Emoção em caminhões: Conheça a Copa Truck

Foto capa: Reprodução/Copa Truck

Por Luna Cofré

Os caminhoneiros são uma peça fundamental no desenvolvimento da indústria brasileira. Com uma malha rodoviária federal que tem 111 mil quilômetros, o país depende fortemente do transporte rodoviário para a movimentação de mercadorias. Uma pesquisa feita no ano de 2022 pela Cargon mostra que 60% de todos os produtos são transportados por caminhoneiros.

Créditos: reprodução/Catraca Livre

Pensando em tudo isso, em 1996 surgiu a Fórmula Truck, aonde um caminhoneiro chamado Aurélio Batista Félix criou em conjunto com o jornalista Francisco Santos. A categoria aconteceu até o ano de 2017, quando os pilotos e equipes que estavam insatisfeitos com a gestão do campeonato, e por isso criaram uma nova.

A Copa Truck foi lançada no dia 27 de abril 2017, mas homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo em novembro do mesmo ano.

Atualmente a categoria tem 36 pilotos em 12 equipes divididos entre duas classes (Super Truck Pro e Super Truck Elite), e 6 montadoras que tem seus caminhões utilizados na corrida: Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen, MAN e Sacania.

Os caminhões da Copa Truck não são exatamente como os que são vistos nas estradas, eles são adaptados, um caminhão normal chega a medir 3,6 metros, os da Copa Truck são “rebaixados” e medem cerca de 2,5 metros. Também são mais potentes, com 1.000 cavalos, o dobro que caminhões médios.

Em entrevista para o Em Todo Lugar, Bia Figueiredo contou outras diferenças na pilotagem de um caminhão, a pilota de 39 anos já competiu de Kart, Fórmula Renault, Fórmula Indy e Stock Car Brasil: “Quando eu fui para a Copa Truck, eu acho que o maior desafio foi voltar um pouco ao tempo com a questão de tecnologia. A gente brinca que a Copa Truck é muito raiz, né? Então, o câmbio é manual, seis marchas H, tem que fazer punta-taco. E os últimos carros que eu guiei, basicamente, eram pedal shift, tudo automático ali. (…) Então, se acostumar com a questão do espaço, do peso dele, da forma que ele precisa ser guiado para ser rápido.”

Créditos: reprodução/Portal High Speed Brazil

A pilota foi a primeira mulher a vencer uma corrida na categoria e nesta temporada está disputando pelo título da Super Truck Elite, e leva representatividade às caminhoneiras como presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo), criando oportunidades dentro da categoria. “Eu acho que as mulheres têm muito a crescer no transporte, uns movimentos para incluir mais mulheres no transporte não só como motoristas, mas nas áreas administrativas, né? Das transportadoras, montadoras. Eu acho que a gente está em um caminho bem bacana para liderar e puxar essa representatividade dentro da Copa Truck e no meio do transporte.”

Bia Figueiredo, Paula Mascari e Rachel Loh comemorando a pole em Cascavel.
Créditos: reprodução/biaracing/instagram

A paixão pelo transporte e pela velocidade é aparente. Segundo a Bia, a Copa Truck mistura um público que gosta de automobilismo, mas também fiéis ao caminhão e que só acompanham essa categoria.

Caso queira acompanhar a Copa Truck, a próxima etapa será entre os dias 11 e 13 de outubro em Tarumã no Rio Grande do Sul. É possível assistir pelo canal oficial da categoria no Youtube, Band Sports e Sportv.

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