Dia do Designer Gráfico: A arte por Trás da Comunicação Visual  

Foto Capa: reprodução/guiadacarreira

Por Arthur Líbero

No dia 5 de novembro é comemorado o dia do Designer Gráfico. A data celebra os profissionais que usam da sua criatividade para elaborar projetos que conquistam o público através da comunicação visual. 

O dia escolhido é uma homenagem ao pioneiro do design no país, Aloísio Magalhães, o designer e artista plástico que fundou a primeira escola superior de design no Brasil, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro.   

O que faz um designer? 

Para o coordenador do curso de Design Gráfico da UNIFACHA, Renato Medeiros, o trabalho dos profissionais de design é amplo. “A gente consegue trabalhar todo o mercado criativo. O pessoal confunde muito e diz que design é ‘desenhar’, mas na verdade design é projetar, então a gente projeta um produto ou um serviço a partir de um cliente que nos traz um problema e a gente tenta trazer uma solução para ele”, explica o coordenador, citando também a Apple como um exemplo, “a Apple é uma empresa que fabrica computadores, mas ele tem um design todo diferenciado, então ele é diferente de um computador, tanto que criou um produto próprio, um Macintosh. É justamente isso, é o design. E não só pela ergonomia, pela funcionalidade, também até a própria estética é diferente. Tanto que a forma que eles trabalharam hoje se tornou algo muito diferente. Hoje em dia tem gente que faz fila para comprar um iPhone ou um Macintosh, e é engraçado porque se você pegar um Mac e o computador com o mesmo hardware, que é a mesma configuração de computador, Mac é 3x mais o valor pela marca, pelo brand que eles construíram”.  

As diferentes áreas de um profissional de Design Gráfico 

Renato também explicou as diferentes áreas em que o designer pode atuar, “o design passa por diversas áreas, então tem designer que trabalha diagramando revistas, livros, jornais, ou os que são focados em brand. Tem design que é focado na criação de marca, de identidade visual, tem o profissional que cria personagens, avatares ou mascotes para empresas, então o designer pode trabalhar em diversas áreas”. 

(créditos: Renato Medeiros)

A criatividade e a funcionalidade dos projetos desenvolvidos por designers 

Renato também explica como a funcionalidade trabalha ao lado da criatividade na execução dos projetos, “a arte é o design, mas a gente estuda a arte para agregar um projeto. O Macintosh, por exemplo, tem uma estrutura própria dele, mas que tem a sua funcionalidade. É uma tela já com computador, o que torna ele bem funcional, porque não precisa de um gabinete, ou de um monitor. E aí o que o torna diferente? Artisticamente ele é bonito. Tem um design redondo e simples. A gente também vê muitos projetos como, por exemplo, a embalagem de um produto que deixa ele interessante visualmente e a funcionalidade dele de pegar aquele copo ou aquela embalagem é fácil”. 

(créditos: Renato Medeiros)

O avanço tecnológico e o mercado de trabalho 

O trabalho do designer gráfico se consolidou principalmente entre os séculos XIX e XX por causa da Revolução Industrial. O avanço das máquinas, com o passar do tempo, as tornaram aliadas desses profissionais. Renato Medeiros ainda prevê um cenário positivo para o futuro, quando a chegada de novas tecnologias acrescentar no trabalho executado pelos designers. “Acho que no futuro só tem a melhorar. Eu vi as novidades da Adobe, por exemplo, onde o Illustrator pegou um personagem de um garotinho cavaleiro contra um dragão e eles conseguiram fazer esse personagem rodar, 360. Antes, para rodar, o designer tinha que desenhar ele de lado, 3×4, com costas e girando. Agora, Illustrator já faz isso automaticamente”, disse. 

O curso de Design da UNIFACHA 

Sobre o curso de Design Gráfico na UNIFACHA, Renato fala sobre as diferentes áreas que o curso explora em suas disciplinas, “aqui na UNIFACHA o aluno aprende na prática e cada disciplina é realmente uma área do profissional. Eles têm uma disciplina que se chama Design Editorial, onde eles aprendem design com a professora, a Aline Haluch, que tem a própria editora, e é referência design. Com ela, os alunos aprendem design editorial, como diagramar, tem toda uma concepção de como funciona para trabalhar nessa área. Ou seja, cada disciplina foi focada em uma possível vaga, então quando tiver uma vaga na área de design editorial, por exemplo, ele já teve uma disciplina sobre isso”. 

Conheça mais sobre o curso no site oficial da UNIFACHA

Deixe um comentário