Foto Capa: reprodução/RTP Desporto
Por Arthur Werneck
Um sonho antigo dos amantes de esporte pode estar próximo de se tornar realidade. Pela primeira vez, a FIFA comunicou oficialmente a intenção de enviar uma proposta para o Comitê Olímpico Internacional visando incluir dois novos esportes nos Jogos Olímpicos: o futsal e o futebol de praia.
“Dados os níveis de participação ao redor do mundo, a Fifa também vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante.”
A primeira entidade a gerenciar o futsal, a Fifusa, chegou a fazer campanhas para realizar o pedido ao COI, mas jamais houve uma oficialização. Desde 1989, a entidade máxima do futebol também controla o futsal e no início chegou a criar novas regras e aperfeiçoar outras já existentes. A primeira Copa do Mundo de Futsal organizada pela FIFA foi realizada no mesmo ano, na Holanda, onde o Brasil saiu como campeão.

A relação entre FIFA e COI é conturbada desde os primórdios. O futebol é o carro-chefe da FIFA e entrou para os Jogos Olímpicos em 1908, sendo a principal competição internacional por 20 anos, até em 1928.
O problema foi que em 1930 a entidade criou a Copa do Mundo de Futebol, e para que o torneio se tornasse exclusivo e atrativo, proibiu que grandes atletas participassem das Olimpíadas, liberando apenas jogadores até 23 anos, o que causou um conflito com o Comitê Olímpico Internacional.
A disputa entre as duas principais organizadoras de competições mundiais criou um empecilho para que outras modalidades geridas pela FIFA pudessem ser incluídas nas Olimpíadas.

O COI determina um número limitado de modalidades que podem estar incluídas no programa olímpico. Para que um esporte seja aprovado e possa fazer parte das Olimpíadas, é necessário que se tenha uma alta influência e popularidade global, o que são os casos do futsal e do futebol de areia. Ambos cumprem todos os requisitos exigidos pelo comitê, mas ainda não foram incluídos nos jogos. Outra situação importante é que o COI exige que seja feita uma substituição de modalidades. Para que um possa ser incluído, outro já presente deve ser excluído.
Sendo assim, o processo para que futsal e futebol de areia possam se tornar esportes olímpicos deve correr até 2032, para os jogos de Brisbane, tendo em vista que cinco novas modalidades já estão incluídas para as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
