Segundo dia de UNIFACHA Festival: os bastidores do entretenimento  

Foto Capa: reprodução/FachaHub

Por Arthur Líbero

O segundo dia de UNIFACHA Festival foi marcado por palestras que abordaram, principalmente, o entretenimento e como a inovação está ligada a esse mercado. Para isso, diferentes profissionais conversaram com os alunos e apresentaram um pouco de seus próprios trabalhos como exemplo. Confira as atividades do dia. 

Oficinas 

No turno da manhã aconteceu o segundo dia das oficinas do Google comandadas pela assessora Lia Reis. Dessa vez ela mostrou para os alunos de que forma o Google Maps pode ser utilizado no trabalho de um jornalista. A profissional apresentou exemplos de jornais nacionais e estrangeiros que utilizam o Google Maps na confecção de suas matérias seja para localizar um ocorrido ou para fazer uma comparação antes/depois de algum local. Os alunos puderam usar a ferramenta na prática para poderem confeccionar suas próprias matérias. 

(créditos: reprodução/FachaHub)

Já no turno da noite, a coordenadora de criação da empresa Rise Reail, Nathalia Barone, foi a responsável pela “Oficina Criativa”, que lotou o laboratório do CPP (Centro de Produção e Pesquisa) com alunos do curso de Publicidade e Propaganda. Na sua introdução, Nathalia fez uma breve introdução e apresentou um pouco do seu trabalho, em seguida ela ensinou os estudantes a “venderem suas ideias” através de uma estratégia criativa que envolve não somente a criatividade como também a inovação. Para isso, ela deu algumas dicas que como construir um storytelling prático e eficaz que seja capaz de conectar o cliente com a ideia do projeto. 

(créditos: reprodução/FachaHub)

Palestras 

A maratona de palestras começou logo às 08h30 no auditório com Adriana Fendt, gerente de pessoas e recursos do instituto Coca-Cola Brasil. A palestrante apresentou um pouco da história da Coca-Cola no Brasil, explicando sobre a evolução da marca no mercado desde que chegou ainda nos anos 1940. Adriana também falou sobre a evolução social que a empresa teve ao expandir suas oportunidades a milhões de pessoas que nunca tiveram a chance de atuar em uma marca tão renomada no ramo bebidas do país, como os jovens negros e as mulheres em situação de vulnerabilidade. Entretanto, essa mudança deverá atingir outros parâmetros nos anos seguintes, trazendo mais pluralidade e diversidade não somente para a empresa, mas também para os seus clientes. 

(créditos: reprodução/FachaHub)

Outra palestra que ocorreu no mesmo horário foi sobre os “Bastidores do Festival Oscarito”. Os organizadores do evento cinematográfico, Breno Ramoa e Hugo Mello, que também são estudantes de cinema da UNIFACHA, conversaram com os alunos na biblioteca da instituição e contaram como foi o desafio de colocar de pé mais uma edição da premiação que ocorreu em agosto de 2024. O “Festival Oscarito” é uma iniciativa do professor Rico Cavalcanti com os alunos da instituição e busca premiar curtas nacionais, como filmes ou até mesmo campanhas publicitárias que foram realizados por estudantes universitários. O júri, que é composto por professores e ex-alunos da UNIFACHA, além de profissionais renomados do audiovisual, avalia os filmes e, na premiação, são exibidas mostras das produções premiadas.  

(créditos: reprodução/fachahub)

No auditório também aconteceu a palestra “Glô no Rock in Rio: conectando fãs e música”, que contou com a participação dos analistas de conteúdo da TV Globo, Miram Paço e Lucas Palomo. A última edição do Rock in Rio, que aconteceu entre os dias 13 e 22 de setembro de 2024, marcou a comemoração dos 40 anos do evento. Por isso, a Globo teve o objetivo de contar as histórias dos fãs com o festival que já atravessa por diferentes gerações. Tudo isso foi abastecido nas redes sociais da emissora, que passou a fazer a cobertura do evento ser cada vez mais em diferentes plataformas através do Real Time, ou seja, em tempo real.  

(créditos: reprodução/FachaHub)

Já no turno da noite, os estudantes de direito tiveram um encontro com os advogados Bruno Peregrino e Caio Padilha para falar sobre “Dinheiro e Entretenimento: Protegendo Eventos e Artistas”. Um dos focos da conversa foram as operadoras de apostas online, popularmente conhecidas no Brasil como “Bets”. Caio, inclusive, brincou com o nome “quando você fala ‘bet’, parece que está falando de uma pessoa (risos)”. Os jogos de apostas têm se tornado cada vez mais conhecidos e consumidos por grande parte da população, e um dos motivos para essa popularidade é o fato de que grandes personalidades do país prestam serviços de publicidade para essas empresas que, muitas vezes, são investigadas devido suas irregularidades. Duas prisões que chamaram a atenção da mídia foram da influenciadora Deolane Bezerra e do cantor Gustavo Lima. Os advogados falaram sobre como os dispositivos legais podem ser adequados a esse tipo de crime e como o STF (Supremo Tribunal Federal) está agindo para evitar que as apostas online se tornem um hábito cada vez mais frequente da população brasileira. 

(créditos: reprodução/FachaHub)

A última palestra do dia foi com o diretor, roteirista e comediante Paulo Franco, que também é sócio do grupo Solar Comedy. A conversa “Propaganda Cheia de Graça”, que foi comandada por Paulo, falou sobre a criatividade que pode ser gerada dentro de uma campanha publicitária, usando a comédia como parte dessas escolhas. O palestrante apresentou alguns exemplos de marcas como Bombril e Brastemp, e encerrou com uma frase do publicitário Washington Olivetto projetada no telão que dizia que “toda publicidade é uma intromissão. E o mínimo que um intrometido deve ser é charmoso e bem-educado”  

(créditos: reprodução/FachaHub)

O último dia de UNIFACHA Festival acontece no dia 24 de outubro, e a programação completa pode ser conferida no site oficial do evento. 

Deixe um comentário