Competição “Rio Girls Kart” impulsiona o kart feminino no Rio

Foto capa: Luna Cofré

Por Luna Cofré

O kart é considerado uma das portas de entrada mais importantes para o automobilismo profissional, que sempre foi visto como um ambiente predominantemente masculino. Foi com isso em mente que começou a iniciativa de criar o “Rio Girls Kart”, que busca mudar essa realidade, oferecendo às mulheres uma plataforma para se destacar e competir em igualdade de condições.

No dia 10 de novembro, o Kartódromo de Guapimirim será palco da primeira edição do “Rio Girls Kart”, um campeonato dedicado exclusivamente às mulheres. Com o objetivo de promover a inclusão e a visibilidade feminina no mundo do automobilismo, a competição promete ser um marco para as pilotos e fãs do esporte.

A iniciativa partiu de duas mulheres: Kamila Cupello e Mariana Meleiro. Em entrevista para o Em Todo Lugar elas explicam que a motivação para a criação da competição vem não só do cenário do kartismo e automobilismo no Rio de Janeiro, mas também no número de mulheres que competem: “A principal motivação é justamente fomentar o esporte, criando um ambiente seguro e acolhedor para mulheres de todos os níveis de habilidade, incluindo aquelas que nunca competiram. Assim, como uma porta de entrada, esperamos ver cada vez mais mulheres se destacando no kart e, consequentemente, no automobilismo em geral.”

As duas participaram da seletiva de kart do FIA Girls on Track, projeto criado pela Comissão Feminina de Automobilismo para aumentar o número de meninas na base do esporte a motor. Porém suas histórias com o automobilismo são extensas, Kamila começou em 1999 acompanhando as corridas de seu pai e irmão e apenas em 2019 iniciou os treinos sérios, já Mariana começou sua jornada no ano passado com o kart indoor e participou do Campeonato Carioca de Kart.

Mariana Meleiros e Kamila Cupello durante a seletiva de kart FIA Girls on Track
Reprodução: Instagram/riogirlskart

A competição terá 4 categorias: Mônaco (pilotas experientes), Imola (pilotas de nível intermediário), Monza (pilotas iniciantes) e Le Mães (pilotas de todos os níveis que sejam mães). As 21 pilotas correrão uma única bateria e seus resultados em pista depois serão separados pelas categorias.

O nome da categoria de mães é uma brincadeira com o nome de uma das competições mais tradicionais do mundo automobilístico “Le mans”. Em entrevista, Kamila e Mariana explicam que “A ideia surgiu com o intuito de fazer uma premiação separada e exclusiva para homenagear nossos pilotos que são mães. Reconhecemos que ser mãe é um desafio imenso, e nada mais justo do que celebrar essas mulheres que se dedicam tanto a nós.”

A competição não só celebra a força e o talento das mulheres no kart, mas também se posiciona como a largada para a inclusão no esporte. Ao abrir as portas para a participação feminina, o campeonato não só redefine o futuro das pistas, mas também as possibilidades para as novas gerações, independentemente do nível de experiência que as pilotas se encontram.

Para acompanhar os próximos passos do “Rio Girls Kart”, é possível seguir a página oficial do campeonato clicando aqui. O evento não contará com transmissão ao vivo, mas é possível comparecer no Kartódromo de Guapimirim para assistir.

Um comentário sobre “Competição “Rio Girls Kart” impulsiona o kart feminino no Rio

Deixe um comentário