Por Bernardo Magno
A verde e branca da leopoldina foi a quarta escola de domingo a atravessar a marquês de Sapucaí na madrugada do dia 11 de fevereiro do carnaval de 1991. Viriato Ferreira que por muitos anos foi figurinista da Beija-Flor com Joãozinho Trinta, e encerra sua passagem pelo Mundo Carnavalesco com o enredo “O que é que a Banana Tem?”, explorando o que a Banana tem para ser tão famosa no folclórico nacional.
A comissão de frente da escola foi Coreografada por Braz, a comissão é intitulada de “Casacas com Bananas”. São homens bem-vestidos com ternos brancos e cartola na mesma cor, com folhas de bananeiras nos ombros se apresentando e apresentando a escola aos jurados, coisa que hoje em dia já não se vê pela teatralização do carnaval.
A condução do enredo foi feita a partir da chegada da fruta no Brasil, vindo da Ásia e sendo colheita por escravizados. Viriato ainda trouxe em suas alegorias as diferentes bananas que existem, a da Terra, da prata, d’água, nanica e suas representações.
O casal de mestre sala e porta-bandeira mais uma vez foi representado por Chiquinho e Maria Helena, mãe e filho que mais gabaritando o quesito para a escola. Com uma fantasia toda em tons amarelo e prata, o casal dançou perfeitamente, a curiosidade fica por Chiquinho que não desfilava com a cabeça da fantasia, pois acha que atrapalhava o seu bailado.
A bateria com 300 ritmistas comandados por Mestre Beto, foi bem no desfile no geral, a ala de tamborins muito bem explorada com a cadência do samba chamando bastante a atenção de que ouve a Swing da Leopoldina no desfile. Os ritmistas levaram dois 10 e um 8. Que na época as notas eram dadas de 5 a 10, diferentemente do que é feito hoje.
Veja a letra do samba e a acompanhe o desfile:
Vem, meu amor
Vem se perder no banal em flor
Vem de lá do sul da Ásia
A fruta, Deus criou (índio dança!)
Índio dança
Ao receber dos espanhóis (o que, o que)
A banana
É ouro, é festa em cada um de nós (Ê, baianas)
Na exportação (Fala Brasil!)
Ó meu Brasil menino, a força é teu chão
Lá vai São Thomé… Sabor de prazer
Banana engorda e faz crescer
O facão bateu embaixo
Pra bananeira cair
Ai, ai, que maldade
Não tire esse verde daí (bis)
(Tem de prata)
Tem prata, leva d’água e da terra
“Se ligue, amor”, na voz do cantador (vem beijar)
A nossa bandeira com ela… Despontou
A Lua já surgiu também
Pra ver o que a banana tem
O meu sonho de ser feliz
Vem de lá… Sou Imperatriz
Na poesia e na canção
Carmem Miranda, um turbilhão de paixão
Na “musa-flor” o sábio se inspirou
A Tropicália em nós brilhou
Hoje eu quero é paz no meu coração
Extravasar minha emoção (bis)
Na quarta-feira de Cinzas, a escola terminou na terceira colocação, terminando a apuração com 293,5 pontos, somente atrás da Mocidade Independente de Padre Miguel, campeã com “Chuê, chuá, as águas vão rolar” e do Acadêmicos do Salgueiro com “Me masso se não passo pela Rua do Ouvidor”.
