FOTO CAPA: reprodução/Raphael Torres/Volta Redonda
Por Arthur Werneck e Esther Verta
O Volta Redonda Futebol Clube será o mais novo representante do interior do Rio de Janeiro na Série B desde o Macaé em 2015. O Esquadrão de Aço conquistou o acesso após terminar na liderança do seu grupo na segunda fase da Série C, com 12 pontos conquistados.
Popularmente conhecido como “Voltaço”, o clube da cidade homônima vem de boas campanhas no campeonato estadual, chegando às semifinais e complicando a vida dos quatro grandes do Rio. Além disso, havia batido na trave por duas vezes seguidas na terceira divisão nacional, com frequente participação na segunda fase e conseguindo o acesso neste ano.

O Volta Redonda também se destaca por ser um grande revelador de talentos para o futebol nacional, cedendo jogadores para os para diversos clubes, com foco nas parcerias com Flamengo, Vasco, Red Bull Bragantino e Cruzeiro. A revelação mais recente do clube foi o atacante do Lelê, vice-artilheiro da campanha histórica do clube no Carioca de 2022, que está no Fluminense.
Algumas das maiores revelações da história do Volta Redonda:
- Dedé – Zagueiro campeão da Copa do Brasil por Vasco e Cruzeiro, e Campeonato Brasileiro com o clube mineiro
- Vinicius Dias – Goleiro do Gil Vicente, de Portugal
- Gabriel Pereira – Zagueiro vendido para o Copenhagen, da Dinamarca, por R$30 milhões
- MT – Passagem pelo Vasco e atualmente no Santa Clara, de Portugal
- Evertton – Jogador do Flamengo
- Lucão – Passagem pelo Vasco, seleção brasileira de base e atualmente no Red Bull Bragantino
A Grande Contratação e a Campanha de Sucesso

Para a temporada de 2024, a grande contratação do Voltaço foi o lateral esquerdo Sanchez. Em uma entrevista exclusiva, ele falou sobre a campanha histórica do clube e sua importância dentro da equipe. Sanchez foi a peça-chave do acesso, vivendo sua temporada mais produtiva, com gols e assistências decisivas.
O jogador chegou ao clube em 2023 com contrato até o fim da Série C daquele ano, mas sua permanência foi renovada, levando o Volta Redonda a esse grande feito. “Sem dúvidas, esse acesso é muito especial pra mim. Após a frustração de não ter subido por conta de saldo de gols, conseguir agora esse acesso mostra o quão resilientes fomos para alcançar nosso principal objetivo”, afirmou Sanchez.
Ele destacou que a preparação do time começou antes do campeonato, com correções sendo feitas após a primeira fase, para que a segunda fase fosse iniciada da melhor maneira. “O mental forte e sólido também foi essencial para que a equipe mantivesse regularidade e atuasse em alto nível”, complementou.

Sobre o ambiente de trabalho, Sanchez disse: “Nosso dia a dia é um dos melhores que já tive. O time gosta de treinar, de aprender, e construímos uma amizade fora de campo, o que faz toda a diferença para extrair o melhor da equipe”.
Agora, o Volta Redonda se prepara para enfrentar o Athletic, de São João Del Rei, na final da competição. O clube já possui uma conquista da Série D e busca seu segundo título nacional. As partidas estão marcadas para os dias 12 e 19 de outubro, com a decisão em Minas Gerais.
O sonho do título está mais vivo do que nunca. “As expectativas são grandes. O título é algo que almejamos muito. Sabemos da qualidade do outro time e da dificuldade que é enfrentá-los, mas temos a convicção de que podemos conquistar o título”, concluiu Sanchez.
A ascensão do Volta Redonda à Série B não se restringe apenas ao clube, mas se estende ao futebol carioca, mostrando que o interior do Rio de Janeiro tem muito a oferecer ao cenário nacional.
Essa conquista é uma injeção de ânimo para outros clubes da região, provando que, com garra e dedicação, é possível sonhar alto. A trajetória do Volta Redonda inspira torcedores e jogadores, mostrando que o amor pelo futebol pode unir e fortalecer o esporte no estado, e evidencia a qualidade do futebol carioca.
