Filmes, carreira e oficinas: como foi o primeiro dia de UNIFACHA Festival

Foto Capa: FachaHub

Por Arthur Líbero

O primeiro dia de UNIFACHA Festival aconteceu na terça-feira, 22 de outubro, no campus do Centro Universitário. O evento traz atividades e conversas sobre o tema “Criatividade e Inovação” que são o foco da edição deste ano. 

Oficinas do Google 

No laboratório, os alunos tiveram a oportunidade de participar da oficina “Google Trends e Busca Avançada”, onde a assessora de imprensa Lia Reis conduziu uma série de atividades que ensinava os alunos como a ferramenta utilizada pelo Google pode servir de apoio para que um jornalista ou produtor de conteúdo online consiga ganhar uma maior quantidade de visualizações e popularidade a partir de um termo ou um tópico pré-estabelecido. 

Lia também comandou outra oficina, a “Google Pinpoint” é uma ferramenta de pesquisa para ajudar os jornalistas e os acadêmicos a fazerem análises de arquivos e documentos que podem ser usados na execução de matérias e em projetos de pesquisa, como os trabalhos na faculdade. 

Palestras 

Enquanto as oficinas aconteciam no laboratório, o auditório recebeu duas palestras no turno da manhã. A primeira foi “Documentários em Realidade Extendida”, onde o diretor e montador de audiovisual da TV Globo, Eduardo Calvet, explicou sobre o processo de criação de produções que trabalham com a imersão do público dentro do conteúdo que será abordado em documentários. Eduardo já trabalhou em seu próprio longa, “Luz, Anima: Ação”, de 2013, que conta a história do surgimento da animação do Brasil através de entrevistas com profissionais e personalidades que ajudaram a inserir esse gênero tanto dentro do cinema e da TV quanto da publicidade.  

A segunda palestra, “Portfólio, Linkedin e Networking: Um Olhar Estratégico Para a Carreira”, foi comandada pelo ex-aluno e jornalista formado pela UNIFACHA, Luiz Gontijo, que conversou com os alunos sobre as estratégias que podem ser tomadas ainda durante a vida acadêmica para obter uma carreira promissora e de sucesso. Atualmente, Luiz é produtor do programa Globo Esporte, e entrou na TV Globo ainda como estagiário e contou como o Networking e o Linkedin o ajudaram a conseguir novas oportunidades, “eu tenho muita facilidade para falar, então é muito simples para mim escrever sobre os meus feitos dentro do Linkedin. Essa plataforma serve para a gente se conectar com as pessoas e fazer essas pessoas conhecerem a gente”.  

O palestrante também falou sobre a importância de se aproveitar todos os recursos oferecidos pela faculdade como uma forma de criar portfólio, “estejam sempre ligados em tudo o que a faculdade tem para oferecer, se interessem pelo FachaHub, pelo Em Todo Lugar, conversem com seus professores, façam vocês mesmos os seus próprios trabalhos e aproveitem o espaço que vocês têm para criar, pois isso vai ajudar muito lá na frente”. 

Já no turno da noite, foi a vez do gerente executivo de excelência comercial, Ednelson Santos, conversar sobre “Excelência Comercial” com os alunos. Ednelson explicou sobre o papel que as empresas precisam ter com o seu cliente e, principalmente, entender como ela pode oferecer algo que consiga conquistar o desejo e a atenção dos seus clientes. “o que é o valor para o cliente? E, principalmente: O que o cliente entende como valor? Essa é uma pergunta que poucas empresas estão fazendo hoje em dia, e isso é um problema porque as empresas só querem saber sobre o que elas mesmas entendem como valor e que, não necessariamente, são o valor para o seu cliente”.   

Nelson apresentou ainda alguns de seus insights, com percepções acerca do comportamento dos consumidores atualmente e explicando como a visão estratégica é importante para que as empresas busquem a excelência em seus serviços.  

A palestra dedicada especialmente aos alunos do curso de marketing encerrou o primeiro dia do UNIFACHA Festival, que continuará por mais dois dias no campus do Centro Universitário. A programação completa está disponível do site oficial do evento.   

Deixe um comentário