A despedida de Nadal está próxima

Crédito foto de capa: RFI 

Por Adriano Farias

Na última quinta-feira, mais uma lenda mundial do esporte anunciou aposentadoria. Rafael Nadal, um dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos, vencedor de 22 Grand Slams e campeão olímpico, vai se aposentar ao final de 2024. 

Em 23 anos de carreira profissional, o maior atleta espanhol que já existiu para muitos, conquistou incríveis 92 títulos, também fez parte do chamado Big 3 ao lado de Roger Federer e Novak Djokovic, trio que dominou o circuito masculino mundial de tênis por mais de uma década. 

Nadal ficou eternizado por seu estilo diferente de jogo, sendo um jogador canhoto e de muita força. Também ficou marcado por sua dominância no torneio de Roland Garros, onde conquistou inacreditáveis 14 edições, sendo a primeira em 2005 e a última em 2022. O que lhe fez ganhar o apelido de “Rei do saibro”, por jogar tão bem no piso da competição na França. 

Infelizmente nos últimos dois anos as lesões o atrapalharam, já não conseguia atuar no mais alto nível, o que motivou o espanhol a optar pela aposentadoria ao final da temporada de 2024. 

Espanhol conquistou Roland Garros 14 vezes.
Crédito da foto: Olympics 

O último torneio disputado por Nadal até o momento foram os Jogos Olímpicos de Paris. Onde esteve em busca do bicampeonato individual, que já havia vencido em Pequim, e por duplas, o qual foi vencedor na Olimpíada do Rio em 2016 ao lado de Marc López.  

Mas na França, as buscas não obtiveram sucesso. A lenda espanhola chegou já abaixo fisicamente da elite atual, e caiu logo na segunda rodada do individual para Djokovic, seu grande rival durante a carreira. E pelo torneio de duplas, existia uma grande expectativa pois faria dupla com Carlos Alcaraz, jovem tenista já considerado um dos melhores do mundo e multicampeão de Grand Slams com apenas 21 anos. Era a dupla dos sonhos para os espanhóis, a junção de dois gênios de gerações distintas. Porém acabaram eliminados nas quartas de final para a dupla dos Estados Unidos. 

Nadal formou dupla com Alcaraz para os Jogos de Paris.
Crédito da foto: UOL 

Após o anúncio do encerramento da carreira, foi confirmado que Rafael Nadal ainda disputará mais dois torneios pelo menos. Um deles será o Six Kings Slam, campeonato que terá seis dos grandes nomes do tênis ainda em atividade. E a sua despedida está confirmada para a fase final da Copa Davis, onde representará a Espanha numa espécie de “Copa do Mundo” de tênis.

Deixe um comentário