Foto Capa: reprodução/rockinrio
Por Arthur Líbero
A décima edição brasileira do Rock in Rio está chegando. A festa vai comemorar os 40 anos do festival entre os dias 13 e 15, e 19 e 22 de setembro de 2024. Entre as atrações estão nomes como Travis Scott, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Ed Sheeran, Katy Perry e Shawn Mendes.
Para que o público consiga aproveitar o evento sem nenhum tipo de contratempo, confira a lista com o que pode ou não entrar dentro do festival.
Como funciona o esquema de segurança do festival
Em todos as edições do Rock in Rio é realizada uma revista de segurança em todo o público antes de entrar no espaço. Essa revista acontece em todas as entradas do festival, ou seja, tanto para quem vai de BRT quando para quem vai chegar em ônibus especiais.

Vale lembrar que a entrada para o público que vai de BRT se trata de um acesso interligado à estação terminal Centro Olímpico, que é o ponto de desembarque do “BRT Express”, o carro que leva o público para o festival.
Já o acesso para quem chega com os ônibus especiais acontece em uma área exclusiva atrás da Cidade do Rock. No final do evento, a saída para quem usa essa modalidade também acontece no mesmo lugar.
Nas duas entradas, o público terá que passas por três barreiras: na primeira, os seguranças presentes só irão permitir a passagem para quem estiver com o ingresso em mãos. Na segunda, é onde acontece toda a revista do público com o uso de detectores de metais e, na terceira, é quando o bilhete é passado nas catracas para, finalmente, entrar no evento.

O que levar para se hidratar?
Estará permitida a entrada com garrafas de água pequenas, transparentes e com tampa. Estão proibidas garrafas de vidro, metal ou com capacidade superior a 500ml. Mas a Cidade do Rock estará equipada com 176 bebedouros espalhados pelo parque.

O que levar para comer?
Cada pessoa pode entrar com até 5 itens. A organização recomenda levar sanduíches em sacos plásticos lacrados (ziplocks) ou pacotes de alimentos industrializados fechados. Para beber, vale a mesma restrição com relação as garrafas, ou seja, será possível acessar o evento levando apenas 1 garrafa pequena (com ou sem tampa) de até 500ml. É proibida a entrada com embalagens de alumínio e caixas de isopor.

Dentro da Cidade do Rock haverão lanchonetes e restaurantes patrocinadores do festival. Este ano, não será aceito dinheiro em espécie na compra de produtos, alimentos e bebidas na Cidade do Rock. Para os consumidores que apenas possuírem dinheiro em espécie, haverá a opção de carregar um cartão pré-pago em pontos de venda sinalizados pela Cidade do Rock. Nestes caixas, o cliente poderá adquirir um, mediante pagamento de taxa de caução por cartão. A taxa de caução será devolvida no ato da devolução do cartão em bom estado.
Mas, para agilizar o processo de compra, o público já pode comprar comidas e bebidas previamente no app “Rock in Rio”. Para pegar o lanche, os fãs entrarão em filas preferenciais sinalizadas em todos os pontos de alimentação do Rock in Rio. Para resgatá-las, basta apresentar o QR Code referente ao pedido que aparecerá na tela do celular. É importante lembrar que o pedido pode ser feito pelo aplicativo antes e no dia do festival, até o meio-dia. Após a abertura dos portões, não será permitida a compra via app.

O que levar para evitar a chuva?
Vale lembrar que é proibida a entrada com guarda-chuva. A opção mais viável para se proteger caso haja chova são as capas de chuva. Muitas delas são vendidas na entrada e não são barradas na hora da revista.

Confira a lista completa com o que será proibido de entrar:
- Garrafas de vidro ou de metal independentemente da capacidade;
- Garrafas com embalagem superior a 500 ml;
- Embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”);
- Copos térmicos, de vidro ou metal;
- Latas;
- Capacetes;
- Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, soco inglês, canivetes, etc);
- Brinquedos/réplicas que possam ser identificados erroneamente como armas;
- Barracas, bancos, cadeiras, correntes, cordas e lanternas;
- Guarda-chuvas;
- Objetos pontiagudos;
- Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha, saca-rolhas);
- Fogos de artificio, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
- Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente);
- Substâncias inflamáveis e/ou corrosivas;
- Sprays;
- Máquinas de incapacitação neuromuscular (tasers);
- Ponteiros de laser, luzes estroboscópicas ou outros dispositivos emissores de luz;.
- Bebidas (em qualquer tipo de recipiente), exceto água (ver item 7.1);
- Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não;
- Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem;
- Bastão de selfie (extensor para tirar autorretrato);
- Câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável;
- Objetos profissionais para captura de imagem e som, como, por exemplo: máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável), equipamentos de filmagem profissionais, drones ou outros objetos voadores;
- Itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada;
- Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais;
- Bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais ou ainda com referências a causas discriminatórias, ofensivas, homofóbicas, racistas ou xenófobas;
- Drones;
- Buzinas de ar comprimido;
- Megafones, computadores portáteis, tablets, powerbank de dimensões superiores às de um aparelho celular;
- Tintas, corantes e outros produtos relacionados;
- Bolsas/malas/mochilas (com ou sem alça) de grandes dimensões
