Crédito foto de capa: Olimpíada Todo Dia
Por Adriano Farias.
Uma das relações mais carinhosas que existe é a de pai para filho, que há uma conexão muito forte de carinho, afeto e amor. E para muitos que se inspiram nos próprios pais como exemplo de vida ou por enorme admiração, existem pessoas que levam essa inspiração para valer, buscando exercer o que o pai sempre fez, ou ainda faz. E um lugar em que isso é exposto, com certa fama inclusive, é dentro do esporte. São diversas as modalidades em que existe essa relação paterna, e nos como brasileiros até pensamos muito dentro do futebol pela popularidade em nosso país. Mas a verdade, é que os exemplos mais reconhecidos estão fora dos gramados.
Os casos possuem várias variações, teve filho sendo bem mais vitorioso que seu ancestral, teve pai se tornando lenda do esporte com filho sem tanta expectativa, caso de ambos serem vitoriosos, e até mesmo de pai e filho trabalhando juntos em quadra. Confira os principais exemplos:
Jos Verstappen e Max Verstappen:

Crédito da foto: GP EM CASA
A Fórmula 1 é um dos principais esportes onde muitos filhos de pilotos seguem ou buscam seguir a carreira dos pais. E um dos principais exemplos é o de Jos Verstappen, um piloto tido como mediano em sua época, mas que mais tarde viria seu filho, o fenômeno Max Verstappen, se tornar tricampeão mundial da Fórmula 1. Mostrando que seu potencial era bem maior que o de Jos.
LeBron James e Bronny James:

Crédito da foto: IstoÉ
Que LeBron James é um dos maiores atletas em atividade no planeta Terra, não é segredo para ninguém. É difícil apontar algo que nunca venceu, e durante toda sua carreira justificou o porquê era um dos maiores prospectos da NBA. Já Bronny, o filho mais velho de LeBron, não tem uma grande expectativa para atingir um nível sequer próximo ao de seu pai. Sendo apenas a escolha de número 55 no último draft, Bronny foi para o Lakers, e muito se deve ao próprio pai, que tinha o desejo de jogar junto do filho.
Torben Grael e Martine Grael:

Crédito da foto: Globo Esporte
Se faltavam exemplos brasileiros, um dos maiores exemplos de sucesso nessa relação familiar no esporte foi na Vela. Onde tanto o pai, quanto filha, traçaram grande sucesso em suas carreiras. Torben Grael é um dos maiores esportista da história do nosso país, com cinco medalhas olímpicas entre tantas conquistas. Sua filha, Martine Grael, também já colocou seu nome na história do esporte nacional, já sendo duas vezes medalhista de ouro em olimpíadas, assim como seu pai.
Bernardinho e Bruninho:

Crédito da foto: Olimpíada Todo Dia
Quando se fala de relação entre pai e filho no esporte, é impossível não citar Bernardinho e Bruninho. Além de cada um deles ter tido um grande sucesso individual no Vôlei em suas respectivas épocas, a principal da dupla é a trajetória conjunta vitoriosa na Seleção Brasileira, com um do lado de dentro, e outro do lado de fora da quadra. Como fizeram na campanha incrível da medalha de ouro no Rio de Janeiro em 2016.
