Foto capa: Reprodução/FIFA
Por Arthur Werneck
O Mundial de Futsal 2024 será disputado no Uzbequistão, três anos após a última edição. A competição terá um tempo de duração de 24 dias, tendo início nesta sexta-feira, dia 13 de setembro.
A 1ª edição do mundial de futsal foi organizada pela FIFA em 1989, na Holanda. Até o ano de 2008, 16 seleções disputavam a Copa, mas isso mudou a partir de 2012, na Tailândia, quando o número subiu para 24 equipes participantes.
O regulamento prevê que cada continente tem vagas reservadas para a disputa do campeonato. A Europa tem seis vagas garantidas, Américas do Sul, Norte e Central e a Ásia quatro, a África com três e Oceania e o anfitrião com uma.
Sendo assim, são divididos seis grupos com quatro seleções, onde classificam para o mata-mata os dois primeiros de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados.

Na edição deste ano, três seleções estarão presentes pela primeira vez em uma Copa do Mundo: França, Nova Zelândia e Tajiquistão. Já Argentina, Brasil e Espanha estiveram presentes em todas as edições.


A seleção de Portugal conquistou a Copa pela primeira vez em 2021 e é a atual campeã. O Brasil busca o hexacampeonato inédito e é o maior campeão da história, com cinco títulos, assim como no futebol.
TOP3
1- Brasil – 5 títulos
2- Espanha – 2 títulos
3- Argentina e Portugal – 1 título

O Brasil tem o melhor jogador do mundo eleito pelo Gala Mundial de Futsal, Pito. O jogador de 31 anos é considerado o sucessor de Falcão e atua no Barcelona há dois anos na posição de pivô.
Desde 2018, Pito é o principal destaque da seleção brasileira e conquistou seu primeiro grande título com a amarelinha em fevereiro deste ano, a Copa América de Futsal.
Outros destaques do Brasil são o goleiro Thiago Mendes, conhecido como “Guita”, que foi eleito o melhor goleiro do mundo na temporada de 2021, o pivô Ferrão, eleito melhor jogador do mundo em 2019, 2020 e 2021 e o ala Leandro Lino, um dos maiores campeões em atividade no Brasil, com duas Libertadores, duas Ligas Nacionais de Futsal, duas Supercopas Brasil de Futsal, dois Mundiais de Clubes e uma Copa América e um Grand Prix pela seleção.
Jogadores de outros países também são atrações no campeonato. Alan Brandi e Ángel Claudino, da Argentina; Pany Varela e Zicky Té, de Portugal; Chino e Sergio Lozano, da Espanha, estão entre as grandes estrelas do futsal mundial atualmente.

O Brasil tem dois jogadores no top-3 maiores artilheiros da história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Falcão, o maior artilheiro, tem 48 gols e Manoel Tobias, o segundo, tem 43 gols. Konstantin Eremenko, jogador russo, fecha o top-3 com 28 gols.
Além desses, a seleção ainda é representada por Schumacher, Ricardinho e Fininho no top-10 da artilharia histórica do Mundial.
Convocação da seleção brasileira:

Onde Assistir:
A Copa do Mundo de Futsal 2024 terá transmissão na TV por assinatura no SporTV e no YouTube pela CazéTV.
