Créditos foto de capa: reprodução/fifa
Por Anna Alves
A Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2024 inicia no próximo sábado, 31 de agosto, com duração até 22 de setembro. A 11ª edição será na Colômbia, que distribuirá seus jogos em 4 estádios: El Campin e El Techo, na capital Bogotá; Pascual Guerrero, na cidade de Cali, e Atanasio Girardot, em Medellin.
O torneio ocorre a cada 2 anos, com exceção de 2020, que, em virtude da Covid-19, foi adiado para 2021 e, posteriormente, cancelado. Surgiu em 2002 e era chamado de “Campeonato Mundial Feminino FIFA Sub-19”. Em 2006 mudou a categoria para sub-20 e em 2008 foi renomeado para “Copa do Mundo”, como é até os dias atuais.
Mesmo após anos de sua criação, algumas mudanças ainda acontecem. Devido a uma nova decisão, aprovada pela FIFA em outubro de 2023, pela primeira vez haverá a participação de 24 seleções, ao invés de 16. Com isso, a primeira fase da competição terá 6 grupos com 4 seleções cada, avançando para as oitavas de final os 2 primeiros de cada grupo e os 4 melhores terceiros colocados.
Confira os países classificados e seus grupos:
Grupo A: Colômbia, Austrália, Camarões e México;
Grupo B: França, Canadá, Brasil e Fiji;
Grupo C: Espanha, Estados Unidos, Paraguai e Marrocos;
Grupo D: Alemanha, Venezuela, Nigéria e Coreia do Sul;
Grupo E: Japão, Nova Zelândia, Gana e Áustria;
Grupo F: Coreia do Norte, Argentina, Costa Rica e Holanda.
Outra novidade para esse campeonato é a presença do Football Video Support (VS). Com o objetivo de ser mais acessível a orçamentos limitados, o VS – anunciado pela Federação Colombiana de Futebol – é uma espécie de arbitragem de vídeo simplificada, em que não há interferência direta na partida e que permite aos treinadores acionarem limitadamente um pedido de revisão do lance, similar ao “desafio”, utilizado em esportes olímpicos como o vôlei e o tênis.

Tanto no sub-20, quanto no profissional, a atual campeã é a seleção espanhola, que conquistou um título inédito na última edição de ambas as categorias, em 2022 e 2023, respectivamente. Além da Espanha, os Estados Unidos e a Alemanha também são fortes candidatos ao primeiro lugar. Juntos, somam 6 títulos, o que corresponde a mais da metade do total da competição. O Brasil, apesar de ter apresentado o seu melhor desempenho nos anos de 2006 e 2022 – ocupando o 3º lugar – traz grandes expectativas, principalmente pela medalha de prata recém conquistada nas Olimpíadas de Paris.
Das 21 atletas brasileiras convocadas pela técnica Rosana Augusto, apenas a Priscila, do Internacional, estava nos Jogos Olímpicos de 2024. A atacante é o principal destaque do Brasil e, junto da lateral Gi Fernandes, fará a sua segunda participação no Mundial Feminino Sub-20.
Confira a convocação:

O Brasil estreia no primeiro dia contra a Fiji, no Estádio Atanasio Girardot, às 20h (horário de Brasília). Simultaneamente, o time da casa enfrenta a Austrália, no Estádio El Campin. A França inaugura a competição contra o Canadá e o Camarões contra o México, ambos às 17h (horário de Brasília).
Confira a tabela de jogos completa:

Onde assistir:
Os jogos do Brasil serão transmitidos pela SporTV e no Youtube, pela CazéTV. No streaming Fifa+ também será possível acompanhar todos as partidas da competição.
