A História da televisão no Brasil

Foto capa: Assis Chateaubriand, o inaugurador da televisão no Brasil – Foto: Reprodução/Acervo Pró-TV 

Por Barbara Ballerini

A atriz mirim Sonia Maria Dorce foi a primeira imagem televisiva a ser transmitida pela TV de São Paulo, que foi a primeira rede de televisão da américa latina. Além de Sônia Maria, o início da televisão contou com uma cerimônia de inauguração e seu primeiro programa: TV na Taba. Até então o meio de comunicação mais popular do país era a rádio, que continuou com sua mesma popularidade por muitos anos à frente, uma vez que a qualidade e disponibilidade da televisão nas casas brasileiras não era de qualidade.  

Os aparelhos de televisão, que não eram nacionais, começaram a ser fabricados no brasil poucos meses após a criação do canal de televisão no país. Invictus, foi a primeira marca a ser criada em 1951. Com uma maneira nova de comunicação, o audiovisual foi tomando conta de vários programas, como o primeiro jornal televisionado: Imagens do Dia, e a primeira telenovela brasileira: Sua Vida Me Pertence, que era gravada ao vivo, uma vez que a tecnologia das fitas ainda não existia. Após 1960, já se torna possível as gravações prévias, o que facilita na criação de conteúdo e permite que as novelas se tornem diárias. 

Propaganda da televisão Invictus – Créditos: Reprodução/Anos Dourados 

Na metade dos anos de 1960, a TV Tupi deixa de obter protagonismo absoluto e divide espaço com a TV Record, criada em 1953, que tem como programação o conteúdo musical, apresentando grandes nomes da MPB como, Elis Regina, Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Com o auge da música popular brasileira, a televisão ganhou muito destaque divulgando os artistas. Durante três meses, Caetano Veloso e Gilberto Gil fizeram parte do programa O Divino Maravilhoso na rede Tupi, o que ajudou a consagrar a memorável Tropicália.  

A TV Globo, uma emissora marcante na história e na atualidade da televisão, surgiu em 1965 que já obtinha o canal 4 na televisão do Rio de Janeiro desde 1957 administrado pela Rádio Globo. Nos primeiros 20 anos da televisão a inaugural TV Tupi entra em falência, criando espaço para a ascensão em audiência da Globo, que auxilia a conciliar os conceitos de programas televisivos.  

Estúdios Globo – Créditos: Reprodução/O Globo.  

Impossível falar sobre televisão no Brasil e não comentar sobre Silvio Santos, fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A rede de televisão foi fundada oficialmente no mesmo dia que sua concessão de transmissão foi emitida, em 1981. Uma rede de televisão que se destacava pelos seus programas populares caiu na graça do público, e alavancou a audiência durante anos. Dois dias após o falecimento de seu fundador, o SBT completou 43 anos.  

Silvio Santos durante o Show de Calouros
Créditos: Reprodução/Detinho Oliveira/SBT 

A televisão brasileira é até hoje o principal meio de comunicação de massa no país, os canais abertos possuem recordes de audiência que nem mesmo a internet e plataformas de stream conseguiram alcançar. Após 74 anos de sua criação, a população brasileira continua fiel às programações das telinhas.  

Deixe um comentário