Shows do Mês: Confira os destaques de outubro no Rio  

Foto Capa: reprodução/agitoPOP

Por Arthur Líbero

1 – Soweto: A Despedida (05/10) 

(créditos: reprodução/gazetafm)

A história do Soweto, nome em homenagem à uma música e ao cantor Djavan, surgiu em barzinhos cantando sucessos de artistas referência para os integrantes. Formado atualmente por Belo, Claudinho, Crisevertom e Dado Olliveira cantando hits que atravessaram gerações como “Mundo de Oz”, Tempo de Aprender”, “Derê”, “Farol das Estrelas” e muito mais. 

Desde que saiu do grupo nos anos 2000, Belo seguiu com uma brilhante carreira solo e, agora, se juntou aos velhos amigos para juntos comemorarem os 30 anos de Soweto em uma turnê que percorreu os principais estádios e arenas do país. Agora, portanto, chegou a vez da despedida dessa viagem que mexeu na memória afetiva de vários fãs pelo Brasil. 

O show acontecerá no sábado, dia 05 de outubro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. O início está marcado para às 15h e o encerramento para às 23h. 

2- Ashnikko (09/10) 

(créditos: reprodução/tracklist)

Ashnikko é uma cantora norte-americana nascida na Carolina do Norte em fevereiro de 1996. Em 2016 ela lançou sua primeira música, “Krokodile”, e em 2017 lançou seu primeiro EP, Sass Pancakes. Em 2023 ela lançou o álbum “WEEDKILLER”, onde a artista cria seu próprio universo que funciona como um portal para uma fantasia distópica que conta a história de uma civilização de seres mágicos ocupada e destruída por máquinas que se alimentam de matéria orgânica. Mas sua protagonista busca vingança ao se tornar parcialmente máquina – um comentário poético sobre o desastre ambiental e a rápida evolução da tecnologia. 

O primeiro show de Ashnikko no Brasil foi no Lollapalooza 2022. Agora, ela faz suas primeiras apresentações solo no país. E não irão faltar singles como ”Halloweenie” e “STUPID”, ”Daisy” e “Slumber Party” para completar uma artista que se personaliza com o subversivo com uma pegada criativa.  

O show vai acontecer no dia 9 de outubro no Sacadura 154, no Méier. A abertura dos portões está marcada para as 19h. 

3- Mumuzinho (11/10) 

(créditos: reprodução/fmodiarezende)

Após mais de 10 anos desde que lançou seu primeiro projeto audiovisual, Mumuzinho está de volta com o lançamento de “Conectado”. Gravado em São Paulo, o DVD possui 19 músicas inéditas e 7 regravações, acompanhado de participações de grandes nomes do pagode, sertanejo e trap, como Thiaguinho, Péricles, Ferrugem, Milthinho, Belo, Rodriguinho, Turma do Pagode, Michele Andrade, Felipe e Rodrigo e MC IG. O projeto é o sucessor do disco “Resenha do Mumu”, pelo qual o cantor recebeu o disco de ouro pelos mais de 260 milhões de streams e foi indicado ao grammy latino na categoria melhor álbum de samba/pagode. 

Como em todo lançamento, agora o artista vai embarcar em uma turnê que vai começar pela sua cidade natal, o Rio de Janeiro, onde o sambista possui alguns de seus maiores fãs. Além das canções inéditas, o público pode esperar por sucessos como “Fulminante”, “Curto Circuito”, “Confiança” e “Mande um Sinal”. 

O show vai acontecer na sexta-feira, dia 11 de outubro a partir das 21h30 na casa de shows Qualistage, no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.  

4- Felp22 (11/10) 

(créditos: reprodução/rapdab)

Felipe Laurindo de Carvalho, mais conhecido como “Felp22”, ficou conhecido no cenário do rap nacional por fundar o grupo “Cacife Clandestino” em 2011. Como todo bom rapper, ele passou parte de sua vida frequentando rodas de rima e convivendo com artistas que, no futuro, seriam grandes nomes do gênero no país. 

Agora, o artista estreia uma de suas maiores turnês, a “Tour Melhor Momento”, que irá passar pelo Brasil inteiro reunindo seus maiores sucessos desde seus dias no “Cacife Clandestino” até sua carreira solo, que se estende ao longo dos últimos 13 anos. A turnê também promete surpreender o público com a presença de convidados especiais em cada estado por onde passar. No Rio de Janeiro, onde vai acontecer a primeira parada, a apresentação vai contar com as participações de Sain e Leal e after com WC no Beat, MC TH e DJ RV.  

O show vai acontecer na sexta-feira, dia 11 de outubro, na Fundição Progresso, na Lapa. A abertura da casa está marcada para as 21h. 

5- Marina Sena (12 e 13 de outubro) 

(créditos: reprodução/rollingstonebrasil)

Toda vez que Marina Sena se apresenta na lona mais famosa do Rio de Janeiro é um grande sucesso. Após realizar uma série de shows da turnê “Vício Inerente”, que mistura as canções do álbum de mesmo nome com as músicas do disco “De Primeira”, Marina começa a se despedir do projeto com as últimas apresentações na capital carioca.  

Em suas 12 faixas, o “Vício Inerente” promove uma expansão cultural da artista ao se conectar com diferentes gêneros musicais, como o trap, funk, pagode e música baiana. Entre os singles estão “Tudo Pra Amar Você”, “Olho no Gato”, “Que Tal” e “Dano Sarrada”. 

O show vai acontecer em duas datas, no sábado e no domingo, dias 12 e 13 de outubro, no Circo Voador, nos Arcos da Lapa a partir das 20h no sábado e 19h no domingo. 

