Foto capa Créditos: Tata Barreto/ RioTur
Por Bernardo Magno
Após o rebaixamento no carnaval de 2012 com o enredo “Da seiva materna ao equilíbrio da vida” contando sobre a história do Iogurte, o Porto da Pedra voltou ao grupo de acesso após doze anos seguidos no grupo especial. E para logo voltar, a escola decidiu pelo enredo “Me diga o que calças, que eu te direis quem És” sobre a evolução e correlação do sapato com a história da humanidade.
Uma observação muito importante é que o Carnavalesco da escola, Leandro Valente apenas assume o posto de carnavalesco da escola faltando 28 dias para o desfile, até então ele era o assessor de imprensa da escola.
A escola foi a segunda a se apresentar na sexta-feira de carnaval pela então chamada série A, a comissão de frente foi coreografada por Márcio Moura e encenava uma adaptação da história da Cinderela: “Cansada do sapatinho de cristal, ela buscava outro calçado”.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira José Roberto e Thaís Romi garantiram a nota máxima com três 10 e um 9.8, sendo esse descartado para a escola com uma fantasia toda dourada.

Os pontos altos da escola foram a parte musical, a bateria “Ritmo Feroz” comandada pelo Mestre Thiago Diogo e o carro de som do intérprete Igor Vianna. Que conseguiram fazer um samba sobre o sapato ser cantado a plenos pulmões pela comunidade de São Gonçalo.
Ao final da apuração a escola ficou em 9° lugar com 297,4 no meio da tabela, já que naquele ano a série A contava com 19 escolas.
Assista o desfile:
