Brasil domina Pan-Americano de Tênis de Mesa 

Foto Capa: reprodução/Agência Brasil – EBC 

Por Adriano Farias

Uma chuva de vitórias e medalhas, assim foi a campanha do Brasil no último Pan-Americano de Tênis de Mesa disputado em El Salvador. O principal campeonato da modalidade nas Américas contou com finais entre amigos e irmãs, ouro inédito, sequência de dinastia e outros grandes resultados de mesatenistas do nosso país. 

Entre as participações mais esperadas para esse campeonato, o casal Hugo Calderano e Bruna Takahashi, principais nomes do Brasil na modalidade atualmente, fizeram dupla pela primeira vez. Mesmo na estreia da parceria, conseguiram alcançar a final do torneio de duplas mistas, onde acabaram sendo superados por 3 sets a 2 para os também brasileiros Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi, irmã de Bruna. 

Hugo e Bruna formam dupla pela primeira vez (créditos: reprodução/Jovem Pan)

Giulia que voltaria a ganhar mais uma medalha de ouro em El Salvador. Dessa vez ao lado de Laura Watanabe, fizeram história derrotando as chilenas Paulina Veja e Daniela Ortega por 3 a 0 na final. Conquistando o título de duplas femininas para o Brasil pela primeira vez em um Pan-Americano. 

Laura e Giulia garantiram ouro inédito para o Brasil (créditos: reprodução/CBTM)

Pelas duplas masculinas, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro garantiram a medalha de bronze com a queda para os argentinos Horacio Cifuentes e Santiago Lorenzo na semifinal. 

Já nas disputas individuais, a porto-riquenha Adriana Diaz foi a “pedra no sapato” das irmãs Takahashi. Giulia ficou com o bronze após cair na semifinal por 4 a 1 para Adriana, e Bruna acabou ficando com a medalha após perder para a mesma pelo placar de 4 a 2. Mas a brasileira vice-campeã ainda atingiu uma marca fantástica, garantindo o sexto pódio em sete edições da competição. 

Na disputa dos homens, o domínio de Hugo Calderano apareceu mais uma vez, ele venceu a final brasileira contra o amigo de longa data Vitor Ishiy por 4 a 0. Com isso, os amigos trouxeram mais um ouro e uma prata para nosso país. Além deles, o também brasileiro Leonaro Iizuka, que foi superado por Ishiy na semifinal, conquistou o bronze. 

Com mais um título do Pan-Americano conquistado, Calderano se tornou pentacampeão do torneio em apenas cinco participações, ou seja, venceu todas em que esteve presente. 

Hugo venceu todas as edições do torneio que disputou (créditos: reprodução/Olimpíada Todo Dia)

Na disputa por equipes, veio a única competição sem o Brasil no pódio, o conjunto masculino contou com a ausência de Calderano. O grande destaque do país teve que viajar para torneio na França, e diante disso, a equipe acabou caindo nas quartas de final para os argentinos e ficando sem medalha. 

Já as mulheres, mesmo com o desfalque de Bruna, pelo mesmo motivo de Hugo, conseguiram alcançar a semifinal e garantirem o bronze após derrota para as cubanas.  

Destaque para Giulia Takahashi, que conquistou quatro medalhas nessa edição do Pan-Americano, sendo duas de ouro. 

Deixe um comentário