Flamengo vence o Vasco na estreia do NBB

Foto Capa: Gilvan de Souza / CRF

Por Guilherme Guerra

A abertura do NBB 2024/2025 teve um atrativo especial: o “Clássico dos Milhões”. Nesse sábado (12), em partida marcada por muitos erros das equipes e pela baixa pontuação, o Flamengo venceu o R10 Score Vasco da Gama por 59 a 50. A partida foi disputada no ginásio do Tijuca Tênis Clube e por razões de segurança, contou apenas com a presença da torcida vascaína, mandante do clássico.

Jogadores disputando a saída da bola (créditos: Bruno Fotografia)

O jogo

Empurrado pela sua torcida, que lotou o ginásio, o Vasco iniciou bem a partida. Com a intensidade de jogo elevada, o cruz-maltino chegou a abrir 6 a 0 nos primeiros minutos. Após isso, o vice-campeão da temporada passada equilibrou as ações da partida, mas ainda assim, o cruz-maltino fechou o primeiro período na frente pelo placar de 14 a 11.

No segundo período, o jogo se manteve equilibrado e com inúmeros erros. Os times estiveram com as pontuações próximas por quase todo o tempo, até que nos últimos minutos, após uma bola de três pontos de Alexey e dois lances livres de Siewert, o Flamengo foi para o intervalo na frente do placar por 25 a 22.

Durante a pausa, Sandro Varejão e José Vargas, dois ícones do basquete do Vasco, foram homenageados pelo clube. Ambos atuaram pelo clube no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

José Vargas (à esquerda) e Sandro Varejão (à direita) (créditos: Mauricio Almeida / R10 Score Vasco da Gama)

No terceiro período, o Flamengo elevou o nível de desempenho e foi superior ao Vasco. Conseguiu melhorar sua organização defensiva e forçou o erro do time vascaíno, que teve muitas dificuldades dentro do garrafão. Em consequência disso e da diferença entre a média de altura das equipes, o time da Gávea disparou no número de rebotes. Com um bom momento no jogo, o rubro-negro venceu o período por 20 a 12e abriu 11 pontos de vantagem no placar – 45 a 34.

No último período, a disputa física continuou se destacando mais que a qualidade técnica. O Vasco tentou reagir, mas sem sucesso. Após boa sequência de pontos, a chama da torcida reascendeu pela esperança de virar o jogo. O time de São Januário chegou a diminuir a desvantagem para 7 pontos faltando menos de 1 minuto no relógio, mas esbarrou nos excessivos erros e viu Deodato marcar dois pontos e decretar a vitória flamenguista por 59 a 50 – número de pontos baixo para o padrão das equipes.

Jogadores do Flamengo comemorando. Foto: Gilvan de Souza / CRF (créditos: Gilvan de Souza / CRF)

O pivô argentino Gallizzi, que fez sua partida de estreia pelo Flamengo, foi o cestinha do jogo com 16 pontos. Pelo lado do Vasco, o ala Marquinhos foi o maior pontuador com 14 pontos. Também estreante, o armador rubro-negro Alexey anotou 10 assistências. Destaque também para a disparidade entre o número de rebotes das equipes: 52 a 35 para o Flamengo.

Gallizzi marcando ponto com uma enterrada (créditos: Gilvan de Souza / CRF)

Após mais um confronto entre os rivais, o Flamengo disparou mais ainda no histórico de vitórias – são oito vitórias rubro-negras. O Vasco venceu apenas um duelo, em 2017.

O próximo compromisso vascaíno será na próxima terça-feira (15) contra o São José, fora de casa. Já o Flamengo, enfrenta o mesmo adversário, mas na quinta-feira (17), jogando fora de seus domínios novamente.

Deixe um comentário