Rock in Rio: Confira as atrações do dia 19 de setembro 

Foto Capa: reprodução/rockinrio

Por Arthur Líbero

O dia 19 de setembro será o primeiro dedicado ao pop. Para o público que gosta de shows intimistas, os artistas que compõem seu line-up são conhecidos por fazerem performances extraordinárias focando em técnicas e experimentos nunca vistos antes na música pop. A grande atração da noite é o cantor inglês Ed Sheeran. Confira. 

1 – Pedro Sampaio 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Pedro Sampaio é um DJ, produtor e cantor do Rio de Janeiro, e um dos artistas de maior sucesso no Brasil e no exterior. Seu álbum de estreia, “Chama Meu Nome”, é o terceiro álbum de pop mais ouvido na história do Spotify Brasil com 662 milhões de streams. Já o single “Dançarina” alcançou a incrível marca de do chart global.  Ele é o único artista pop brasileiro a emplacar duas músicas simultâneas no chart da Billboard Global. Pedro também Surpreendeu internacionalmente com o remix de “WAP”, das rappers Cardi B e Megan Thee Stallion, quando as rappers tocaram a versão funk da música no Grammy Awards 2021. 

O artista se apresentou este ano no Rock in Rio Lisboa, na mesma noite da rapper Doja Cat. Na versão brasileira do festival, sua estreia será marcada pelo lançamento de seu próximo álbum, que não tem data certa, mas que, segundo o próprio, será lançado até o dia de sua apresentação. Alguns novos sucessos do DJ, como “Pocpoc” e “Pedrin”, também deverão compor a setlist do show que vai abrir a programação do quarto dia de evento. 

A apresentação está marcada para as 15h30, no palco Sunset 

2- Jão 

(créditos: reprodução/rockinrio)

O cantor e compositor Jão se mostrou, nos últimos anos, um dos principais nomes da música pop brasileira da nova geração. Desde que iniciou a turnê “Pirata”, em 2022, do disco de mesmo nome, o artista chamou a atenção do público devido às grandes produções que o seu show possui, incluindo efeitos pirotécnicos, cenários grandiosos e até água em cima do palco. O sucesso foi tão grande que praticamente todas as datas marcadas em todas as cidades onde a turnê passou foram esgotadas.  

Em 2024, ele deu início a uma nova fase de sua carreira com a “SUPERTURNÊ”, um show que apresenta os quatro álbuns que marcaram sua carreira, “Lobos”, “Anti-Herói, “Pirata”, e o último lançamento, em 2023, “Super”. Com enormes telões com direito até a um imenso dragão no palco, a turnê passou pelas principais arenas e estádios do Brasil, a maioria com datas esgotadas. O artista se apresentou pela primeira vez no festival na edição de 2019, no palco Sunset, quando fez um show inédito no dia dedicado ao pop e rock dos anos 2000, tendo a banda Green Day como headliner. Em junho deste ano, ele também foi atração do Rock in Rio Lisboa, onde teve a experiência de pisar pela primeira vez no palco Mundo, abrindo a noite de Ed Sheeran. Agora, ele terá a oportunidade de pisar novamente no mesmo palco, mas, dessa vez, em sua própria terra de frente para uma multidão que soma mais de 100 mil pessoas. 

A apresentação está marcada para as 16h40, no palco Mundo 

3- Filipe Ret convida Caio Luccas 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Filipe Ret é um rapper, cantor, compositor carioca do Rio de Janeiro. Com mais de 15 anos de carreira, alcançou feitos significativos na indústria musical. Entre eles, o prêmio de melhor álbum de 2022 com LUME no Prêmio Multishow e uma indicação do Grammy Latina na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, com a música Good Vibe.   

Em sua primeira vez no Rock in Rio, Filipe convida seu apadrinhado no rap, o jovem Caio Luccas, de apenas 21 anos. Caio ficou conhecido com o single King of Bel sobre o bairro onde nasceu e se criou, Belford Roxo, no subúrbio do Rio de Janeiro. Hoje o jovem é um sucesso no trap nacional com mais de 7 milhões de views no Youtube. Não é de hoje que Felipe e Caio se apresentam juntos. A dupla vem fazendo shows antológicos por onde passam. Portanto, a expectativa é de um show histórico. 

