Relembre os principais nomes da elaboração da Constituição de 1988 

Foto capa: Reprodução/Senado federal

Por Ryan Leal

Também conhecida como “Constituição Cidadã”, a Constituição Federal de 1988 completará 36 anos de sua promulgação no dia 5 de outubro e o Em Todo Lugar traz os principais nomes da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. A Carta Magna foi concebida em meio ao processo de redemocratização do Brasil após os anos de ditadura militar e se destaca por se basear na construção de uma sociedade mais igualitária e na consolidação de um Estado de Direito no país. 

A Assembleia contou com grandes personagens da história política brasileira, com alguns deles estando em atividade até hoje. Em 1986 foram realizadas as eleições gerais para a escolha dos parlamentares que iriam integrar a montagem da Constituição. Foram eleitos um total de 487 deputados e 72 senadores constituintes que tomaram posse no Congresso Nacional no ano de 1987. 

Ulysses Guimarães 

(créditos: reprodução/agência brasil)

Presidente da Câmara dos Deputados entre os anos de 1985 e 1989, Ulysses Guimarães é uma das figuras mais emblemáticas do período de redemocratização no Brasil e com certeza a mais emblemática da Constituição Federal, sendo ele quem também presidiu a Assembleia Constituinte. Ulysses foi um dos principais opositores da ditadura militar e um dos principais líderes das Diretas Já entre 1983 e 1984. 

Durante sua carreira política, foi deputado estadual e federal por São Paulo e um dos criadores do PMDB (atualmente MDB), que viria a se tornar o maior partido do país por muitos anos. Em 1989 se lançou candidato à Presidência, mas ficou apenas em sétimo lugar. Morreu em 1992 vítima de um acidente de avião. 

Benedita da Silva 

(créditos: reprodução/agênciasenado)

Única parlamentar negra da Assembleia Constituinte, Benedita da Silva lutou em pautas voltadas para os direitos dos negros, dos indígenas e das mulheres, sendo uma das principais líderes do que ficou conhecido como “Lobby do Batom”.  

Atualmente, Bené exerce o cargo de deputada federal pelo Rio de Janeiro desde 2011 e já foi senadora, vice-governadora e governadora pelo estado fluminense, além de também ser ministra da Assistência e Promoção Social durante o primeiro governo de Lula. Em 1980, fez parte da fundação do PT, partido onde está até hoje. 

Mário Covas 

(créditos: reprodução/Pulsar Imagens)

Senador mais votado no Brasil em 1986 com votação recorde até então, Mário Covas foi o líder da bancada do PMDB na Assembleia Constituinte e foi uma figura chave na construção do texto constitucional e nos acordos políticos que envolviam diálogo com a oposição da época. 

Covas foi um dos criadores do PSDB e foi prefeito da cidade de São Paulo, deputado federal e governador do estado paulista. Morreu em 2001 após anos lutando contra um grave câncer de bexiga. 

Plínio de Arruda Sampaio 

(créditos: reprodução/movimento revista)

Eleito deputado federal de São Paulo pelo PT em 1986, Plínio de Arruda foi um dos principais reivindicadores de um modelo constitucional da reforma agrária, com o intuito de acabar com os latifúndios. Também trabalhou em comissões de regiões e cidades, sistematização e organização do Estado. 

Em 2005, Plínio deixou o PT e integrou o quadro de fundadores do PSOL, vindo a se tornar candidato à Presidência pelo partido na eleição de 2010, onde terminou na quarta colocação. Morreu em 2014 após complicações causadas por um câncer de ossos. 

Bernardo Cabral 

(créditos: reprodução/a crítica)

Deputado federal pelo Amazonas, Bernardo Cabral foi o relator-geral de todas as fases da Constituinte, tendo como papel analisar várias emendas parlamentares e selecionar para montar os anteprojetos das diferentes fases de votação. Sua função foi muito importante para a montagem da redação e da estrutura do texto do documento da Constituição. 

Além de deputado federal, também foi senador pelo Amazonas e ministro da Justiça durante o governo de Fernando Collor. Atualmente está com 92 anos e não ocupa nenhum cargo público desde 2001. 

Fernando Henrique Cardoso 

(créditos: reprodução/diário do povo)

Eleito senador por São Paulo em 1986 ao lado de Mário Covas pelo PMDB, Fernando Henrique Cardoso era um dos líderes do governo Sarney durante a Constituinte e foi relator do regimento interno da Assembleia e integrou a relatoria adjunta da Comissão de Sistematização. 

Em 1988, integrou o quadro de criadores do PSDB e em 1992 se tornou ministro das Relações Exteriores no governo de Itamar Franco. Em 1993, se tornou ministro da Fazenda e foi o idealizador do Plano Real, que solucionou o problema da hiperinflação que assolou o país nos anos 80. Com o sucesso do plano econômico, foi eleito presidente da República em 1994 e ocupou o cargo até o final de 2001. Atualmente tem 93 anos e vive na cidade de São Paulo. 

Lula 

(créditos: reprodução/agência brasil)

Lula foi o deputado federal mais votado de São Paulo em 1986, com votação recorde até aquele momento. Na Assembleia, lutou pelos direitos dos trabalhadores, votando a favor do aviso prévio proporcional, da redução de 44h para 40h de trabalho, do aumento real do salário-mínimo e da licença-paternidade. 

Líder sindical na juventude, Lula foi o criador do PT no ano de 1980 e foi um dos principais líderes das Diretas Já. Depois do mandato do Congresso, se dedicou a ser eleito Presidente da República e após não ter sucesso nas eleições de 1989, 1994 e 1998, venceu em 2002 e foi reeleito no ano de 2006. Após o fim do segundo governo em 2010, se manteve como uma forte influência política no país e retornou nas eleições de 2022 para um terceiro mandato, que atualmente se encontra em vigor. 

A Constituição Federal é composta por 250 artigos e é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Índia. De 1988 até setembro de 2024, foram aprovadas 129 emendas e não é permitido emendar Cláusulas Pétreas da carta magna. 

Um comentário sobre “Relembre os principais nomes da elaboração da Constituição de 1988 

Deixe um comentário