Foto Capa: reprodução/FachaHub
Por Ryan Leal
Durante o último dia do UNIFACHA Festival, a faculdade recebeu a jornalista Thaisa Coelho, do G1, para dar uma palestra sobre curadoria de conteúdo no mundo digital atual. Em um bate-papo de mais de 45 minutos, a head de produto do G1 explicou como lidar com o excesso de informação existente no contexto jornalístico.

A palestrante inicialmente mostrou aos presentes que o excesso presente atualmente não se restringe apenas ao meio digital, mas em diversas áreas da vida de todas as pessoas. Foram usados exemplos de como o excesso de opções de consumo, entretenimento e lazer no dia a dia pode causar uma pressão muito grande nos seres humanos, que não foram programados para deixarem de escolher alguma coisa.
Em seguida, Thaisa conduziu a conversa para o campo do jornalismo e destrinchou sobre os desafios de viver em meio a grande quantidade de conteúdo informativo, desde o trato com notícias falsas até sobre como identificar qual informação é de fato relevante para absorver. A jornalista deixou claro que não existe receita de bolo para organizar esse excesso de dados, mas mostrou caminhos que os espectadores podem seguir para terem um consumo de notícias saudável.
Foi mostrado que é importante as pessoas selecionarem uma fonte confiável, identificarem o que é de fato importante para a vida delas e a narrativa mais adequada para o próprio dia a dia. Diante disso, foram mostrados exemplos de como o G1 diversifica os seus conteúdos para se adaptarem às diferentes necessidades de seus seguidores em suas diversas plataformas.
Em conversa com os estudantes no final da palestra, Thaisa tirou dúvidas quanto ao trabalho do G1 nas eleições, protocolos da equipe de redação em acontecimentos urgentes, os maiores desafios do veículo atualmente e sobre o cuidado do site em não encher os espectadores de informações desnecessárias.
Jornalista de formação, Thaisa Coelho tem 17 anos de carreira e tem pós-graduação em marketing digital e economia. Pela Globo, já foi editora do Jornal Nacional, editora-chefe do RJ1, head de produto da globo.com e atualmente é head de produto do G1.
