Conheça os 4 brasileiros que já venceram o Grand Prix da Itália

Foto capa: Reprodução/UOL 

Por Luna Cofré 

A próxima etapa da Fórmula 1 é uma das mais conhecidas e amadas entre entusiastas: O Autodromo Nazionale Monza. Localizado ao norte de Milão, na cidade de Monza, é conhecido como “Templo da Velocidade” por ser um dos circuitos mais rápidos do calendário da competição, com 5,793km e apenas 11 curvas. Além de tudo, é um dos únicos circuitos que esteve e continua presente no calendário oficial da categoria mundial após 74 anos. 

Créditos: reprodução/UOL 

Durante os anos, o Brasil não só se destacou na história do automobilismo com pilotos extremamente talentosos, mas também na história do autódromo italiano. Confira a lista dos Brasileiros que já venceram no Autodromo Nazionale Monza: 

  1. Emerson Fittipaldi  
Créditos: reprodução/ge.globo 

Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a vencer no circuito de Monza, 22 anos depois do primeiro ano do campeonato de Fórmula 1. O piloto se consagrou campeão pela primeira vez (foi campeão novamente em 1974) e garantiu o título de construtores para a Lotus durante a décima etapa do campeonato, em Monza. 

  1. Nelson Piquet
Créditos: reprodução/ge.globo 

O tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, está na lista dos maiores vencedores no circuito, com 3 vitórias (1983, 1986 e 1987). Porém, Nelson venceu o Grande Prêmio da Itália na única vez que foi disputada no circuito de Ímola, em 1980. Com isso, poderia se dizer que ele está em 2° lugar na lista de maiores vencedores, perdendo apenas o primeiro lugar de Michael Schumacher e Lewis Hamilton, empatados com 5 vitórias. 

  1. Ayrton Senna 
Créditos: reprodução/Motorsport Images/Rainer Schlegelmilch)

Ayrton Senna é indubitavelmente um dos melhores pilotos que já esteve na Fórmula 1, sendo lembrado até hoje por seus entusiastas que relembram momentos marcantes que Senna protagonizou. O piloto venceu o Grande Prêmio da Itália duas vezes, uma em 1990 e outra em 1992. Sua primeira vitória no circuito, no ano de seu segundo título mundial, foi extremamente dominante e marcante: Além de ter feito a pole position, volta mais rápida e garantindo a vitória em sua McLaren-Honda, ele quebrou a ‘Maldição de Monza’ que lhe tirou a vitória nos 3 anos anteriores. 

  1. Rubens Barrichello
Créditos: reprodução/Scuderia Fans 

Rubens Barrichello foi um dos que mais venceu uma corrida no autódromo de Monza, com três vitórias (2002, 2004 e 2009) e também o último brasileiro a estar no topo pódio. As vitórias em 2002 e 2004 foram especialmente emocionantes por estar na equipe da Scuderia Ferrari. Ele detém um recorde na pista, da volta mais rápida durante a prova de 2004, completando uma volta em apenas 1:21.046 (1 minuto, 21 segundos e 46 centésimos).  

O Grand Prix da Itália começará hoje (sexta-feira), às 8:30 da manhã, com os treinos livres 1 e 2 que serão transmitidos na Bandsports e F1TV Pro. No dia 31 de agosto haverá a classificação às 11 da manhã com transmissão na Band, Bandsports e F1TV Pro. Por fim, no dia 1° de setembro, a corrida se iniciará às 10:00 da manhã e poderá ser assistida na transmissão da Band e F1TV Pro. 

Deixe um comentário