Foto de capa: A imagem mostra um ônibus branco com detalhes amarelos em uma rua do Rio. Reprodução/CNN Brasil.
Por Matheus Bisaggio
O Dia Mundial Sem Carro, preza pelo cuidado ao meio ambiente, através de evitar usar carros movidos a gasolina, a gás e elétricos. Além de o dia ser criado com o viés de diminuir a quantidade de poluentes na atmosfera, ainda conta com a redução de engarrafamentos e como consequência a maior fluidez do trânsito urbano.
Para evitar o uso de carros nesse dia listamos alguns transportes que podem ser usados sem causar danos ao ambiente:
- Bicicleta e bicicleta elétrica

Além de ser um ótimo exercício físico, a bicicleta gera zero problemas à qualidade do ar e aos ecossistemas móveis. Se você tiver uma bicicleta é uma ótima opção, caso não tenha, existem duas formas de andar de bicicleta: A primeira é alugando uma em lojas especializadas, a segunda é usar o aplicativo da Bike Itaú ou da Uber e alugando uma bicicleta.
Além da bicicleta comum, existe o aluguel de bicicletas elétrica que também pode ser feito pelos aplicativos citados, porém é bom antes verificar a disponibilidade.
- Patinete elétrico

O patinete elétrico é uma outra possibilidade, dentro dessa data, eles ficam espalhados em pela cidade e para estar usando basta baixar o app ‘Whoosh1 e desbloqueá-lo para usar.
- Ônibus

Os ônibus também são uma opção de fazer seu trajeto, atualmente a tarifa cobrada é de R$ 4,30. Podendo optar entre 3 linhas de acordo com seu destino. A vantagem para diminuir os impactos ao ambiente comum vivemos é que, enquanto os dirigíveis com 4 rodas, geralmente são de quatro passageiros e um motorista, enquanto os ônibus podem apanhar aproximadamente 20 passageiros.
- Metrô

Uma outra boa forma de se locomover pela cidade é o metrô que, abrange diversos vagões e ainda conta com uma ampla era de serviço, podendo sair da estação Jardim Oceânico (zona oeste) até a Pavuna (zona norte) e conta estações na zona sul. Por fim o metrô também tem integração para os principais pontos turísticos do rio.
- Trem

O Trem é parecido com o metrô tem algumas estações que são juntas, a diferença é que a rede de atendimento do trem é menor se limita ao centro do rio até a zona norte.
