Foto Capa: reprodução/placar
Por Ryan Leal
Realizada pela revista francesa France Football, a edição de 2024 da Bola de Ouro será na próxima segunda dia 27 de outubro e o Em Todo Lugar vai relembrar todos os brasileiros que já conquistaram a premiação individual mais almejada pelos jogadores de futebol ao redor do mundo. O atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior, é um dos favoritos a ganhar nesta temporada e pode quebrar um jejum de 17 anos sem vencedores do Brasil.
A premiação ocorre desde 1956 e apenas a partir de 1995 que jogadores sul-americanos começaram a concorrer. Desde então, quatro jogadores brasileiros foram eleitos em cinco edições. Veja a lista abaixo:
Ronaldo

O “Fenômeno” é o brasileiro que mais venceu a Bola de Ouro. A primeira vez foi no ano de 1997, quando pelo Barcelona foi artilheiro do campeonato espanhol com 34 gols, campeão da Copa do Rei e da Recopa Europeia com gol na final em cima do PSG. No meio do ano, foi para a Inter de Milão e marcou 14 gols em 19 jogos. Pela seleção brasileira, foi campeão da Copa América (sendo vice-artilheiro com cinco gols) e da Copa das Confederações. Ronaldo tinha 20 anos e até hoje é o jogador mais jovem a receber a Bola de Ouro.

A segunda vez que o centroavante conquistou o prêmio foi em 2002. Embalado pelas grandes atuações na Copa do Mundo daquele ano, onde foi artilheiro e principal jogador da campanha que deu o quinto título mundial para o Brasil, o camisa 9 foi contemplado com o prêmio de melhor jogador do mundo no final daquela temporada.
Rivaldo

Vivendo o melhor momento da sua carreira em 1999, Rivaldo conquistou a Bola de Ouro após ser melhor jogador e vice-artilheiro do campeonato espanhol daquele ano com 24 gols, onde o seu clube, Barcelona, foi campeão. Pela seleção, também foi eleito o melhor jogador da Copa América na campanha que deu o título ao Brasil, sendo ainda artilheiro da competição ao lado de Ronaldo, com 5 gols cada um.
Ronaldinho Gaúcho

Encantando o mundo com a sua magia em campo, Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor jogador do mundo após grande temporada em 2005 pelo Barcelona e pela seleção brasileira. O camisa 10 foi o principal destaque do clube catalão na conquista do campeonato espanhol daquele ano e foi campeão da Copa das Confederações pelo Brasil.
Kaká

Em 2007, Kaká foi o último brasileiro a conquistar o prêmio da Bola de Ouro. Na melhor temporada da sua carreira, o ex-meia foi o principal jogador do Milan na temporada que rendeu os títulos da Liga dos Campeões (onde foi artilheiro com 10 gols), da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes. Dois meses antes da premiação, o atleta foi ovacionado no Maracanã em um jogo pela seleção brasileira, ao ser chamado de “melhor do mundo” por um coro de mais de 85 mil torcedores.
Naquela edição do prêmio, o brasileiro desbancou nomes como Cristiano Ronaldo e Messi, que ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente, antes de dominarem o cenário mundial do futebol pela década seguinte.
Homenagem e revisões

Maior jogador da história do futebol, Pelé jamais venceu a Bola de Ouro em razão da revista francesa premiar apenas europeus quando era jogador. Porém, numa forma de corrigir essa ‘injustiça’, em 2014 o Rei recebeu da FIFA e da France Football (entre 2010 e 2015 a premiação era em conjunto com a FIFA) uma Bola de Ouro honorária pelos feitos da sua carreira.
Em 2015, a France Football realizou uma revisão dos anos entre 1956 e 1994, que a premiação era restrita a jogadores europeus. Caso não existisse esta restrição, Pelé estaria entre os dois maiores nomes da Bola de Ouro, vencendo em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970 (sete vezes, atrás apenas de Messi, que possui oito). Garrincha também teria vencido no ano de 1962 e Romário em 1994.
Fim do jejum?

Vinícius Júnior vive a expectativa de ser o primeiro brasileiro a ser eleito melhor do mundo após 17 anos. Em grande momento no Real Madrid, o atacante de 24 anos é o principal jogador do clube merengue e foi destaque na temporada que rendeu os títulos do campeonato espanhol, da Liga dos Campeões da Europa (com direito a gol na final) e da Supercopa Europeia.
Somando Real Madrid e seleção brasileira, foram 26 gols e 10 assistências em 46 jogos na temporada de 2023-24. Na temporada de 2024-25, já são 8 gols e 5 assistências em 14 jogos, com destaque aos três gols marcados contra o Borussia Dortmund na última terça-feira (22), pela Liga dos Campeões.
A revista France Football irá entregar a Bola de Ouro de 2024 em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França. O evento será realizado na próxima segunda-feira (28), às 16h (de Brasília) e terá transmissão da TNT na TV fechada e do Max no streaming.
