Rock in Rio: Confira as atrações de 15 de setembro 

Foto Capa: reprodução/rockinrio

Por Arthur Líbero

O terceiro dia de Rock in Rio vai promover um grande encontro de diferentes gerações do rock em seus diferentes estilos. Anos 1980, 1990 ou anos 2000. Rock clássico, Rock progressivo e Heavy Metal. O line-up feito para quem gosta do estilo que faz parte do nome do próprio nome do festival. A banda Avenged Sevenfold será a principal atração do festival onze anos após uma apresentação história no evento. Confira. 

(créditos: reprodução/rockinrio)

1- Barão Vermelho 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Para começar o dia do Rock, o palco Sunset vai relembrar um dos principais momento da primeira edição do festival em 1985, quando o Barão Vermelho (ainda com Cazuza) pisaram pela primeira vez no maior palco do país. Com uma carreira que se estende por mais de quatro décadas, Barão Vermelho é uma das bandas mais icônicas do rock brasileiro. Com sua mistura única de rock e pop, a banda conquistou uma base de fãs leais e produziu uma série de sucessos atemporais. Formada em 1981, a banda teve uma influência significativa no cenário musical brasileiro e faz parte do “Quarteto Sagrado” do rock brasileiro da década de 1980. 

Ao longo de sua carreira, a banda passou por várias mudanças na formação, tendo, inclusive, Cazuza e Frejat como integrantes originais, mas manteve sua identidade musical única. Com músicas como “Por Você”, “Pro Dia Nascer Feliz” e “Bete Balanço”, Barão Vermelho se destacou pelo seu impacto e legado na história do rock brasileiro. A apresentação na edição de 40 anos do Rock in Rio acontece meses após o encerramento da turnê de 40 anos do grupo, que fez uma série de shows pelo país relembrando os maiores sucessos da banda.  

O show está marcado para às 15h30, no palco Sunset. 

2- Os Paralamas do Sucesso 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Outra banda que está comemorando 40 anos na estrada são os Paralamas do Sucesso. Com seu rock suingado, Os Paralamas do Sucesso ganharam destaque no cenário musical com o hit ‘Vital e sua moto’, em 1984, com o álbum ‘O Passo do Lui’, que tinha sucessos como ‘Meu erro’, ‘Óculos’ e ‘Romance Ideal’. Esse primeiro disco vendeu mais de 700 mil cópias. A mistura de sons que vai do pop aos experimentos eletrônicos, sem perder a essência característica do rock, fez com que Os Paralamas do Sucesso conquistassem seu espaço e se tornassem referência no meio musical e foi o primeiro nome do rock brasileiro a ser reconhecido internacionalmente. 

O primeiro show dos Paralamas no festival aconteceu em 1985, quando as plantas do camarim foram usadas de cenário para o grupo, ainda inexperiente, que tinha receio da recepção da plateia na época. Em 2011 eles voltaram ao palco Mundo e se juntaram aos Titãs e a Orquestra Sinfônica Brasileira para abrir a edição que marcava o retorno do evento para o Rio de Janeiro após 10 anos fora. Em 2015, eles abriram, com um show solo, um dia marcado por clássicos do Rock, como Elton John e Rod Stewart, e em 2019 abriram o palco principal para as bandas Imagine Dragons e Muse. Agora, eles estão de volta com a turnê que celebra os 40 anos de sucesso com um público cada vez mais fiel. 

O show está marcado para às 16h40, no palco Mundo. 

3 – Planet Hemp convida Pitty 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Depois de fazerem uma apresentação apoteótica no festival The Town ao lado do rapper Criolo, o Planet Hemp ganhou um espaço maior para fazerem seu próprio show. Formada no Rio de Janeiro, em 1993, seu estilo musical mescla elementos de rap, rock, funk e reggae, e suas letras são conhecidas por abordar questões sociais, políticas e culturais. A banda teve uma influência significativa no cenário do hip-hop brasileiro, especialmente na década de 1990. Alguns de seus sucessos incluem: “Legalize Já”, “Mantenha o Respeito” e “Phunky Buddha”.  

Mesmo nunca tendo tocado no Rock in Rio, alguns de seus integrantes já se apresentaram no festival. O rapper Marcelo D2, por exemplo, abriu o palco Mundo na edição de 2011 com seu show solo na mesma noite de Shakira e, no mesmo ano, BNegão se juntou à banda Matanza para uma apresentação inédita no palco Sunset, performance que ele repetiu em 2013, mas dessa vez com a banda Autoramas. 

Como convidada especial, o grupo chamará a cantora baiana Pitty, que também esteve no The Town em 2023, abrindo o palco principal no dia da banda Foo Fighters. Antes disso, a cantora só esteve no Rock in Rio em 2011, quando se apresentou no palco Mundo no dia comandado pelas bandas System of a Down e Guns N’ Roses. Em 2023, também, ela rodou o país com a turnê “ACNXX”, que comemorou os 20 anos do álbum “Admirável Chip Novo”.  

O show está marcado para às 17h50, no palco Sunset 

4- Journey 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Journey é uma das bandas com mais tempo de estrada do line-up. O grupo americano liderado pelo guitarrista Neal Schon é conhecido pela sua fusão única de rock, hard rock e pop. Uma das bandas mais populares dos anos 80, desde a formação do grupo, em 1973, Journey conquistou 25 álbuns de ouro e platina e vendeu quase 100 milhões de álbuns globalmente. Seu álbum “Greatest Hits” recebeu 18 discos de platina e o certificado de diamante, conquista que poucas bandas conseguiram. Em 2023, o clássico “Don’t Stop Believin’” (1981) foi eleito a “Maior Música de Todos Os Tempos” pela Forbes.  