A apresentação está marcada para as 17h50, no palco Sunset 

4- Joss Stone 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Joss Stone, que acabou de completar 20 anos de carreira, está confirmada na edição comemorativa dos 40 anos do Rock in Rio. Ela é uma das maiores cantoras de Soul Music dos últimos tempos, tem uma voz que sempre impressiona ao vivo e um carisma no palco que conquista a todos. Seu primeiro álbum, The Soul Sessions, foi um grande fenômeno e ela só tinha 16 anos quando o lançou. Desde então, conquistou fãs, prêmios e o mundo inteiro com sua voz. Na sua carreira, já ganhou 2 Brit Awards e 1 Grammy, já esteve no topo das paradas e ganhou certificado de platina com seus álbuns. Na turnê Total World Tour, visitou todos os continentes, criando música em mais de 200 países, colaborando com artistas locais. 

Outras parcerias de Joss contam com nomes de peso, como Stevie Wonder, James Brown, Sting e Van Morrison, além de colaborar em álbuns de Jeff Beck, Mick Jagger, entre outros. Sua primeira apresentação no Rock in Rio foi em 2011, quando se apresentou no ano de estreia do palco Sunset, sendo a primeira artista a fazer um show solo no espaço. Na ocasião, ela mudou o repertório da música para agradar seus fãs que, mais tarde, assistiriam à apresentação do cantor e multinstrumentista Stevie Wonder. Em 2015, ela participou da edição do Rock in Rio em Las Vegas e em 2022 ela foi confirmada na edição brasileira do festival, mas precisou cancelar devido a um erro de planejamento por parte de sua equipe, sendo logo substituída pela britânica Jessie J. Joss, portanto, retribuiu o público voltando no ano seguinte para um super show no festival The Town, quando foi escalada às pressas no lugar do ex-onedirection Liam Payne. Agora, ela promete fazer o mesmo feito, só que dessa vez no palco principal. 

A apresentação está marcada para as 19h, no palco Mundo 

5- Ferrugem convida Gilsons 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Ferrugem é um cantor e compositor de pagode conhecido por sua voz marcante e por seu carisma. Ele lançou seu primeiro álbum, “Climatizar”, em 2015 e ganhou destaque na música brasileira com sucessos como “Pirata e Tesouro” e “Sinto Sua Falta”. Desde então, tem consolidado sua carreira com diversos hits e prêmios, tornando-se um dos principais nomes do pagode contemporâneo. Em 2022, eles se apresentaram no Rock in Rio no Espaço Favela e agora retornam para o festival em um espaço ainda maior. 

Em um show único, os Gilsons também sobem ao palco. O grupo é formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil. Com um som diversificado e que passeia por vários gêneros da música brasileira. A primeira apresentação dos Gilsons no Rock in Rio foi em 2022, quando trouxeram um show inédito ao lado do sambista Jorge Aragão, na mesma noite em que se apresentou a banda Coldplay.   

A apresentação está marcada para as 20h10, no palco Sunset 

6- Charlie Puth 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Iniciando sua carreira musical de forma independente, Charlie Puth é dono de diversos hits, e além de cantar, também produz. Nascido em Nova Jersey, Estados Unidos, o cantor é apaixonado desde criança por música, tendo participado de um grupo juvenil de jazz ainda na adolescência. Charlie se formou em engenharia musical, e durante a faculdade lançou seu canal no Youtube, o Charlie Vlogs, onde lançava seus covers, músicas e vídeos sobre a sua rotina. 

Em 2010, Puth lançou “These Are My Sexy Shades” uma de suas primeiras canções, acompanhada do seu primeiro EP, o The Otto Tunes. Alcançando a quinta colocação no Reino Unido, o seu álbum de estreia, “Nine Track Mind”, chegou em 2016, e no ano seguinte Charlie lançou “Atention” e “How Long” chegando em altas colocações no Billboard Hot 100. Em 2019, o artista foi o headliner do palco Sunset do Rock in Rio 2019 na “noite pop”, no mesmo dia de Black Eyed Peas, Anitta e P!nk. Agora, ele está de volta à Cidade do Rock com um show inédito no palco principal trazendo, principalmente, os singles de seu último disco, “Charlie”, de 2022.  

