
Já Breno, fala sobre a experiência que os profissionais possuem e como isso agregou no planejamento para a realização do festival, “o grande diferencial deles é a experiência, porque a gente entrou perguntando: ‘como é que a gente faz um festival de cinema?’, a gente tinha uma noção, mas na prática a gente não tinha feito. E a gente sempre chega num momento que a gente fica tipo, ‘tá, e agora?’ A gente recorre a eles. Tem também um momento que a gente está seguindo, mas a gente se pergunta: ‘pô, será que a gente tá fazendo certo?’ então nós os consultamos. Ter esse suporte deles foi primordial, para realização do festival”.
Os organizadores esperam realizar futuras edições do Festival Oscarito, para isso, Hugo dá algumas dicas para quem pretende se inscrever nos próximos editais. “Acho que o mais importante e que sempre é relembrado pelos professores é olhar para os trabalhos de cada período de uma forma profissional. Cada trabalho feito para alguma matéria já é um portfólio e acho que o nascimento do Oscarito vai servir para que olhem com mais carinho para essa questão. Outra dica importantíssima é que fiquem de olho no Instagram do festival que em breve já estará divulgando as informações e dicas para a próxima edição”, diz.
As inscrições para a edição deste ano começaram no dia 08 de julho de 2024, e os alunos tiveram a chance de inscrever suas produções que foram feitas durante o ano de 2023. O tempo limite de cada obra foi estipulado em 20 minutos.
Os filmes pré-selecionados já estão disponíveis e podem ser acessados em: festivaloscarito.com.br, e estarão disponíveis somente até o dia 31 de agosto, depois eles serão exibidos no evento que vai acontecer entre 10h e 13h no Estação Net Botafogo, onde serão anunciados os vencedores do prêmio que, em seguida serão exibidos na grande tela. Os ingressos estão sendo distribuídos gratuitamente no site oficial, clicando aqui.

Confira agora as categorias do Oscarito:
– Melhor Filme de Ficção
– Melhor Documentário
– Melhor Filme Publicitário
– Melhor Filme Estrangeiro (produções de fora da UNIFACHA)
– Melhor Fotografia
– Melhor Roteiro
– Melhor Desenho de Som
– Melhor Trilha Sonora
– Melhor Montagem
– Melhor Pacote Gráfico
– Melhor Atriz
– Melhor Ator
– Melhor Atriz Coadjuvante
– Melhor Ator Coadjuvante
– Prêmio CineDiverso
– Melhor Filme Ensino Médio
Todas as informações sobre o Oscarito estão na conta: @festivaloscarito , no Instagram.