6- Bruno Mars (16, 19 e 20 de outubro) 

(créditos: reprodução/souBH)

Após 7 anos sem voltar ao Rio de Janeiro, Bruno Mars, apelidado carinhosamente de “Bruninho”, está de volta à cidade maravilhosa com mais uma série de apresentações inédita. A última vinda do cantor à cidade foi em 2017, quando trouxe a consagrada “24K Magic Tour” para a Praça da Apoteose. Em 2023 ele foi headliner de dois dias do festival The Town”, em São Paulo. O sucesso foi tão grande que, sem estar fazendo nenhuma turnê mundial, o artista vai voltar ao país para uma turnê brasileira no mês de seu aniversário.  

Serão 14 shows que vão acontecer no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. A apresentação deverá seguir o formato utilizado por Bruno desde os shows da “24K Magic Tour”, ou seja, com painéis de LED ao invés de telões, muitos fogos de artifício e coreografias com sua banda no palco. Além disso, o repertório deverá ser o mesmo, abrindo com “24K Magic”, seguido de “Finesse” e, no final, fechando com “Just The Way You Are”. O BIS, como sempre será com “Uptown Funk”. Também não devem faltar sucessos como “That’s What I Like”, “When I Was Your Man”, “Marry You” e “Billionare”, além da nova parceria com Lady Gaga, “Die With a Smile”.  

No Rio de Janeiro os shows vão acontecer no Estádio Nilton Santos (antigo Engenhão), no Engenho de Dentro, nos dias 16 (quarta-feira), 19 (sábado) e 20 (domingo) a partir das 21h, com a abertura dos portões às 16h. 

7- Grupo Revelação 30 anos (17/10) 

(créditos: reprodução/ABC do ABC)

O Grupo Revelação, um dos percussores do pagode no Brasil, vai comemorar três décadas de existência com a gravação de um DVD inédito no Rio de Janeiro. O show “Revelação 30 Anos: Nosso Samba é Isso AÍ”, vai contar com as participações de Thiaguinho, Rodriguinho, Péricles, Xande de Pilares, Dilsinho, Menos É Mais, Tiee, Thiago Soares, Molejo, Sorriso Maroto, Davi Quaresma, Almirzinho, Pixote e Ferrugem.  

No repertório não devem faltar canções como “Deixa Acontecer”, “Tá Escrito”, “Fala Baixinho” e “Sina”. Porém o grupo também deverá tocar músicas inéditas que deverão compor o novo projeto.  

O show vai acontecer na quinta-feira, 17 de outubro, no Espaço Hall, na Barra da Tijuca. O início está previsto para as 23h, com a abertura dos portões as 21h. 

8- Restart (19/10) 

(créditos: reprodução/BaladaIN)

O “Restart”, grupo formado por Koba, Pe Lanza, Pe Lu e Thominhas marcou a vida de milhares de adolescentes do Brasil inteiro no final dos anos 2000 e início dos anos 2010. Além de serem presença marcante em programas como o Acesso MTV, eles também já foram a trilha sonora da novela “Carrossel”, um dos maiores sucessos da época. O grupo encerrou suas atividades no ano de 2015 e, após oito anos de hiato, eles anunciaram seu retorno aos palcos com a turnê “Pra Você Lembrar”, em 2023, que comemora os 15 anos de carreira desde que a banda foi lançada.  

O novo show rodou o país inteiro e mexeu com a memória afetiva dos fãs. No repertório, não faltaram “Levo Comigo”, “Eu Pedi Você”, “Menina Estranha” e “Matemática”. Agora, eles encerram mais essa fase, dando fim à turnê com um show especial no Rio de Janeiro. 

A apresentação vai acontecer no sábado, dia 19 de outubro, na Farmasi Arena (antiga Jeunesse Arena), na Barra da Tijuca. A abertura dos portões está marcada para às 20h30 e o início do show para às 22h30.  

9- Vanessa da Mata (26/10) 

(créditos: reprodução/ilhéusNET)

Com quase trinta anos de vida dedicada à música, Vanessa da Mata se consagrou como uma das cantoras mais influentes do Brasil. Sucessos como “Boa Sorte”, “Ai ai ai”, “Só Você e Eu” e “Não Me Deixe Só” viraram hinos nas rádios do país, principalmente se tratando das rádios cariocas.  

Foi com todo esse prestígio que Vanessa lançou seu último disco, “Vem Doce”, que foi indicado ao Grammy Latino e lhe rendeu uma turnê nacional e internacional no ano de 2024. Dividido em três atos, a cantora apresenta canções antigas de seu repertório e novas faixas, como “Me Liga”, “Foice” e “Fica Aqui”. 

O show vai acontecer no dia 26 de outubro, sábado, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, a partir das 21h, com abertura dos portões às 19h.  

10- Ivan Lins + Orquestra MPB Jazz Sinfônica (29/10)  

(créditos: reprodução/NSC Total)

O cantor, compositor e pianista Ivan Lins é um dos artistas brasileiros mais gravados no mundo inteiro. Sucessos como “Depende de Nós” “Novo Tempo” e “Lembra de Mim” conseguiram atravessar gerações e já foram gravados até mesmo por outros artistas, como Elis Regina, George Benson, Quincy Jones e Sting.  

Em um show inédito, o artista se apresentará ao lado da Orquestra MPB Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Renato Coelho para executarem clássicos como “Madalena”, “Vitoriosa”, “Começar de Novo” e “Iluminados”.  

A apresentação vai acontecer na terça-feira, dia 29 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da Cidade, a partir das 19h.  

Deixe um comentário