Foto capa: Reprodução/Motor Sport Magazine
Por Luna Cofré
Desde 2016 a cidade capital do Azerbaijão, Baku, recebe a Fórmula 1 em um circuito de rua. No primeiro ano como Grande Prêmio da Europa e a partir de 2017 como Grande Prêmio do Azerbaijão.
Autódromos tradicionais, como Interlagos e Silverstone, contam com inúmeras áreas de escape feitas de asfalto, grama e brita, que garantem a segurança tanto do carro quanto do piloto, diminuindo a velocidade e evitando colisões fortes nas barreiras.
Porém nos circuitos de rua essas áreas de segurança têm seu número muito reduzido por falta de espaço para construção, já que após o fim de semana de corrida, as suas ruas passam a ser utilizadas no dia a dia dos seus habitantes. Por isso, a margem de erro nestes circuitos é muito menor, e o mais sútil dos acidentes pode provocar um carro de segurança ou bandeiras vermelhas (interrupção da prova).
A cidade de Baku já presenciou momentos icônicos da história da Fórmula 1. Por isso, reveja aqui as batidas que mudaram o curso da corrida no Grande Prêmio do Azerbaijão.
- 2017 – Sebastian Vettel e Lewis Hamilton

O piloto Lewis Hamilton tinha tudo alinhado para a corrida de domingo, tendo feito a pole position no treino classificatório no dia anterior. Fez uma boa largada que o distanciou do resto do pelotão e se manteve líder da prova até a 10ª volta, quando Daniil Kvyat abandonou a prova e deixou sua Toro Rosso no meio da pista. Isso acionou o carro de segurança, que voltou à pit lane após algumas voltas, mas teve de retornar por causa dos detritos na pista que deviam ser coletados.
Foi no segundo carro de segurança que o segundo colocado Sebastian Vettel, da Ferrari, estava mantendo uma distância pequena com o carro da frente, para não perder a relargada. Porém após a curva 15, Hamilton deu uma freada brusca, e o piloto da Ferrari que não teve tempo para reagir, bateu, danificando sua asa dianteira. Indignado com a situação, ele acelerou para ficar ao lado de Lewis e colidiu na Mercedes leve o suficiente para não danificar nenhum dos carros.
Por causa dessa colisão, Vettel recebeu uma punição de 10 segundos e Hamilton teve que fazer um pit stop por conta de um erro na sua espuma protetora. Deixando a corrida ainda mais incerta, e o vencedor da corrida foi o piloto que largou na 10ª posição, Daniel Ricciardo.
Confira os melhores momentos do Grande Prêmio de 2017.
2. 2018 – Daniel Ricciardo e Max Verstappen

O Grande Prêmio de 2018 começou com Sebastian Vettel em primeiro lugar, e se manteve em primeiro por boa parte da corrida. Paralelamente a isso a batalha entre os dois pilotos da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen se iniciou volta 6, lutando pelo quarto lugar. A batalha dos dois permaneceu por muitas voltas, trocando ultrapassagens ousadas e contatos entre os dois carros. Foi na 40ª volta que o incidente entre os dois aconteceu, Ricciardo que estava atrás tentou enganar Verstappen indicando que ficaria na parte de fora da curva e após isso mudando de trajetória e indo para a parte de dentro, mas não esperava que Max também mudasse a sua trajetória em um movimento ilegal.
A cena foi dramática, ainda mais para a equipe da Red Bull e para os fãs que perderam seus dois pilotos em um só acidente. Mas não só para eles, mas para Sebastian Vettel que tinha acabado de fazer uma parada para trocar os pneus e ficou em desvantagem com a entrada do carro de segurança, ficando atrás apenas de Valteri Bottas da Mercedes.
Na relargada, Vettel estava faminto por uma vitória, mas travou as rodas na primeira curva e voltou para a pista em 4° lugar. A corrida parecia ser do Bottas, mas ele teve um furo no pneu traseiro direito faltando apenas 3 voltas para a bandeira quadriculada. Lewis Hamilton recebeu então uma vitória inesperada.
Confira os melhores momentos do Grande Prêmio de 2018.
3. 2021 – Max Verstappen

A temporada de 2021 foi marcada pela grande disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Na corrida em Baku, Charles Leclerc garantiu o primeiro lugar na classificatória, porém essa liderança durou apenas uma volta, sendo ultrapassado por Hamilton e algumas voltas depois pela dupla da Red Bull, Max Verstappen e Sergio Pérez.
Lewis foi chamado para os boxes na volta 10, porém ficou em desvantagem quando sua equipe fez uma parada lenta de 4.6 segundos e foi ultrapassado pelas Red Bulls. A partir desse momento Verstappen se manteve em primeiro, mesmo quando a Aston Martin de Lance Stroll bateu com força no muro e acionou um carro de segurança na volta 31.
A corrida parecia estar decidida, mas para a surpresa de todos, o pneu de Max furou abruptamente faltando 5 voltas para o final, quando andava a mais de 300 km/h na reta principal.
A relargada ocorreu apenas na 50ª volta, Lewis teve a chance de ganhar a corrida, se aproximando e passando a pontuação de Max Verstappen no campeonato. Mesmo com seu bom reflexo na relargada, seus pneus dianteiros travaram devido a uma configuração errada do sistema de freios. O piloto inglês voltou para a pista em 18° lugar e Pérez venceu a corrida sem mais complicações. Essa vitória teria sido decisiva para o campeonato de 2021 que no final terminou com a vitória de Max Verstappen na última etapa.
Confira aqui o resumo do Grande Prêmio de 2021.
O oitavo Grande Prêmio do Azerbaijão começará hoje (sexta-feira), às 6:30 da manhã, com os treinos livres 1 e 2 que serão transmitidos na Bandsports e F1TV Pro. No dia 31 de agosto haverá a classificação às 9 da manhã com transmissão na Band, Bandsports e F1TV Pro. Por fim, no dia 15 de setembro, a corrida se iniciará às 08:00 da manhã e poderá ser assistida na transmissão da Band e F1TV Pro.
