FOTO CAPA: Reprodução/FIFA
Por Mateus Menezes
O HEXA VEIO! Campeão mundial em 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e, agora, 2024, o Brasil segue sendo a seleção mais vencedora do futsal!
No dia 6 de outubro, a seleção brasileira derrotou a seleção albiceleste por 2×1 na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão. Os gols brasileiros foram marcados ainda na primeira etapa pelos pivôs Ferrão, premiado 3x como melhor jogador do mundo, e Rafa Santos. No final do segundo tempo, a Argentina pressionou e chegou a diminuir com o goleiro-linha Matías Rosa, mas o gol não foi suficiente para tirar o troféu brasileiro. O destaque da final foi o goleiro brasileiro Willian, que fez diversas defesas belíssimas e parou o ataque argentino.

Reprodução/CBF Futsal
O Brasil consagrou uma Copa do Mundo perfeita com o tão aguardado hexacampeonato. Vencendo todos os jogos desde a fase de grupos, a seleção brasileira foi dona do melhor ataque, com 40 gols marcados, e da melhor defesa, com apenas 6 gols sofridos. Além disso, o Brasil marcou presença em todos os prêmios individuais. Willian foi eleito o melhor goleiro da competição, levando o troféu ‘‘Luva de Ouro’’.

Getty Images – Alex Caparros
Dyego, capitão da seleção, foi eleito o melhor jogador do torneio com a ‘‘Bola de Ouro’’ e Marlon foi eleito o segundo melhor com o troféu ‘‘Bola de Prata’’.

Reprodução/FIFA
Ademais, Marcel, com 10 gols, se consagrou o artilheiro do mundial e levou a ‘‘Chuteira de Ouro’’ para casa.

Getty Images – Alex Caparros
Com a sexta estrela, o Brasil segue isolado como o maior vencedor da Copa do Mundo. A Espanha, segunda seleção mais vencedora, possui 2 troféus (2000 e 2004) e Argentina e Portugal completam o ‘‘hall’’ de vencedores com um título cada (2016 e 2021, respectivamente).
Abaixo, o grupo que levou o Brasil ao hexa:
Goleiros: Diego Roncaglio, Guitta e Willian;
Fixos: Marlon e Neguinho;
Alas: Arthur, Dyego, Felipe Valério, Leandro Lino, Marcel e Marcênio;
Pivôs: Ferrão, Pito e Rafa Santos;
Técnico: Marquinhos Xavier.

Reprodução: Getty Images