Essa é a primeira apresentação dos norte-americanos no Rock in Rio. A única apresentação feita no Brasil foi em 2011, com a turnê que promovia o disco “Eclipse”. Mas o sucesso da banda continua e só aumenta com o passar dos anos, tendo conquistado diversos prêmios, entre eles, o Grammy e o American Music Awards. Eles já emplacaram 19 músicas no top 40 ao longo de sua carreira, como as clássicas “Open Arms” e “Who’s Crying Now”. 

O show está marcado para às 19h, no palco Mundo 

5- Incubus 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Incubus é uma banda americana de rock alternativo formada em 1991 na Califórnia. Com mais de 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Além de seu sucesso comercial, Incubus é conhecido por sua constante evolução musical, experimentando e incorporando novos sons em cada álbum. Já foram nomeados ao Grammy Awards e MTV Video Music Awards. Alguns de seus sucessos, são: “Drive”, “Stellar” e a lendária “Wish You Were Here”.  

O grupo já esteve no Rock in Rio 2017, quando tocaram no palco Mundo abrindo para as bandas The Who e Guns N’ Roses. O disco “Morning View XXIII”, lançado em 2024, deverá ser o foco da apresentação no festival. Falando em discografia, eles venderam mais de 23 milhões de álbuns e conquistaram bilhões de streams nas plataformas. 

O show está marcado para às 20h10, no palco Sunset 

6- Evanescence 

(créditos: reprodução/rockinrio)

O Evanescence é uma das principais bandas norte-americanas de rock alternativo que fez sucesso no início dos anos 2000. Comandada pela vocalista Amy Lee, que também se destaca em suas performances no teclado, o grupo alcançou o sucesso comercial e crítico com um estilo musical único, que combina elementos de rock e metal. Eles também são conhecidos pelas suas letras intensamente emotivas, elementos góticos e atmosferas sombrias. Dentre os seus maiores hits, podemos esperar uma multidão cantando “Bring Me to Life”, “My Immortal”, “Going Under”, “Call Me When You’re Sober” e “Lithium” na Cidade do Rock. 

O palco Mundo não é um lugar desconhecido por Amy e seus colegas, visto que eles já se apresentaram em 2011, assim como Pitty, abrindo a noite de System of a Down e Guns N’ Roses. Na época, o show foi o primeiro da turnê de um disco homônimo que foi lançado um mês depois. A última vinda ao Brasil foi no ano passado, quando fizeram uma grande turnê passando por várias cidades do país, como Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e encerrando com o maior show solo da banda no Allianz Parque, em São Paulo, para 40 mil pessoas. Agora, eles estão mais que preparados para se apresentar para uma plateia com mais de 100 mil espectadores na Cidade do Rock. 

O show está marcado para às 21h20, no palco Mundo 

7- Deep Purple 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Considerado um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno, Deep Purple é uma banda britânica de rock formada em 1968. Com mais de 50 anos de carreira, a marca da banda sempre foi a mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. Ao longo de sua carreira, o Deep Purple lançou inúmeros álbuns de sucesso, realizou várias turnês pelo mundo e deixou um legado duradouro no mundo da música. 

Algumas das músicas mais famosas do Deep Purple incluem: “Hush”, “Child in Time”, “Black Night”, “Highway Star” e “Smoke on the Water”. Essa é a primeira vez que o grupo se apresenta no festival e suas performances ao vivo são conhecidas por serem intensas, com riffs de guitarra poderosos e uma habilidade musical excepcional. 

O show está marcado para às 22h45, no palco Sunset. 

8- Avenged Sevenfold 

(créditos: reprodução/rockinrio)

A cada período em que as atrações do Rock in Rio começam a ser anunciadas, o Avenged Sevenfold sempre é um dos nomes mais pedidos pelo público e, dessa vez, eles aceitaram o convite. Com uma combinação única de metalcore, hard rock e elementos de heavy metal tradicional, a banda liderada pelo vocalista M. Shadows se tornou uma das mais influentes do gênero. Entre seus principais hits destacam-se “Bat Country”, “Almost Easy”, “Nightmare”, “Hail to the King”, e “The Stage”.  

A primeira vinda do Avenged Sevenfold ao festival ocorreu em 2013, quando o grupo abriu para a banda Iron Maiden. Na ocasião, Shadows disse no palco que o DVD “Iron Maiden Live In Rock in Rio”, de 2001, é o seu preferido e que seria um sonho se um dia eles conseguissem serem headliners do festival. Esse sonho vai se concretizar no dia 15 de setembro, quando eles encerram a noite dedicada ao Rock.  

O show está marcado para às 0h, no palco Mundo. 

Confira as atrações dos outros palcos: 

PALCO SUPERNOVA: 

15h – The Mönic convida Eskröta 

17h – Black Pantera 

18h30 – Crypta 

20h30 – Dead Fish 

GLOBAL VILLAGE: 

15h30 – Larissa Luz 

17h30 – Terra Celta 

19h15 – Anees 

ESPAÇO FAVELA: 

16h – Ster 

19h – MC Hariel 

21h – MC Poze do Rodo 

NEW DANCE ORDER: 

22h – RUBACK 

23h30 – BINARYH 

01h – Mila Journèe  

02h30 – Artbat 

Um comentário sobre “Rock in Rio: Confira as atrações de 15 de setembro 

Deixe um comentário