A apresentação está marcada para as 21h20, no palco Mundo 

7- Gloria Groove 

(créditos: reprodução/rockinrio)

Gloria Groove conquista o público desde os seus 7 anos, quando começou a sua carreira. Daniel, seu nome, foi calouro mirim, atuou em novelas, teatro musical e dublagem até 2015, quando, no ano seguinte, se lançou como Drag Queen. Seu primeiro álbum era de hip-hop, mas se consagrou no pop desde 2018, com o single Bumbum de Ouro. Seu álbum Lady Leste foi um grande sucesso em 2021 e, em 2022, levou sua turnê também para a Europa. E o seu mais novo álbum “Futuro Fluxo”, atingiu o topo da lista dos mais ouvidos do Brasil. 

Mesmo sendo considerada uma artista de pop, Gloria já experimentou diversos ritmos, como o hip-hop, o R&B, o soul e o pagode. Sua primeira apresentação no Rock in Rio foi em 2019, quando fez uma participação do show de Karol Conká no palco Sunset ao som de “Coisa Boa”, um dos maiores hits nacionais da época. Em 2022, ela voltou ao mesmo palco, mas dessa vez, com um show solo da turnê “Lady Leste 2.0”, que marcou a carreira da artista naquele ano. No ano seguinte, foi a vez da artista tocar no The Town, onde levou o show “Noites de Glória”, que depois foi reproduzido na apresentação que a cantora fez no reveillón da Praia de Copacabana. Agora, a artista mostra que já está preparada para ser headliner do palco Sunset. Em um dia dedicado aos diferentes ritmos da geração, Gloria promete fazer uma homenagem ao pop nacional com mais uma de suas superproduções. 

A apresentação está marcada para as 22h45, no palco Sunset 

8 – Ed Sheeran 

(créditos: reprodução/rockinrio)

O britânico Ed Sheeran é um dos artistas mais conhecidos e bem-sucedidos da indústria pop atualmente. Seu primeiro álbum foi o “+”, que se tornou platina por sete vezes e já vendeu cerca de 2,5 milhões de unidades. Em 2014, foi a vez do disco “x”, seu segundo trabalho de estúdio, que vendeu 3,5 milhões de unidades até o fim da década, lhe rendeu o hit “Photograph”, que virou a trilha sonora do filme “Como eu Era Antes de Você”, baseado no livro de Jojo Moyes. Já o “÷”, seu terceiro projeto de estúdio, é o mais vendido em toda sua carreira e, nele é possível encontrar os hits “Shape Of You” e “Perfect”. Em 2021 foi a vez do “=”, que tem os singles “Bad Habits” e “Shivers”, e em 2023 ele lançou o “-”, que contém as faixas “Eyes Closed” e “A Beautiful Game”.  

Agora, o músico viaja o mundo com a turnê “Mathematics World Tour” que conta com hit’s de todos esses álbuns, tocados de uma forma única pelo próprio artista unicamente com sua voz e seu violão. Durante o show, ele faz algumas técnicas com o instrumento, dando a impressão de que ele nunca está sozinho no palco. Além disso, alguns efeitos pirotecnicos acontecem em determinados momentos do show.  

Essa é a primeira vez de Ed Sheeran no Rock in Rio do Brasil, mas ele já se apresentou no Rock in Rio Las Vegas, em 2015, quando abriu o show de Taylor Swift, e em 2024, com o mesmo show que fará na edição brasileira no dia 19 de setembro.  

A apresentação está marcada para as 0h, no palco Mundo 

Confira as atrações dos outros palcos: 

PALCO SUPERNOVA: 

15h – WC No Beat convidan Mc Gabzin, Felp22 e MC Th 

17h – Young Piva 

18h30 – Aka Rasta 

20h30 – Lil Whind convida Omni Black e Rapadura 

GLOBAL VILLAGE: 

15h30 – Sambaiana 

17h30 – Bixiga 70 

19h15 – Noa Kirel 

ESPAÇO FAVELA: 

16h – Vinny Santa Fé 

19h – Fundo de Quintal 

21h – Xande de Pilares 

NEW DANCE ORDER 

22h – Illusionize 

23h30 – Gabe 

01h – Victor Lou 

02h30 – Wade 

Um comentário sobre “Rock in Rio: Confira as atrações do dia 19 de setembro 

Deixe um comentário