Rock in Rio 2024: confira o balanço dos sete dias de festival 

Foto Capa: reprodução/G1

Por Arthur Líbero

Terminou no domingo, 22 de setembro, o Rock in Rio 2024. A edição que celebrou os 40 anos do festival, que hoje é um dos maiores do mundo, foi marcada por vários recordes, muitas novidades e alguns problemas. A organização do festival e os órgãos públicos divulgaram um balanço com as principais estimativas do evento. 

O público foi totalizado em 730 mil pessoas, sendo 46% moradores de fora do Rio de Janeiro. E turistas de 31 países diferentes. Sobre os brinquedos, a Roda Gigante recebeu 27 mil pessoas, 23 mil foram no Mega Drop, o Discovery recebeu 21 mil, 6,9 mil andaram na Montanha-Russa e 8,2 mil desceram na Tirolesa.] 

O espaço Gourmet Square vendeu 7 toneladas de comida, entre eles pizza de calabresa, sanduíche de costela e lasanha de costela. 520 mil litros de chope foram consumidos em 1,1 milhão de vendas. O Bob’s vendeu 161 mil hambúrgueres e 30 mil milkshakes. Já a Domino’s vendeu 65 mil pizzas.  

(créditos: reprodução/quem)

A Mobi-Rio transportou 251 mil pessoas no BRT “Expresso Rock in Rio” em 13.082 viagens de ida e volta. O MetrôRio registrou 130,5 mil embarques na estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de conexão com o Serviço Especial do BRT, nos sete dias. 

Sobre a reciclagem, na primeira venda, foram 604.880 copos com bebida, seguido de 1.393.292 compras no reuso e 150 mil copos foram recolhidos, lavados e que retornaram para operação. Já na área vip, 1,5 tonelada de copos foi recolhida para reuso. Com a ação, o festival deixou de gerar mais de 14 toneladas de resíduos. Até o penúltimo dia, 370 toneladas de resíduos, sendo 288,5 toneladas na parte interna, foram recolhidos, dos quais 129,8 toneladas eram de materiais potencialmente recicláveis, e 81 toneladas no entorno. 

A Central de Achados e Perdidos já devolveu 39 documentos e 8 celulares, além de 14 itens diversos, como relógios, óculos e roupas, mas ainda há 23 documentos, 13 celulares e 38 itens diversos já achados e aguardando retirada pelos proprietários. Porém ainda possuem 296 documentos, 6 celulares e 136 outros itens que estão disponíveis para busca. 

(créditos: reprodução/extra)

A secretaria municipal de Ordem Pública fez 29 conduções de suspeitos para delegacias da área por flagrantes de crimes como furto, venda de drogas e cambismo. 

Entre alguns problemas que o festival enfrentou estão os atrasos dos shows do Dia Brasil, que acabaram levando, inclusive, ao cancelamento da participação do cantor Luan Santana no show “Pra Sempre Sertanejo”, no palco Mundo. Com mais de 1h de espera, o show “Pra Sempre Trap” teve problemas técnicos e precisou ser interrompido algumas vezes.  

Outro problema foi a confusão que ocorreu no último dia de shows, quando um grupo de pessoas invadiram a Cidade do Rock após destruir as grades do Parque Olímpico alguns minutos antes do show do cantor Akon. A segurança do evento, inclusive, foi criticada pelo público após vários fãs entrarem com sinalizadores (item proibido dentro do festival) no primeiro dia e acenderem no meio da multidão. Já as questões que envolveram filas com alimentação no primeiro fim de semana foram resolvidas nos dias seguintes, pois a organização providenciou grades de separação para organizar melhor as filas das lanchonetes e aumentou o número de atendentes.  

A vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, já confirmou uma nova edição do festival em 2026. Roberta é uma das responsáveis pela Rock World, empresa que administra também os festivais Lollapalooza Brasil e The Town.  

Em entrevista ao G1, Roberta afirmou que não pretender repetir o formato do “Dia Brasil”, pois é difícil montar uma logística com todos os artistas brasileiros para tocarem no evento. Ela também falou sobre a possibilidade de novos artistas de k-pop entrarem no line-up, ressaltando que eles foram procurados, mas que a logística é muito difícil. A empresária disse ainda que outro gênero estreante, o sertanejo vai continuar, pois ele “veio para ficar”.  

A Rock World se prepara agora para o Lollapalooza Brasil, que acontece em São Paulo nos dias 28, 29 e 30 de março no Autódromo de Interlagos. Entre as atrações confirmadas estão Olívia Rodrigo, Tate McRae, Justin Timberlake, Shawn Mendes, Alanis Morrissette e Tool. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial da Ticketmaster Brasil 

Deixe um comentário